DÁ NOVA REDAÇÃO, ACRESCENTA E SUPRIME DISPOSITIVOS DA LEI Nº1.853, DE 25 DE OUTUBRO DE 2005, QUE DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE CONSULTA PARA INDICAÇÃO DE DIRETORES DAS UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CABO FRIO.
PROJETO DE LEI Nº 085/ 2009.
DÁ NOVA REDAÇÃO, ACRESCENTA E SUPRIME DISPOSITIVOS DA LEI Nº1.853, DE 25 DE OUTUBRO DE 2005, QUE DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE CONSULTA PARA INDICAÇÃO DE DIRETORES DAS UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CABO FRIO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, RESOLVE:
ART. 1º OS ARTS. 1º, 2º, 13, INCISO VII, 15, INCISO I, 20, 21, PARÁGRAFO ÚNICO, 25, 26, 30, INCISOS I E III, 31, INCISO III, §§ 1º, 3º E 5º, 43, 44, PARÁGRAFO ÚNICO, 47, 48, 49, 54, 56 E 56-A DA LEI Nº 1.853, DE 25 DE OUTUBRO DE 2005, QUE DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE CONSULTA PARA INDICAÇÃO DE DIRETORES DAS UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CABO FRIO, PASSAM A VIGORAR COM A SEGUINTE REDAÇÃO:
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
“ART. 1º - A CONSULTA PARA A INDICAÇÃO DA DIREÇÃO DAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CABO FRIO SERÁ REGIDA POR ESTA LEI E PELAS NORMAS REGULAMENTARES APLICÁVEIS.”(NR)
“ART. 2º - AS FUNÇÕES DE DIRETOR, DIRETOR-ADJUNTO E DIRIGENTE DE TURNO DE TODAS AS UNIDADES ESCOLARES CRIADAS E MANTIDAS PELO GOVERNO MUNICIPAL, INCLUSIVE AS ESCOLAS MUNICIPALIZADAS, SERÃO PROVIDAS APÓS PRÉVIA CONSULTA REALIZADA NO ÂMBITO DE CADA COMUNIDADE ESCOLAR.”(NR)
CAPÍTULO II
DA COMISSÃO ORGANIZADORA CENTRAL
?..............................................................................
“ART. 13 - ?.................................................................................... .
I- ?.............................................................................................;
II- ?...........................................................................................;
III - ?..........................................................................................;
IV - ?..........................................................................................;
V - ?............................................................................................;
VI - ?............................................................................................;
VII - HOMOLOGAR, EM 05 (CINCO) DIAS ÚTEIS, O RESULTADO DA CONSULTA REALIZADA EM CADA UNIDADE ESCOLAR, PROVIDENCIANDO A PRONTA REMESSA DO RESULTADO À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA SUA IMEDIATA PUBLICAÇÃO EM JORNAL DE CIRCULAÇÃO LOCAL.” (NR)
CAPÍTULO III
DAS COMISSÕES ORGANIZADORAS DA CONSULTA
?.................................................................................
“ART. 15 - ?.....................................................................................
“I - CONVOCAR A ASSEMBLÉIA DE CADA SEGMENTO A FIM DE ESCOLHER OS INTEGRANTES DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA UNIDADE ESCOLAR, DENTRO DO PERÍODO ESTABELECIDO PELA SEME.” (NR)
“II - ?....................................................................................
CAPÍTULO IV
DA INSCRIÇÃO DAS CHAPAS
?..............................................................................
“ART. 20 - NO ATO DE INSCRIÇÃO, A CHAPA DEVERÁ PROTOCOLAR JUNTO À COMISSÃO ORGANIZADORA DA UNIDADE ESCOLAR REQUERIMENTO CONTENDO PROPOSTA DE TRABALHO BEM COMO A DOCUMENTAÇÃO INDIVIDUAL DE CADA INTEGRANTE DA CHAPA, A SABER.” (NR)
I - FOTOCÓPIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE.” (AC)
II - FOTOCÓPIA DO CPF; “ (AC)
III - FOTOCÓPIA DO CONTRACHEQUE ATUALIZADO; E” (AC)
IV - FOTOCÓPIA DE COMPROVANTE DE HABILITAÇÃO PARA A FUNÇÃO.” (AC)
“ART. 21 - ?....................................................................................
“PARÁGRAFO ÚNICO - APÓS A INSCRIÇÃO DA CHAPA NÃO SERÃO ACEITAS ALTERAÇÕES EM SUA COMPOSIÇÃO.”(AC)
CAPÍTULO V
DA CAPACIDADE PARA CONCORRER À CONSULTA
?......................................................................................
“ART. 23 - SOMENTE PODERÁ CONCORRER A CONSULTA O PROFESSOR QUE:”(NR)
“I - ?....................................................................................“II - ?...................................................................................“III - ?....................................................................................“IV - ?....................................................................................“V - ?.....................................................................................“VI - ?....................................................................................
'A7 1º - SUPRIMIDO”
'A7 2º - SUPRIMIDO
“ART. 25 - O DIRETOR QUE ESTIVER OCUPANDO SEU SEGUNDO MANDATO CONSECUTIVO NA DIREÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR, NÃO PODERÁ CONCORRER A PRESENTE CONSULTA.”(NR)
“ART. 26 - O PROFESSOR QUE, EM LOTAÇÃO PROVISÓRIA NA UNIDADE ESCOLAR, FOR INDICADO PARA OCUPAR QUALQUER DOS CARGOS PREVISTOS NO ART. 2º, TERÁ ASSEGURADA SUA PERMANÊNCIA NAQUELE ESTABELECIMENTO DE ENSINO ATÉ O TÉRMINO DO MANDATO.” (NR)
CAPÍTULO VI
DO PROCESSO DE INDICAÇÃO
?.........................................................................
“ART. 30 - ?...................................................................................
“I - VERIFICAR, A IDENTIFICAÇÃO DO INDICANTE EM CORRESPONDÊNCIA À LISTA DE QUE TRATA O ART. 18;” (NR)
“II - ?...........................................................................................“III - REMETER TODA A DOCUMENTAÇÃO REFERENTE À CONSULTA À MESA APURADORA, LOGO QUE CONCLUÍDA O PROCESSO DE CONSULTA.” (NR)
“ART. 31 - ?....................................................................................“I - ?.............................................................................................“II - ?............................................................................................“III - TODOS OS ALUNOS A PARTIR DA 5ª SÉRIE DO 2º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL;”(NR)
“IV - ?..........................................................................................
'A7 1º - CADA PARTICIPANTE TERÁ DIREITO A APENAS UMA INDICAÇÃO NA MESMA UNIDADE ESCOLAR.”(NR)
'A7 2º - ?.........................................................................................
'A7 3º - OS PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES QUE FOREM PAIS OU RESPONSÁVEIS POR ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR ONDE EXERÇAM SUAS ATIVIDADES SÓ FARÃO UMA ÚNICA INDICAÇÃO.”(NR)
'A7 4º - ?...........................................................................................
'A7 5º - OS RESPONSÁVEIS POR ALUNOS MATRICULADOS EM MAIS DE UMA UNIDADE ESCOLAR TERÃO DIREITO A UMA INDICAÇÃO EM CADA UMA DELAS.”(NR)
'A7 6º - ?...........................................................................................
“ART. 32 - AS UNIDADES ESCOLARES DEVERÃO ELABORAR LISTAGEM CONTENDO O NOME DE TODAS AS PESSOAS CAPAZES DE INDICAR, CONSOANTE OS ARTS. 18 E 31.”(NR)
CAPÍTULO VII
DA APURAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO
DO RESULTADO DA CONSULTA
?..........................................................................................
“ART. 43 - EM CASO DE EMPATE ENTRE AS DUAS OU MAIS CHAPAS, SERÁ CONSIDERADA VENCEDORA A CHAPA CUJO DIRETOR TIVER MAIOR EXPERIÊNCIA DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CABO FRIO.” (NR)
“ART. 44 - ?.........................................................................................
“PARÁGRAFO ÚNICO - SE NA HIPÓTESE DESTE ARTIGO NÃO FOR ATINGIDA A MAIORIA SIMPLES DAS INDICAÇÕES, A DIREÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR SERÁ INDICADA PELO TITULAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DENTRE O CORPO DE PROFESSORES ESTATUTÁRIOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.”(AC)
CAPÍTULO VIII
DA VACÂNCIA E DA SUSPENSÃO DO MANDATO
“ART. 47 - EM CASO DE VACÂNCIA, DA FUNÇÃO DE DIRETOR CABERÁ AO DIRETOR-ADJUNTO QUANDO HOUVER, SUBSTITUÍ-LO ASSUMINDO TODAS AS SUAS COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES.”(NR)
“PARÁGRAFO ÚNICO - NAS UNIDADES ESCOLARES ONDE NÃO HOUVER DIRETOR-ADJUNTO, SERÁ INDICADO UM DIRIGENTE DE TURNO PELOS DEMAIS MEMBROS DA CHAPA REFERENDADA NA CONSULTA PARA ASSUMIR A FUNÇÃO.”(AC)
“ART. 48 - EM CASO DE VACÂNCIA DAS DEMAIS FUNÇÕES DIRETIVAS, CABERÁ AOS REMANESCENTES INDICAR, OS NOVOS OCUPANTES DA FUNÇÃO.”(NR)
“ART. 49 - EM CASO DE RENÚNCIA COLETIVA DA CHAPA INDICADA, CABERÁ AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INDICAR E NOMEAR NOVA EQUIPE DE DIREÇÃO.”(NR)
CAPÍTULO IX
DISPOSIÇÕES FINAIS
“ART. 54 - CABERÁ AO TITULAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBMETER O RESULTADO DA CONSULTA AO CHEFE DO EXECUTIVO, BEM COMO INDICAR A DIREÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS INAUGURADOS APÓS O PLEITO E DAS UNIDADES ESCOLARES ONDE NÃO TIVER HAVIDO CONSULTA.”(NR)
“ART. 55 - É DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL OS ATOS DE DESIGNAÇÃO E DISPENSA DAS FUNÇÕES DIRETIVAS.”(NR)
“PARÁGRAFO ÚNICO - NO ATO DA POSSE, O DIRETOR ASSINARÁ TERMO DE COMPROMISSO, NO QUAL ESTARÃO DEFINIDAS AS RESPONSABILIDADES DA FUNÇÃO.”(AC)
“ART. 56 - A GESTÃO ESCOLAR SERÁ COMPARTILHADA E ACOMPANHADA PELO CONSELHO ESCOLAR E PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.”(AC)
“PARÁGRAFO ÚNICO - OS ELEMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO DIRETOR SÃO OS SEGUINTES:
“I - O CUMPRIMENTO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE;” (AC)
“II - OS INDICADORES DE EFICIÊNCIA DA ESCOLA;”(AC)
“III - OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DO ALUNOS; “IV - A LISURA NA GESTÃO FINANCEIRA; E (AC)
“V - O RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE ESCOLAR.”(AC)
“ART. 56-A - OS CASOS OMISSOS E AS SITUAÇÕES NÃO PREVISTAS NESTA LEI SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA CENTRAL E PELO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.” (RENUMERADO)
ART. 2º - FICAM SUPRIMIDOS OS §§ 1º E 2º DO ART. 23.
ART. 3º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 4º - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
CABO FRIO, DE DE 2009.
MARCOS DA ROCHA MENDES
PREFEITO