OUTORGA AO CIDADAO OCTAVIO RAJA GABAGLIA MOREIRA PENNA A MEDALHA MAJOR BELLEGARD.
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 044/2004.
OUTORGA AO CIDADÃO OCTÁVIO RAJA GABAGLIA MOREIRA PENNA A MEDALHA MAJOR BELLEGARDE.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
R E S O L V E :
ART. 1º - FICA OUTORGADA AO CIDADÃO OCTÁVIO RAJA GABAGLIA MOREIRA PENNA, A MEDALHA MAJOR BELLEGARDE, INSTITUÍDA PELA RESOLUÇÃO Nº 445, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1995, ARTIGO 184, PARÁGRAFO 1º.
ART 2º - A ENTREGA DA COMENDA A QUE SE REFERE O ARTIGO 1º, SERÁ NO TRANSCURSO DA SESSÃO SOLENE ALUSIVA AO 389º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART 3º - ESTA RESOLUÇÃO ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 4º - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 26 DE OUTUBRO DE 2004.
ANTONIO CARLOS DE CARVALHO TRINDADE
PRESIDENTE
EMANOEL FERNANDES FREIRE DA SILVA
VICE-PRESIDENTE
SILAS RODRIGUES BENTO
1° SECRETÁRIO
AUGUSTO SALVADOR MIRANDA DE CARVALHO
2° SECRETÁRIO
J U S T I F I C A T I V A
OCTÁVIO RAJA GABAGLIA, NASCIDO EM 17 DE FEVEREIRO DE 1946 É ARQUITETO, FORMADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 1970.
FREQÜENTADOR DA REGIÃO DOS LAGOS DESDE CRIANÇA, OCTÁVIO, MESMO ANTES DE SE FORMAR, INICIOU UMA INTRANSIGENTE DEFESA DA REGIÃO QUE ESCOLHEU PARA MORAR: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS.
DESDE 1968 OCTÁVIO VEM SE DEDICANDO A MOLDAR BÚZIOS: CRIOU O HOJE CONHECIDO ESTILO BÚZIOS”, “INVENTOU” A LEGISLAÇÃO QUE MANTEVE O CASARIO DE BÚZIOS EM DOIS ANDARES, PROJETOU E EXECUTOU A RUA DAS PEDRAS, PRAIA DOS OSSOS E DIVERSOS OUTROS LOGRADOUROS DA CIDADE, E É RESPONSÁVEL POR MAIS DE MIL PROJETOS NA REGIÃO. USANDO MATERIAIS RÚSTICOS, TELHADOS AMPLOS, MADEIRA E VIDRO, SEMPRE BUSCANDO A INTEGRAÇÃO DO EXTERIOR COM O INTERIOR E APROVEITANDO AS SINUOSIDADES DO TERRENO, OCTÁVIO TEM MANTIDO UMA TOTAL COERÊNCIA DE ESTILO, E GRAÇAS À SUA SENSIBILIDADE E PODER DE INFLUÊNCIA, A CIDADE DE BÚZIOS PRESERVOU AS SUAS CARACTERÍSTICAS DE VILA DE PESCADORES, QUE SÃO A SIMPLICIDADE E O DESPOJAMENTO.
SEUS PROJETOS, ALIANDO CONFORTO E AS FACILIDADES QUE O DESENVOLVIMENTO EXIGE À COERÊNCIA QUE O ESTILO DEMANDA, TORNARAM-SE UM MARCO FUNDAMENTAL DA REGIÃO, SALVA PELO ARQUITETO DAQUILO QUE PODERÍAMOS CHAMAR DE PESADELO ARQUITETÔNICO