PASSA A DENOMINAR-SE ESTRADA VEREADOR MOISES BESSA TEIXEIRA A VIA DENOMINADA ESTRADA DO GURIRI.
PROJETO DE LEI Nº 084/ 2005. EM 17 DE OUTUBRO DE 2005.
PASSA A DENOMINAR-SE ESTRADA TRABALHADOR MOISES BESSA TEIXEIRA A VIA DENOMINADA ESTRADA DO GURIRI.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART.1º - PASSA A DENOMINAR-SE ESTRADA VEREADOR MOÍSES BESSA TEIXEIRA A VIA DENOMINADA ESTRADA DO GURIRI.
ART.2º - O PODER EXECUTIVO ENCARREGAR-SE-Á DE AFIXAR PLACA INDICATIVA DA DENOMINAÇÃO DE QUE TRATA O ARTIGO 1O DA PRESENTE LEI.
ART. 3O - A PLACA A SER AFIXADA DEVERÁ CONTER A SEGUINTE EXPRESSÃO:
“ESTRADA TRABALHADOR MOISES BESSA TEIXEIRA
4O - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 5O - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO
SALA DAS SESSÕES, 17 DE OUTUBRO DE 2005.
VALCY RODRIGUES DA SILVA
VEREADOR - AUTOR
JUSTIFICATIVA:
NASCIDO NO DIA 5 DE DEZEMBRO DE 1916, NO PERÓ, 1º DISTRITO DE CABO FRIO. FILHO DE JOÃO BESSA TEIXEIRA E DE DONA ETELVINA FRANCISCA BORGES. ÓRFÃO DE PAI AOS 5 ANOS DE IDADE. AOS 8 ANOS, JÁ TRABALHAVA NAS SALINAS DA VIZINHANÇA, CATANDO TORRÃO DE AREIA, NAS EIRAS DE SAL, E ESTUDAVA, QUANDO PODIA, NA ESCOLA PARTICULAR DE DONA TELMYRA PALMER, NO LUGAR DE NOME TRAPICHE, HOJE, BAIRRO OGIVA.
AS DIFICULDADES DE VIDA SÓ PERMITIRAM ESTUDAR O CURSO PRIMÁRIO, PRECARIAMENTE. DAÍ POR DIANTE, ASSUMIU AS RESPONSABILIDADES DE CASA, AJUDANDO A SUSTENTAR SUA MÃE E SEU IRMÃO CAÇULA, POIS OS SEUS IRMÃOS MAIS IDOSOS SAÍRAM DE CASA PARA SE CASAREM.
AOS 18 ANOS, ESTAVA FILIADO AO SINDICATO DOS ARRUMADORES, DE CABO FRIO, E POSSUIU SUA CARTEIRA DE MOTORISTA. VEIO MORAR NA CIDADE ACIMA CITADA, AOS 23 ANOS, OCASIÃO EM QUE SE CASOU-SE COM A JOVEM ILZIA DA CONCEIÇÃO LINDENBERG.
EM 1963, FOI VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, E FILIADO AO PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO, QUANDO DESENVOLVERAM VARIAS CAMPANHAS, DEFENDENDO AS REIVINDICAÇÕES DE NOSSO POVO, DA TRIBUNA DA CÂMARA. E FOI NESSA OCASIÃO, NA QUALIDADE DE PRESIDENTE DO CENTRO CÍVICO-CULTURAL ESPORTIVO, PRO-MELHORAMENTO DO BAIRRO UNIÃO, QUE FORAM À BRASÍLIA, COMO VEREADOR E LÍDER SINDICAL, SOLICITOU DO GOVERNO FEDERAL, QUE NÃO CONSENTISSEM QUE A COMPANHIA NACIONAL DE ÁLCALIS FOSSE TRANSFERIDA PARA O RIO GRANDE DO NORTE, SENÃO OS CABOFRIENSE IRIAM PASSAR SERIAS DIFICULDADES. NO ENTANTO, DEPOIS DE SUA IDA À BRASÍLIA, NUM ESPAÇO DE VINTE E OITO DIAS, FORAM ATENDIDOS EM SEUS APELOS, E A ÁLCALIS NÃO SE TRANSFERIU PARA O RIO GRANDE DO NORTE. PORÉM, TODA AQUELA LUTA, EM FAVOR DO POVO CABOFRIENSE, CUSTOU, POR OCASIÃO DO “GOLPE DE 64”, A SUA PRISÃO, COMO SUBVERSIVO, ETC, ETC...
NA ÉPOCA , PRATICAMENTE AOS 69 ANOS DE IDADE, DAVA À PUBLICIDADE ESSA COLEÇÃO DE VERSOS, QUE INTITULEI “POEMAS DO ENTARDECER...”, PORQUE JÁ SE SENTIA NO POEMA DA VIDA, E DESEJAVA QUE A POSTERIDADE SOUBESSE DE SUA LUTA, DE SEUS ANSEIOS E DE SEUS SONHOS, E QUE , ALÉM DE TUDO, DAVA CUMPRIMENTO AO BROCARDO, QUANDO DIZIA: “SÓ SE É HOMEM, QUANDO SE TEM UM FILHO, PLANTA-SE UMA ÁRVORE, E ESCREVE-SE UM LIVRO”. PORTANTO, MEDIANTE A TUDO ISSO, JÁ POSSO MORRER, POIS ME SINTO UM HOMEM REALIZADO.
NADA MAIS JUSTO QUE SE PRESTE HOMENAGEM PÓSTUMA AO CIDADÃO E EX-VEREADOR MOISES BESSA TEIXEIRA.
SALA DAS SESSÕES, 17 DE OUTUBRO DE 2005.
VALCY RODRIGUES DA SILVA
VEREADOR - AUTOR