PROJETO DE LEI: 0084/2012

Informações da matéria
Autor: MARCOS DA ROCHA MENDES
Data: 04/07/2012
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, REVOGA A LEI Nº 1.563, DE 26 DE JULHO DE 2001, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

PROJETO DE LEI Nº 084/ 2012.

DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, REVOGA A LEI N° 1.563 DE 26 DE JULHO DE 2001, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, RESOLVE:

CAPÍTULO I

DA NATUREZA E FINALIDADE

ART. 1º. FICA REESTRUTURADO O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CMAS, INSTITUÍDO PELA LEI Nº 1.358, DE 30 DE MAIO DE 1996 E ALTERADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 1.563, DE 26 DE JULHO DE 2001, ÓRGÃO COLEGIADO DE CARÁTER PERMANENTE, DELIBERATIVO E PARITÁRIO, COMPOSTO POR REPRESENTANTES DO GOVERNO E DA SOCIEDADE CIVIL, DESTINADO A ASSESSORAR, ORIENTAR, ACOMPANHAR E FISCALIZAR O SISTEMA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO.

PARÁGRAFO ÚNICO. PARA EFEITOS DESTA LEI, O SISTEMA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMPREENDE OS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES DE ASSISTÊNCIA CRIADOS E MANTIDOS PELO MUNICÍPIO, BEM COMO AS INSTITUIÇÕES E ENTIDADES CRIADAS E MANTIDAS PELA INICIATIVA PRIVADA, MEDIANTE AÇÕES INTEGRADAS, NOS TERMOS DAS LEIS FEDERAIS Nº 8.712, DE 07 DE DEZEMBRO DE 1993 E 12.435, DE 6 DE JULHO DE 2011, CONFORME CONVÊNIOS E AJUSTES FIRMADOS, INCLUSIVE COM OUTRAS ESFERAS DE GOVERNO.

ART. 2º. O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CMAS, REESTRUTURADO NOS TERMOS DESTA LEI, REGE-SE PELAS DISPOSIÇÕES DOS ARTIGOS 82 A 83 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, POR ESTA LEI E PELO REGIMENTO INTERNO QUE ADOTAR, RESPEITADAS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, AS LEIS FEDERAIS Nº 8.712, DE 07 DE DEZEMBRO DE 1993 E 12.435, DE 6 DE JULHO DE 2011, BEM COMO AS DIRETRIZES EMANADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, FICANDO VINCULADO ADMINISTRATIVAMENTE À SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

CAPÍTULO II

DA COMPETÊNCIA

ART. 3º. O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL TERÁ, RESPEITADAS AS DIRETRIZES DA LEGISLAÇÃO FEDERAL APLICÁVEL E AS NORMAS EMANADAS DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS:

I - ELABORAR AS NORMAIS GERAIS, PROMOVER O ACOMPANHAMENTO E O CONTROLE DA POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DAS AÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS E DA SOCIEDADE CIVIL, NO ÂMBITO DE SUA COMPETÊNCIA;

II - PROPOR AO EXECUTIVO MUNICIPAL NORMAS, APLICAÇÃO DE MEDIDAS E RECURSOS, INCLUSIVE A CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS, ACORDOS E OUTROS AJUSTES, VISANDO ATENDER AOS OBJETIVOS DA POLÍTICA MUNICIPAL PARA O SETOR;

III - PROMOVER ARTICULAÇÕES JUNTO AOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, BEM COMO ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS, VISANDO OBTER COLABORAÇÃO, RECURSOS E ASSESSORIA PARA OS ASSUNTOS DA SUA COMPETÊNCIA;

IV - APROVAR CRITÉRIOS PARA CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS OU CONVÊNIOS ENTRE O PODER PÚBLICO E AS ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS QUE PRESTEM SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS NO MUNICÍPIO;

V - ACOMPANHAR A ELABORAÇÃO E A EXECUÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, INDICANDO MODIFICAÇÕES NECESSÁRIAS À CONSECUÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL;

VI - FISCALIZAR A CAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - FMAS;

VII - DELIBERAR SOBRE:

A) A POLÍTICA E OS CRITÉRIOS PARA A PROGRAMAÇÃO E EXECUÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DO FMAS;

B) PROGRAMAS E PROJETOS A SEREM REALIZADOS POR ÓRGÃOS PÚBLICOS E ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS VOLTADOS À ASSISTÊNCIA SOCIAL;

C) A CONCESSÃO E A APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS CONCEDIDOS, A TÍTULO DE SUBVENÇÃO, A ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS PARA A REALIZAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS VOLTADOS À ASSISTÊNCIA SOCIAL.

VIII - MONITORAR E AVALIAR O DESEMPENHO DOS PROGRAMAS E PROJETOS APROVADOS COM VISTAS AO DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS CONCEDIDOS E OS EFETIVOS GANHOS SOCIAIS;

IX - MONITORAR E AVALIAR OS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS PRESTADOS NO MUNICÍPIO PELAS ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS;

X - PROMOVER, EM AÇÃO CONJUNTA COM ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS, A REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS EDUCATIVAS, EVENTOS E PROJETOS NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL;

XI - PROMOVER E APOIAR O APERFEIÇOAMENTO E A ATUALIZAÇÃO PERMANENTE DOS MEMBROS DO CONSELHO E DOS SERVIDORES DAS ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS ENVOLVIDAS NAS AÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL;

XII - DEFINIR CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO E CADASTRAMENTO DE PROGRAMAS E PROJETOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DESENVOLVIDOS PELOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E PELAS ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS;

XIII - INSCREVER E CONCEDER ATESTADO DE FUNCIONAMENTO ÀS ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS QUE ATUEM NA ÁREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO PERTINENTE E AS NORMAS EMANADAS POR ESTE CONSELHO;

XIV - PROCEDER AO CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO CONCEDIDA NA FORMA DO INCISO ANTERIOR, NOS CASOS DE IRREGULARIDADES COMPROVADAS ATRAVÉS DE VISTORIAS REGULARES, ORDINÁRIAS OU EXTRAORDINÁRIAS, APROVADAS PELO CONSELHO, COMUNICANDO À AUTORIDADE COMPETENTE NO CASO DE INDÍCIOS DE ILÍCITOS;

XV - APROVAR CRITÉRIOS DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS EVENTUAIS;

XVI - PROPOR AÇÕES DE INTERSETORIALIDADE ENTRE OS SERVIÇOS, PROJETOS, PROGRAMAS E BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E DE INTERFACE COM OUTRAS POLÍTICAS PÚBLICAS;

XVII - PROMOVER A ARTICULAÇÃO COM OS DEMAIS CONSELHOS DO MUNICÍPIO E OUTROS ÓRGÃOS INTEGRANDO AÇÕES REFERENTES À POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL;

XVIII - PROCEDER À APURAÇÃO DE POSSÍVEIS IRREGULARIDADES COMETIDAS POR INTEGRANTES DO CONSELHO, BEM COMO DECIDIR SOBRE A APLICAÇÃO DAS PENALIDADES CABÍVEIS, SEM PREJUÍZO DAS SANÇÕES PENAIS, CIVIS E ADMINISTRATIVAS;

XIX - CRIAR COMISSÕES CONSTITUÍDAS POR MEMBROS DO CMAS E POR OUTRAS PESSOAS OU ENTIDADES DE NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO, PARA PROMOVER ESTUDOS, EMITIR PARECERES A RESPEITO DE TEMAS ESPECÍFICOS, BEM COMO ACOMPANHAR E FISCALIZAR AS ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS QUE ATUEM NA ÁREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL;

XX - CONVOCAR ORDINARIAMENTE A CADA 2 (DOIS) ANOS, OU EXTRAORDINARIAMENTE, POR MAIORIA ABSOLUTA DE SEUS MEMBROS, A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, QUE TERÁ A ATRIBUIÇÃO DE AVALIAR A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, E PROPOR DIRETRIZES PARA O APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL;

XXI - ENCAMINHAR AS DELIBERAÇÕES DA CONFERÊNCIA AOS ÓRGÃOS COMPETENTES E MONITORAR SEUS DESDOBRAMENTOS;

XXII - ELEGER O PRESIDENTE, O VICE-PRESIDENTE E O SECRETÁRIO-GERAL;

XXIII - CRIAR E MANTER CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO PERTINENTE AO CMAS; E

XXIV - ELABORAR E APROVAR O REGIMENTO INTERNO.

PARÁGRAFO ÚNICO. CONSIDERA-SE DE NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO, PARA EFEITO DESTA LEI, A PESSOA OU ENTIDADE CUJO CONCEITO NO CAMPO DE SUA ESPECIALIDADE DECORRE DE DESEMPENHO ANTERIOR, ESTUDOS, EXPERIÊNCIAS, PUBLICAÇÕES, ORGANIZAÇÃO OU DE OUTROS REQUISITOS RELACIONADOS COM SUAS ATIVIDADES, QUE PERMITAM INFERIR QUE O SEU CONHECIMENTO É ESSENCIAL E INDISCUTIVELMENTE ADEQUADO À NECESSIDADE DO TRABALHO.

CAPÍTULO III

DA COMPOSIÇÃO E DO FUNCIONAMENTO

SEÇÃO I

DA COMPOSIÇÃO

ART. 4º. O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CMAS COMPÕE-SE DE 18 (DEZOITO) MEMBROS, REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS DO GOVERNO E DA SOCIEDADE CIVIL, NOMEADOS PELO PREFEITO, SENDO:

I - 9 (NOVE) REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL:

A) 3 (TRÊS) INTEGRANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL;

B) 2 (DOIS) INTEGRANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DA CIDADE E AMBIENTE;

C) 1 (UM) INTEGRANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE;

D) 1 (UM) INTEGRANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO;

E) 1 (UM) INTEGRANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO E SERVIÇOS PÚBLICOS; E

F) 1 (UM) INTEGRANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

II - 9 (NOVE) REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL, SENDO:

A) 3 (TRÊS) REPRESENTANTES DOS BENEFICIÁRIOS DE AÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL;

B) 3 (TRÊS) REPRESENTANTES DE ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DESDE QUE LEGALMENTE COMPROVADA SUA LEGITIMIDADE E EFETIVO FUNCIONAMENTO; E

C) 3 (TRÊS) REPRESENTANTES DE TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SUAS.

§1º A CADA MEMBRO TITULAR DO CMAS CORRESPONDE UM SUPLENTE, INDICADO PELO MESMO ÓRGÃO OU ENTIDADE QUE REPRESENTAM.

§2º SOMENTE SERÁ CONSIDERADA COMO EXISTENTE, PARA FINS DE PARTICIPAÇÃO NO CMAS, A ENTIDADE REGULARMENTE ORGANIZADA E EFETIVAMENTE FUNCIONANDO NO MUNICÍPIO, HÁ PELO MENOS 1 (UM) ANO.

§3º OS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL SERÃO ESCOLHIDOS EM ASSEMBLÉIAS DOS SEGMENTOS E CATEGORIAS ENVOLVIDOS, ESPECIFICAMENTE CONVOCADAS PARA ESSE FIM, NA FORMA ESTABELECIDA NO REGIMENTO INTERNO.

ART. 5º. OS MEMBROS TITULARES E SUPLENTES DO CMAS SERÃO NOMEADOS PELO PREFEITO, MEDIANTE DELIBERAÇÃO DOS RESPECTIVOS ÓRGÃOS E ENTIDADES.

PARÁGRAFO ÚNICO. OS REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL SÃO DE LIVRE ESCOLHA DO PREFEITO.

ART. 6º. O CMAS SERÁ REGIDO PELAS SEGUINTES DISPOSIÇÕES, NO QUE SE REFERE A SEUS MEMBROS:

I - A FUNÇÃO DE CONSELHEIRO NÃO SERÁ REMUNERADA, SENDO O SEU EFETIVO EXERCÍCIO CONSIDERADO RELEVANTE SERVIÇO PRESTADO À COMUNIDADE;

II - OS MEMBROS DO CMAS PODERÃO SER SUBSTITUÍDOS PELO ÓRGÃO OU ENTIDADE QUE REPRESENTAM, MEDIANTE SOLICITAÇÃO DIRIGIDA AO PREFEITO;

III - OCORRENDO VACÂNCIA O PREFEITO NOMEARÁ O SUCESSOR, OBSERVADOS OS MESMO CRITÉRIOS ADOTADOS PARA A INDICAÇÃO DO SUCEDIDO, E PELO TEMPO NECESSÁRIO AO COMPLEMENTO DO MANDATO INTERROMPIDO;

IV - TRATANDO-SE DE MERA SUBSTITUIÇÃO NOS CASOS PREVISTOS NO REGIMENTO INTERNO, O SUPLENTE SERÁ CONVOCADO PELO PRESIDENTE DO CONSELHO;

V - O MANDATO DE QUALQUER CONSELHEIRO SERÁ CONSIDERADO EXTINTO NOS CASOS DE:

A) RENÚNCIA EXPRESSA, MEDIANTE COMUNICAÇÃO ESCRITA DIRIGIDA AO CONSELHO;

B) RENÚNCIA TÁCITA, CONFIGURANDO-SE ESTA PELA AUSÊNCIA A 3 (TRÊS) REUNIÕES ORDINÁRIAS CONSECUTIVAS OU 5 (CINCO) REUNIÕES INTERCALADAS, OU AINDA 3 (TRÊS) REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS, SEM JUSTIFICATIVA FORMAL AO PLENÁRIO.

VI - O MANDATO DOS MEMBROS DO CONSELHO SERÁ DE 2 (DOIS) ANOS, ADMITIDA UMA ÚNICA RECONDUÇÃO POR IGUAL PERÍODO.

PARÁGRAFO ÚNICO. A ELEIÇÃO PARA RENOVAÇÃO DE MANDATO DOS MEMBROS DO CONSELHO SERÁ REALIZADA EM DATA ESTABELECIDA NO SEU REGIMENTO INTERNO, QUE DISPORÁ TAMBÉM SOBRE A FORMA DE CONVOCAÇÃO, PRAZOS E PROCESSO ELEITORAL.

SEÇÃO II

DO FUNCIONAMENTO

ART. 7º. O CMAS FUNCIONARÁ DE ACORDO COM O SEU REGIMENTO INTERNO, OBEDECIDAS ÀS SEGUINTES NORMAS:

I - O ÓRGÃO DE DELIBERAÇÃO MÁXIMA É O PLENÁRIO;

II - AS SESSÕES PLENÁRIAS SERÃO REALIZADAS ORDINARIAMENTE A CADA 30 (TRINTA) DIAS, E EXTRAORDINARIAMENTE QUANDO CONVOCADAS PELO PRESIDENTE DO CONSELHO, OU MEDIANTE REQUERIMENTO DA MAIORIA ABSOLUTA DOS SEUS MEMBROS;

III - O CONSELHO SE REUNIRÁ COM A PRESENÇA DE, NO MÍNIMO, METADE DOS SEUS MEMBROS;

IV - CADA MEMBRO DO CONSELHO TERÁ DIREITO A UM ÚNICO VOTO NA SESSÃO PLENÁRIA;

V - A APROVAÇÃO DOS ASSUNTOS APRESENTADOS PARA DELIBERAÇÃO DO CMAS DAR-SE-Á PELO VOTO DA MAIORIA DOS PRESENTES;

VI - AS DECISÕES DO CONSELHO DEVERÃO CONSTAR DE ATAS DAS REUNIÕES E SERÃO CONSUBSTANCIADAS EM RESOLUÇÕES;

VII - AO PRESIDENTE DO CONSELHO SERÁ GARANTIDO O VOTO EM CASO DE EMPATE NAS DELIBERAÇÕES DO PLENÁRIO, ALÉM DO VOTO A QUE TEM DIREITO INDIVIDUALMENTE COMO MEMBRO.

PARÁGRAFO ÚNICO. AS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS PREVISTAS NO INCISO II DESTE ARTIGO DEVERÃO SER PRECEDIDAS DE CONVOCAÇÃO COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 5 (CINCO) DIAS, DA QUAL CONSTARÁ A FINALIDADE E A PAUTA DOS TRABALHOS, PODENDO SER CONVOCADA ATRAVÉS DE UM DOS MEIOS A SEGUIR:

I - PUBLICAÇÃO DE EDITAL EM PERIÓDICO OFICIAL OU DE CIRCULAÇÃO LOCAL;

II - COMUNICAÇÃO POR OFÍCIO PROTOCOLIZADO PARA CADA UM DOS MEMBROS DO COMITÊ GESTOR;

III - COMUNICAÇÃO POR CORREIO ELETRÔNICO, DESDE QUE HAJA CONFIRMAÇÃO DO RECEBIMENTO.

ART. 8°. PARA MELHOR DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES, O CMAS PODERÁ RECORRER A OUTROS ÓRGÃOS, ENTIDADES E PESSOAS, MEDIANTE OS SEGUINTES CRITÉRIOS:

I - CONSIDERAM-SE COLABORADORAS DO CONSELHO, AS INSTITUIÇÕES PRESTADORAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, E AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE PROFISSIONAIS E USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SEM PREJUÍZO DE SUA CONDIÇÃO DE MEMBRO;

II - PODERÃO SER CONVIDADAS PESSOAS OU INSTITUIÇÕES DE NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO PARA ASSESSORAR O CONSELHO EM ASSUNTOS ESPECÍFICOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SEM ÔNUS PARA O MUNICÍPIO;

III - PODERÃO SER CRIADAS COMISSÕES INTERNAS CONSTITUÍDAS POR ENTIDADES - MEMBRO DO CONSELHO E OUTRAS INSTITUIÇÕES, PARA PROMOVER ESTUDOS E EMITIR PARECERES A RESPEITO DE TEMAS ESPECÍFICOS.

ART. 9º. AS SESSÕES PLENÁRIAS ORDINÁRIAS E EXTRAORDINÁRIAS DO CMAS DEVERÃO TER DIVULGAÇÃO AMPLA E ACESSO GARANTIDO AO PÚBLICO.

PARÁGRAFO ÚNICO. AS RESOLUÇÕES DO CONSELHO, BEM COMO OS TEMAS TRATADOS EM PLENÁRIO, REUNIÕES DE DIRETORIA E COMISSÕES DEVERÃO SER AMPLAMENTE DIVULGADOS, INCLUSIVE POR MEIO ELETRÔNICO.

CAPÍTULO IV

DA ESTRUTURA DO CONSELHO

ART. 10. A ESTRUTURA DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL É COMPOSTA DOS SEGUINTES ÓRGÃOS, CUJAS ATRIBUIÇÕES SERÃO DEFINIDAS NO REGIMENTO INTERNO:

I - PRESIDÊNCIA;

II - VICE-PRESIDÊNCIA;

III - SECRETARIA-GERAL;

IV - COMISSÕES TEMÁTICAS.

ART. 11. OS TITULARES DOS CARGOS DE PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE E SECRETÁRIO-GERAL SERÃO ELEITOS PELOS MEMBROS DO CONSELHO PARA MANDATO DE 1(UM) ANO, PERMITIDA A REELEIÇÃO POR IGUAL PERÍODO, CONSIDERANDO PREFERENCIALMENTE A ALTERNÂNCIA ENTRE GOVERNO E SOCIEDADE CIVIL.

ART. 12. O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CONTARÁ COM UMA SECRETARIA EXECUTIVA A ELE SUBORDINADA, ÓRGÃO EXECUTIVO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E TÉCNICOS.

ART. 13. AS COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DOS TITULARES DOS ÓRGÃOS DO CMAS SERÃO DETALHADAS NO REGIMENTO INTERNO.

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

ART. 14. O REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO SERÁ ELABORADO NO PRAZO DE 60 (SESSENTA) DIAS CONTADOS A PARTIR DE SUA INSTALAÇÃO E, APÓS APROVADO POR 2/3 (DOIS TERÇOS) DE SEUS MEMBROS, SERÁ HOMOLOGADO POR ATO DO PODER EXECUTIVO.

ART. 15. A INSTALAÇÃO DO CONSELHO OCORRERÁ COM A POSSE DOS MEMBROS TITULARES.

ART. 16. O CMAS INTEGRA A ESTRUTURA BÁSICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO SUB-UNIDADE ORÇAMENTÁRIA.

ART. 17. AS DESPESAS COM A REESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CORRERÃO À CONTA DAS DOTAÇÕES PRÓPRIAS DA LEI ORÇAMENTÁRIA EM VIGOR, QUE PODERÃO SER SUPLEMENTADAS.

ART. 18. ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 19. REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO, ESPECIALMENTE A LEI Nº 1563, DE 26 DE JULHO DE 2001.

CABO FRIO, DE DE 2012.

MARCOS DA ROCHA MENDES

PREFEITO

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
04/07/2012 09:00:00 APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO  Histórico: APRES. DO PROJ./NUMERAçAO - Complemento: PLE:0084-2012 - Observação:  
10/07/2012 09:00:06 ENVIADO À COMISSÃO 
COMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
ENVIADO  Histórico: Encaminhado a Comissao - Complemento: VER. ACYR - Observação: - Comissão: CCJCCJ 
16/08/2012 09:00:12 ENVIADO À COMISSÃO 
COMISSÃO: COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
ENVIADO  Histórico: Encaminhado a Comissao - Complemento: VER. ROGÉRIO RANGEL - Observação: - Comissão: CPPCPP 
01/11/2012 09:00:20 ENVIADO À COMISSÃO 
COMISSÃO: COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL
ENVIADO  Histórico: Encaminhado a Comissao - Complemento: VER. SILVAN - Observação: - Comissão: CRFCRF 
28/11/2012 09:00:28 ENVIADO AO PREFEITO  TRAMITAÇÃO  Histórico: Encaminhado ao Prefeito - Complemento: OFP 109/2012 - Observação:  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON