DISPÕE SOBRE O TOMBAMENTO DO IMÓVEL DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA CABO FRIO - EFM COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E ARQUITETÔNICO DE NATUREZA MATERIAL E IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
LEI Nº 4.455, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2025.
(AUTOR: VEREADOR DAVI DOS SANTOS SOUZA)
PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO
EDIÇÃO Nº 1.227 DATA 27/5/2025
DISPÕE SOBRE O TOMBAMENTO DO IMÓVEL DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA CABO FRIO - EFM COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E ARQUITETÔNICO DE NATUREZA MATERIAL E IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
ART. 1º FICA TOMBADO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E ARQUITETÔNICO DE NATUREZA MATERIAL E IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO O IMÓVEL DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA CABO FRIO - EFM, LOCALIZADO NA ESTRADA DOS PASSAGEIROS, Nº 370, BAIRRO JACARÉ, CABO FRIO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
ART. 2º O TOMBAMENTO DE QUE TRATA O ARTIGO ANTERIOR TEM POR OBJETIVO A PRESERVAÇÃO DO IMÓVEL DEVIDO À SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, CULTURAL E ARQUITETÔNICA PARA O MUNICÍPIO DE CABO FRIO, RESGUARDANDO-O CONTRA QUALQUER MODIFICAÇÃO QUE POSSA DESCARACTERIZAR SUA ESTRUTURA E FUNÇÃO HISTÓRICA.
ART. 3º CONSIDERAM-SE COMO DE INTERESSE PARA O TOMBAMENTO:
I - O EDIFÍCIO PRINCIPAL DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, INCLUINDO SUAS CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS ORIGINAIS;
II - OS BENS MÓVEIS E DEMAIS ESTRUTURAS ASSOCIADAS AO FUNCIONAMENTO HISTÓRICO DA ESTAÇÃO;
III - OS ASPECTOS IMATERIAIS QUE ENVOLVEM A MEMÓRIA CULTURAL E A IMPORTÂNCIA DA ESTAÇÃO PARA A HISTÓRIA LOCAL E REGIONAL.
ART. 4º A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E O INSTITUTO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL PROCEDERÃO À INSCRIÇÃO DO REGISTRO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL, ORA TOMBADO, NO LIVRO DE TOMBO DAS FORMAS DE EXPRESSÃO, ALÉM DE PROVIDENCIAR PLACAS DE SINALIZAÇÃO E DE INDICAÇÃO NO LOCAL COM AS INFORMAÇÕES COMPLETAS SOBRE O TOMBAMENTO DO IMÓVEL.
ART. 5º QUALQUER INTERVENÇÃO, OBRA OU MODIFICAÇÃO NO IMÓVEL TOMBADO DEVERÁ SER PREVIAMENTE AUTORIZADA PELO ÓRGÃO MUNICIPAL COMPETENTE DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL, RESPEITANDO-SE OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PARA A PRESERVAÇÃO DE BENS DE VALOR HISTÓRICO E CULTURAL.
ART. 6º A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO DO IMÓVEL TOMBADO SERÃO DE RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, POR MEIO DE SEUS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL, QUE PODERÃO ESTABELECER NORMAS COMPLEMENTARES PARA GARANTIR A PRESERVAÇÃO DO IMÓVEL E DE SEUS VALORES CULTURAIS.
ART. 7º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
CABO FRIO, 19 DE FEVEREIRO DE 2025.
SERGIO LUIZ COSTA AZEVEDO FILHO
PREFEITO