LEI - 4459/2025

Informações da lei municipal
Data: 19/02/2025
Número: 4459
Exercício: 2025
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Array

Descrição

DISPÕE SOBRE OS CONTRATOS ESPECIAIS DE ESTÁGIO DE APRENDIZAGEM DESTINADOS AS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Texto completo

LEI Nº 4.459, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2025.

(AUTOR: VEREADORA ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO)

PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO

EDIÇÃO Nº 1.227 DATA 27/5/2025

DISPÕE SOBRE OS CONTRATOS ESPECIAIS DE ESTÁGIO DE APRENDIZAGEM DESTINADOS AS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

ART. 1º ESTA LEI DISPÕE SOBRE OS CONTRATOS DE ESTÁGIO ESPECIAL DE APRENDIZAGEM DESTINADOS A PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.

ART. 2º O ESTÁGIO ESPECIAL DE APRENDIZAGEM DE QUE TRATA ESTA LEI É UM ATO DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO DESENVOLVIDO NO AMBIENTE DE TRABALHO SUPERVISIONADO PELA CONCEDENTE E ASSISTIDO POR EQUIPE ESPECIALIZADA, VISANDO À FORMAÇÃO OU TREINAMENTO PARA O TRABALHO PRODUTIVO DE PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E:

I - DÉFICITS PERSISTENTES NA COMUNICAÇÃO SOCIAL E NA INTERAÇÃO SOCIAL EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; E PADRÕES RESTRITOS E REPETITIVOS DE COMPORTAMENTO, INTERESSES OU ATIVIDADES, EXIGINDO PARA AMBOS, NO MÍNIMO, APOIO SUBSTANCIAL (NÍVEL 2 DE GRAVIDADE); OU

II- COMPROMETIMENTO INTELECTUAL E DA LINGUAGEM.

§ 1º O ESTÁGIO DE QUE TRATA O CAPUT DESTE ARTIGO VISA AO APRENDIZADO DE COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS AO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PARA A ATIVIDADE PROFISSIONAL E PARA O TRABALHO.

ART. 3º O ESTÁGIO DE QUE TRATA ESTA LEI NÃO CRIA VÍNCULO EMPREGATÍCIO DE QUALQUER NATUREZA, OBSERVADOS OS SEGUINTES REQUISITOS:

I - CELEBRAÇÃO DE TERMO DE COMPROMISSO ENTRE PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA OU SEU RESPONSÁVEL LEGAL, E A PARTE CONCEDENTE DO ESTÁGIO;

II - COMPATIBILIDADE ENTRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO ESPECIAL E AQUELAS PREVISTAS NO TERMO DE COMPROMISSO;

III - ASSISTÊNCIA REGULAR DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE DE TRABALHO POR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS.

'A7 1º O DESCUMPRIMENTO DE QUALQUER DOS INCISOS DESTE ARTIGO OU DE QUALQUER OBRIGAÇÃO CONTIDA NO TERMO DE COMPROMISSO CARACTERIZA VÍNCULO DE EMPREGO DO ESTAGIÁRIO COM A PARTE CONCEDENTE DO ESTÁGIO PARA TODOS OS FINS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA.

ART. 4º O CONCEDENTE DO ESTÁGIO PODE, A SEU CRITÉRIO, VALER-SE DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS PARA A SELEÇÃO E ENCAMINHAMENTO DO ESTAGIÁRIO ÀS VAGAS DISPONÍVEIS DE ESTÁGIO

§ 1º CABERÁ ÀS AGÊNCIAS DE INTERMEDIAÇÃO ATUAR NO PROCESSO DE COLOCAÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PARA APERFEIÇOAMENTO DO INSTITUTO DO ESTÁGIO, IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO, ORIENTANDO E ASSISTINDO AMBAS AS PARTES, PARA A CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS DISPOSTOS NO TERMO DE COMPROMISSO DE CONCESSÃO DO ESTÁGIO.

ART. 5º A JORNADA DE ATIVIDADE EM ESTÁGIO NÃO EXCEDERÁ 8 (OITO) HORAS DIÁRIAS E 44 (QUARENTA E QUATRO HORAS SEMANAIS) E SERÁ DEFINIDA DE COMUM ACORDO ENTRES AS PARTES, DEVENDO CONSTAR DO TERMO DE COMPROMISSO.

ART. 6º A DURAÇÃO DO ESTÁGIO SERÁ DEFINIDA NO TERMO DE COMPROMISSO E PODERÁ SER PRORROGADA SEMPRE QUE AS PARTES ENTENDEREM CONVENIENTE.

ART. 7º O ESTAGIÁRIO PODERÁ RECEBER BOLSA OU OUTRA FORMA DE CONTRAPRESTAÇÃO QUE VENHA A SER ACORDADA, INCLUINDO O AUXÍLIO-TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO.

§ 1º A EVENTUAL CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS RELACIONADOS A TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO E SAÚDE, ENTRE OUTROS, NÃO CARACTERIZA VÍNCULO EMPREGATÍCIO.

ART. 8º É ASSEGURADO AO ESTAGIÁRIO, SEMPRE QUE O ESTÁGIO TENHA DURAÇÃO IGUAL OU SUPERIOR A 1 (UM) ANO, UM PERÍODO DE RECESSO DE 30 (TRINTA) DIAS.

ART. 9º APLICA-SE AO ESTAGIÁRIO A LEGISLAÇÃO RELACIONADA À SAÚDE E À SEGURANÇA NO TRABALHO, SENDO SUA IMPLEMENTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DA PARTE CONCEDENTE DO ESTÁGIO.

ART. 10. O ESTÁGIO DE QUE TRATA ESSE LEI PODERÁ SER, A QUALQUER TEMPO, CONVERTIDO EM CONTRATADO ESPECIAL DE APRENDIZAGEM, A CRITÉRIO DA CONCEDENTE.

ART. 11. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

CABO FRIO, 19 DE FEVEREIRO DE 2025.

SERGIO LUIZ COSTA AZEVEDO FILHO

PREFEITO

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0195/2024 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON