INSTITUI O GUIA “CABO FRIO: CIDADE AMIGA DO IDOSO”.
LEI Nº 4.410, DE 6 DE JANEIRO DE 2025.
(AUTOR: VEREADORA ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO)
PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO
EDIÇÃO Nº 1.160 DATA 27/02/2025
INSTITUI O GUIA “CABO FRIO: CIDADE AMIGA DO IDOSO”.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
ART. 1º ESTA LEI INSTITUI O GUIA “CABO FRIO: CIDADE AMIGA DO IDOSO”.
ART. 2º O GUIA “CABO FRIO: CIDADE AMIGA DO IDOSO”, OBJETIVA AJUDAR A CIDADE A SE AVALIAR SOB A ÓTICA DOS IDOSOS, A FIM DE IDENTIFICAR ONDE E COMO PODE SER MAIS AMIGÁVEL AOS IDOSOS, CRIANDO AMBIENTES SAUDÁVEIS PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO QUE FAVOREÇAM A SAÚDE, A PARTICIPAÇÃO E A SEGURANÇA, PARA AUMENTAR A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS NA CIDADE.
ART. 3º O GUIA “CABO FRIO: CIDADE AMIGA DO IDOSO” PRETENDE MOBILIZAR A CIDADE PARA QUE SE TORNE UMA CIDADE AMIGA DO IDOSO, VISANDO PODER USUFRUIR O POTENCIAL QUE OS IDOSOS REPRESENTAM PARA A HUMANIDADE.
ART. 4º ESTE GUIA DEVE SER UTILIZADO POR PESSOAS OU GRUPOS INTERESSADOS EM FAZER A CIDADE MAIS AMIGA DO IDOSO, COMO GOVERNOS, ORGANIZAÇÕES DE VOLUNTÁRIOS, O SETOR PRIVADO E GRUPOS DE CIDADÃOS.
'A7 1º O MESMO PRINCÍPIO SEGUIDO NA CRIAÇÃO DO GUIA SE APLICA À SUA UTILIZAÇÃO, ISTO É, ENVOLVER OS IDOSOS COMO PARCEIROS PLENOS EM TODAS AS ETAPAS.
'A7 2º NA AVALIAÇÃO DOS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA CIDADE, OS IDOSOS VÃO DESCREVER COMO A LISTA DE CHECAGEM DAS CARACTERÍSTICAS REFLETE AS SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS. ELES DARÃO SUGESTÕES PARA MUDANÇA E PODEM PARTICIPAR NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE MELHORIA.
'A7 3º A SITUAÇÃO DOS IDOSOS, ARTICULADA POR ESSA ABORDAGEM DA BASE EM DIREÇÃO AO TOPO, FORNECE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS, QUE DEVEM SER FILTRADAS E ANALISADAS POR ESPECIALISTAS EM GERONTOLOGIA E TOMADORES DE DECISÃO NO DESENVOLVIMENTO E ADAPTAÇÃO DE INTERVENÇÕES E POLÍTICAS.
'A7 4º NAS ETAPAS DE ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES LOCAIS “AMIGÁVEIS AO IDOSO”, É IMPERATIVO QUE OS IDOSOS CONTINUEM A SER ENVOLVIDOS NO MONITORAMENTO DA EVOLUÇÃO DA CIDADE E ATUEM COMO DEFENSORES E CONSELHEIROS DA CIDADE.
ART. 5º AS SEÇÕES DESTE GUIA DESCREVEM, PARA CADA ÁREA DA VIDA URBANA, AS VANTAGENS E AS BARREIRAS QUE OS IDOSOS ENCONTRAM NA CIDADE.
ART. 6º SÃO CARACTERÍSTICAS DA “CIDADE AMIGA DO IDOSO”:
I - ESPAÇOS ABERTOS E PRÉDIOS;
II - TRANSPORTES;
III - MORADIA;
IV - PARTICIPAÇÃO SOCIAL;
V - RESPEITO E INCLUSÃO SOCIAL;
VI - PARTICIPAÇÃO CÍVICA E EMPREGO;
VII - COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO;
VIII - APOIO COMUNITÁRIO E SERVIÇOS DE SAÚDE;
IX – ACESSIBILIDADE.
ART. 7º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
CABO FRIO, 6 DE JANEIRO DE 2025.
SERGIO LUIZ COSTA AZEVEDO FILHO
PREFEITO