INSTITUI O PROGRAMA "DE VOLTA ÀS ORIGENS" PARA AS PESSOAS QUE SE ENCONTREM EM SITUAÇÃO DE RUA E DE VULNERABILIDADE SOCIAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
LEI Nº 4.408, DE 6 DE JANEIRO DE 2025.
(AUTOR: VEREADOR RUY SERGIO FRANÇA DE OLIVEIRA)
PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO
EDIÇÃO Nº 1.160 DATA 27/02/2025
INSTITUI O PROGRAMA "DE VOLTA ÀS ORIGENS" PARA AS PESSOAS QUE SE ENCONTREM EM SITUAÇÃO DE RUA E DE VULNERABILIDADE SOCIAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
ART. 1º FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A IMPLEMENTAR O PROGRAMA “DE VOLTA ÀS ORIGENS”, QUE VISA PROMOVER A MIGRAÇÃO DE RETORNO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA E VULNERABILIDADE SOCIAL, POR MEIO DE CONCESSÃO DE PASSAGEM DE ÔNIBUS DENTRO DO TERRITÓRIO NACIONAL.
ART. 2º O PROGRAMA “DE VOLTA ÀS ORIGENS” TEM POR FINALIDADE APOIAR MIGRANTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE QUE DESEJAM REGRESSAR AO SEU TERRITÓRIO DE ORIGEM, PARA A SUPERAÇÃO DE RISCOS SOCIAIS E PESSOAIS E PARA A REINTEGRAÇÃO FAMILIAR E SOCIAL SUSTENTÁVEL.
ART. 3º PARA SER ENQUADRADO NO PROGRAMA, O BENEFICIÁRIO DEVERÁ COMPROVAR, ALTERNATIVAMENTE:
I – SER INSCRITO NO CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL – CADÚNICO E CONSIDERADO EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA OU POBREZA;
II – SER IDENTIFICADO, EM BUSCA ATIVA DOS ÓRGÃOS ESTADUAL E MUNICIPAIS, COMO EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL OU DE VULNERABILIDADE.
ART. 4º O AUXÍLIO PARA MIGRAÇÃO DE RETORNO SERÁ CUSTEADO PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, PREFERENCIALMENTE COM O PAGAMENTO DE BILHETE DE ÔNIBUS.
ART. 5º A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SERÁ RESPONSÁVEL PELA GESTÃO, OPERACIONALIZAÇÃO E SUPERVISÃO DO PROGRAMA “DE VOLTA ÀS ORIGENS”, FICANDO AUTORIZADA A BAIXAR ATOS COMPLEMENTARES.
'A71º A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEVERÁ ABRIR PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA AVALIAR CADA SOLICITAÇÃO, CONFORME ART. 3º DESTA LEI.
'A72º CASO A PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA OU DE VULNERABILIDADE NÃO ESTEJA INSCRITA NO CADÚNICO, MAS PREENCHA OS REQUISITOS PARA TAL, CABERÁ A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A EFETIVAÇÃO DO SEU CADASTRO.
ART. 6º O REQUERIMENTO DO BENEFÍCIO DEVERÁ SER SOLICITADO PELA PESSOA INTERESSADA EM REGRESSAR AO SEU TERRITÓRIO DE ORIGEM OU POR SEU REPRESENTANTE LEGAL JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
PARÁGRAFO ÚNICO. CABERÁ A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL A PROMOÇÃO DE CAMPANHAS DE BUSCA ATIVA VISANDO O CADASTRAMENTO DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA OU DE VULNERABILIDADE QUE DESEJEM RETORNAR AO SEU LOCAL DE ORIGEM.
ART. 7º O PROGRAMA “DE VOLTA ÀS ORIGENS” IRÁ CONCEDER O VALOR DE R$ 100,00 (CEM REAIS), EM ESPÉCIE, PARA ASSEGURAR A ALIMENTAÇÃO DO BENEFICIÁRIO PELO PERCURSO DA VIAGEM.
'A7 1º ESSE BENEFÍCIO TERÁ CARÁTER PESSOAL E INTRANSFERÍVEL E SERÁ PAGO EM ÚNICA PARCELA, NO MOMENTO DO EMBARQUE, MEDIANTE RECIBO, ASSINADO POR 02 (DUAS) TESTEMUNHAS, QUE DEVERÁ SER ANEXADO AOS AUTOS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA A DEVIDA COMPROVAÇÃO.
'A72º A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEVERÁ ENCAMINHAR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA O ACOMPANHAMENTO DO BENEFICIÁRIO EM SEU EMBARQUE, BEM COMO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PARA SER ANEXADO AOS AUTOS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO.
'A73º O VALOR DO BENEFÍCIO A QUE SE REFERE ESTE ARTIGO SERÁ REVISTO ANUALMENTE POR DECRETO DO PODER EXECUTIVO, COM BASE NO ACOMPANHAMENTO, NO MONITORAMENTO E NA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA E NAS DISPONIBILIDADES DO ERÁRIO.
ART. 8º CASO O BENEFICIÁRIO NÃO UTILIZE A PASSAGEM NA DATA PREVISTA, ESTE ESTARÁ IMPOSSIBILITADO DE PARTICIPAR DO PROGRAMA POR NO MÍNIMO 12 (DOZE) MESES, DEVENDO AINDA JUSTIFICAR A NÃO UTILIZAÇÃO DO BILHETE.
ART. 9° AS DESPESAS COM A EXECUÇÃO DA PRESENTE LEI CORRERÃO POR CONTA DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS.ART. 10. O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI.
ART. 11. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
CABO FRIO, 6 DE JANEIRO DE 2025.
SERGIO LUIZ COSTA AZEVEDO FILHO
PREFEITO