LEI - 4115/2024

Informações da lei municipal
Data: 11/09/2024
Número: 4115
Exercício: 2024
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Array

Descrição

PROÍBE A ATIVIDADE DE GUARDADOR AUTÔNOMO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES - FLANELINHAS - EM VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.


Texto completo

LEI Nº 4.115, DE 11 DE SETEMBRO DE 2024.

(AUTOR: VEREADOR RUY SERGIO FRANÇA DE OLIVEIRA)

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO NÚMERO 4 13/12/2024

PROÍBE A ATIVIDADE DE GUARDADOR AUTÔNOMO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES - FLANELINHAS - EM VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU, EM CONFORMIDADE COM O § 7º DO ARTIGO 46, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, PROMULGO A SEGUINTE LEI:

ART. 1º FICA PROIBIDA A ATIVIDADE DE GUARDADOR AUTÔNOMO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES - FLANELINHAS - OU ASSEMELHADOS NAS VIAS E NOS LOGRADOUROS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

PARÁGRAFO ÚNICO. O EXECUTIVO MUNICIPAL DEVERÁ ELABORAR UM PLANO DE AÇÃO PARA REALIZAR A INSERÇÃO SOCIAL DOS GUARDADORES AUTÔNOMOS DE VEÍCULOS PARA EMISSÃO DE AUTORIZAÇÃO ESPECÍFICA PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE LAVADOR E GUARDADOR DE VEÍCULO AUTOMOTOR.

ART. 2º COMPETE AOS AGENTES DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL, DENTRO DE SUAS COMPETÊNCIAS, FISCALIZAR O CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NESTA LEI, PROCEDENDO A REMOÇÃO E A AUTUAÇÃO DOS QUE ESTIVEREM EXERCENDO INDEVIDAMENTE A ATIVIDADE.

ART. 3º O DESCUMPRIMENTO AO DISPOSTO NESTA LEI SUJEITARÁ O INFRATOR A MULTA ADMINISTRATIVA NO VALOR DE R$ 300,00 (TREZENTOS REAIS), APLICADA EM DOBRO EM CASO DE REINCIDÊNCIA.

§ 1º CONSTATADA A IRREGULARIDADE, O ÓRGÃO MUNICIPAL COMPETENTE RESPONSÁVEL PELA FISCALIZAÇÃO E/OU O AGENTE PÚBLICO INVESTIDO NA FUNÇÃO, LAVRARÁ AUTO DE INFRAÇÃO EM DESFAVOR DO INFRATOR, APLICANDO-LHE A MULTA PREVISTA NO CAPUT DESTE ARTIGO, CONFORME SEU CADASTRO DE PESSOA FÍSICA, SEM PREJUÍZO AOS PROCEDIMENTOS DE PERSECUÇÃO PENAL.

§ 2° SERÁ CONSIDERADO REINCIDENTE O AGENTE INFRATOR QUE PRATICAR AS CONDUTAS VEDADAS PELO ARTIGO 1º, MAIS DE UMA VEZ, NO PERÍODO DE ATÉ DOZE MESES.

§ 3º O VALOR DA MULTA REFERIDA NO CAPUT DESTE ARTIGO SERÁ ATUALIZADO ANUALMENTE PELA VARIAÇÃO DO ÍNDICE DE PREÇO AO CONSUMIDOR AMPLO (IPCA), APURADO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), OU POR OUTRO ÍNDICE QUE VIER A SUBSTITUÍ-LO.

ART. 4º COM A APLICAÇÃO DO AUTO DE INFRAÇÃO PELO AGENTE PÚBLICO, O INFRATOR TERÁ PRAZO DE 20 (VINTE) DIAS CORRIDOS PARA O PAGAMENTO DA MULTA, OU, NO MESMO PRAZO, APRESENTAR SUA DEFESA OU IMPUGNAÇÃO, QUE DEVERÁ SER OFERECIDA MEDIANTE ABERTURA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO NO PROTOCOLO-GERAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO, DIRECIONADA PARA A SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA.

PARÁGRAFO ÚNICO. EXPIRADO O PRAZO DO CAPUT DESSE ARTIGO SEM APRESENTAÇÃO DE DEFESA OU IMPUGNAÇÃO, A MULTA ADMINISTRATIVA APLICADA PREVISTA NO ARTIGO 3º, DEVERÁ SER LANÇADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA, POR MEIO DA CERTIDÃO DE DÍVIDA ATIVA (CDA).

ART. 5º A SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA DEVERÁ, POR MEIO DE PORTARIA PRÓPRIA, CRIAR UMA COMISSÃO COM NO MÍNIMO 3 (TRÊS) SERVIDORES DA REFERIDA PASTA, QUE TERÁ O PRAZO DE 20 (VINTE) DIAS PARA ELABORAÇÃO DE PARECER SOBRE O RECURSO IMPETRADO.

PARÁGRAFO ÚNICO. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA AO JULGAR O RECURSO PODERÁ SEGUIR OU NÃO O PARECER DA COMISSÃO, DEVENDO SUA DECISÃO, EM TODO CASO, SER DEVIDAMENTE FUNDAMENTADA.

ART. 6º OS VALORES ARRECADADOS A PARTIR DAS MULTAS REFERIDAS NO ARTIGO 3º DESTA LEI SERÃO DESTINADAS AO FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (FUNSEP), INSTITUÍDO PELA LEI Nº 3.935, DE 7 DE MARÇO DE 2024, OU A OUTRO QUE VIER A SUBSTITUÍ-LO.

ART. 7° O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI NO QUE COUBER.

ART. 8° ESTA LEI COMPLEMENTAR ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 11 DE SETEMBRO DE 2024.

MIGUEL FORNACIARI ALENCAR

PRESIDENTE

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0077/2024 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON