DISPÕE SOBRE O PROGRAMA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO AFOGAMENTO INFANTIL PARA PROMOVER A SEGURANÇA E REDUZIR O NÚMERO DE AFOGAMENTOS DE CRIANÇAS NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
LEI Nº 4.099, DE 27 DE AGOSTO DE 2024.
(AUTOR: VEREADOR LEONARDO MENDES DE ABRANTES)
DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO – NÚMERO 1 – 29/11/2024
DISPÕE SOBRE O PROGRAMA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO AFOGAMENTO INFANTIL PARA PROMOVER A SEGURANÇA E REDUZIR O NÚMERO DE AFOGAMENTOS DE CRIANÇAS NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU, EM CONFORMIDADE COM O § 7º DO ARTIGO 46, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, PROMULGO A SEGUINTE LEI:
ART. 1º FICA INSTITUÍDO O PROGRAMA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO AFOGAMENTO INFANTIL COM O OBJETIVO DE PROMOVER A SEGURANÇA E REDUZIR O NÚMERO DE AFOGAMENTOS DE CRIANÇAS NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART. 2º O PROGRAMA COMPREENDERÁ AS SEGUINTES AÇÕES:
I - INCENTIVO À NATAÇÃO: OFERTA DE AULAS GRATUITAS OU SUBSIDIADAS DE NATAÇÃO PARA CRIANÇAS, APOIO A PROJETOS E INICIATIVAS DE NATAÇÃO INFANTIL EM COMUNIDADES CARENTES, REALIZAÇÃO DE EVENTOS E CAMPANHAS DE INCENTIVO À PRÁTICA DA NATAÇÃO COMO ATIVIDADE RECREATIVA E DE SEGURANÇA;
II - TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, MONITORES E PROFISSIONAIS, QUE ATUEM EM LOCAIS FREQUENTADOS POR CRIANÇAS NO ATENDIMENTO EMERGENCIAL EM CASOS DE AFOGAMENTO, OFERTA DE CURSOS GRATUITOS OU SUBSIDIADOS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA A POPULAÇÃO EM GERAL;
III - CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E VEICULAÇÃO DE CAMPANHAS EDUCATIVAS SOBRE OS RISCOS DO AFOGAMENTO INFANTIL, DIRIGIDAS A CRIANÇAS, PAIS, RESPONSÁVEIS E PROFISSIONAIS ATUANTES EM LOCAIS COM PRESENÇA DE ÁGUA, DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS INFORMATIVOS IMPRESSOS E DIGITAIS SOBRE PREVENÇÃO AO AFOGAMENTO;
IV - OUTRAS MEDIDAS PREVENTIVAS: INSTALAÇÃO DE SINALIZAÇÃO ADEQUADA EM ÁREAS DE RISCO DE AFOGAMENTO, INDICANDO PROIBIÇÕES, RESTRIÇÕES E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA.
ART. 3º O PODER EXECUTIVO PODERÁ FIRMAR CONVÊNIOS E ESTABELECER PARCERIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO E A CORRETA EXECUÇÃO DOS OBJETIVOS E DIRETRIZES DESTA LEI.
ART. 4º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI.
ART. 5º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR A PARTIR DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 27 DE AGOSTO DE 2024.
MIGUEL FORNACIARI ALENCAR
PRESIDENTE