GARANTE O DIREITO INDIVIDUAL DO REGISTRO DE IMAGEM, SEM CENSURA, PARA DOCUMENTAÇÃO E COMPROVAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE VACINAS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO
REGIÃO DOS LAGOS - ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GABINETE DA PREFEITA
LEI Nº 3.810, DE 2 DE OUTUBRO DE 2023.
(AUTOR: VEREADOR LEONARDO MENDES DE ABRANTES)
PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO
EDIÇÃO Nº 789 CADERNO 1 ANO IV
DATA 05/10/2023
GARANTE O DIREITO INDIVIDUAL DO REGISTRO DE IMAGEM, SEM CENSURA, PARA DOCUMENTAÇÃO E COMPROVAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE VACINAS.
A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
ART. 1º FICA ASSEGURADA A QUALQUER CIDADÃO A GRAVAÇÃO DE IMAGENS DAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, POR QUALQUER MEIO, DESDE QUE RESPEITADA A INTIMIDADE, A VIDA PRIVADA, A HONRA E A IMAGEM DAS PESSOAS BEM COMO A MORALIDADE PÚBLICA.
§ 1º NÃO SERÁ ADMITIDA A PROIBIÇÃO DE GRAVAÇÃO DE IMAGENS POR MOTIVO DE SEGURANÇA, A NÃO SER QUANDO DECLARADO PREVIAMENTE PELA AUTORIDADE COMPETENTE, POR MOTIVO DE SEGURANÇA PÚBLICA.
§ 2º NÃO SE PODERÁ INVOCAR DIREITO À IMAGEM NOS TERMOS DO ARTIGO 20 DO CÓDIGO CIVIL QUANDO O REGISTRO TIVER O INTUITO DE DENUNCIAR:
I - ABUSO DE AUTORIDADE;
II - PREVARICAÇÃO POR SERVIDOR PÚBLICO;
III - MAL FUNCIONAMENTO DE SERVIÇO PÚBLICO.
ART. 2º EM REPARTIÇÕES PÚBLICAS OU LOCAIS COM AÇÕES DE VACINAÇÃO, É VEDADO A QUALQUER SERVIDOR IMPEDIR O REGISTRO DE IMAGENS, RESSALVADOS OS LOCAIS DE ACESSO RESTRITO, DECLARADOS PREVIAMENTE PELA AUTORIDADE COMPETENTE.
ART. 3º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DA SUA PUBLICAÇÃO.
CABO FRIO, 2 DE OUTUBRO DE 2023.
MAGDALA FURTADO
PREFEITA