DISPÕE SOBRE O CONTROLE DE PREVENÇÃO À DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO
AV. ASSUNÇÃO, 760 - SÃO BENTO - CEP: 28906-200 - CABO FRIO\\RJ
CNPJ: 29.880.739/0001-17 - TEL: (22) 2640-0700 - SITE: CABOFRIO.LEGISLATIVOMUNICIPAL.COM
LEI Nº 3.738, DE 25 DE AGOSTO DE 2023.
(AUTOR: VEREADOR ALEXANDRE MARQUES CORDEIRO)
DISPÕE SOBRE O CONTROLE DE PREVENÇÃO À DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU, EM CONFORMIDADE COM O § 7º DO ARTIGO 46, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, PROMULGO A SEGUINTE LEI:
ART. 1º FICAM INSTITUÍDAS MEDIDAS DE CONTROLE, PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZICA COORDENADAS PELA SECRETÁRIA DE SAÚDE, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
PARÁGRAFO ÚNICO. AS MEDIDAS DE CONTROLE DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA TÊM COMO OBJETIVO REDUZIR AS INFECÇÕES PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI DIMINUINDO A INCIDÊNCIA DESTAS DOENÇAS E EVITANDO SUAS LETALIDADES, MEDIANTE AS SEGUINTES MEDIDAS.
I - LEVANTAMENTO DE ÍNDICE DE INFECÇÃO;
II - EXECUÇÃO DE AÇÕES DOS AGENTES DE SAÚDE MUNICIPAIS, ATRAVÉS DE ORIENTAÇÕES SOBRE A PREVENÇÃO EM SUAS VISITAS, COM ENTREGAS DE PANFLETOS E ORIENTANDO COMO PROCEDER PARA COMBATE E PREVENÇÃO AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI;
III - GARANTIR ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA;
IV - COLETA E ENVIO DE MATERIAL BIOLÓGICO DE SUSPEITOS PARA DIAGNÓSTICOS E OU ISOLAMENTO VIRAL, CONFORME GUIAS PROTOCOLOS E OU NOTAS TÉCNICAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
ART. 2º A SECRETARIA DE SAÚDE MANTERÁ SERVIÇO PERMANENTE DE ESCLARECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS FORMAS DE PREVENÇÃO À ESTAS DOENÇAS E OUTROS VETORES TRANSMISSORES, SENDO OBRIGATÓRIO A IDENTIFICAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE.
ART. 3º AOS MUNÍCIPES E RESPONSÁVEIS PELOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS EM GERAL COMPETE ADOTAR MEDIDAS NECESSÁRIAS À MANUTENÇÃO DE SUAS PROPRIEDADES PARA DEIXÁ-LAS LIMPAS, SEM ACÚMULOS DE LIXO E DE MATERIAIS INSERVÍVEIS DE FORMA A EVITAR CONDIÇÕES QUE PROPICIEM A INSTALAÇÃO E A PROLIFERAÇÃO CAUSADORES DA DENGUE, TAIS COMO:
I - BORRACHARIAS E RECAUCHUTAGENS;
II - CEMITÉRIOS;
III - CONSTRUÇÃO CIVIL;
IV - PISCINAS;
V - TERRENOS BALDIOS;
VI - FLORICULTURAS.
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO
AV. ASSUNÇÃO, 760 - SÃO BENTO - CEP: 28906-200 - CABO FRIO\\RJ
CNPJ: 29.880.739/0001-17 - TEL: (22) 2640-0700 - SITE: CABOFRIO.LEGISLATIVOMUNICIPAL.COM
ART. 4º AS RESIDÊNCIAS BEM COMO NOS RESPECTIVOS TERRENOS EM QUE EXISTAM CAIXAS DE ÁGUA OU CISTERNAS, VASOS OU QUALQUER LOCAL QUE ACUMULE ÁGUA, FICAM OS RESPONSÁVEIS OBRIGADOS A MANTÊ-LAS PERMANENTEMENTE TAMPADAS, COM VEDAÇÃO SEGURA, IMPEDITIVA DA PROLIFERAÇÃO DE LARVAS E MOSQUITOS.
PARÁGRAFO ÚNICO. PARA FINS DA APLICAÇÃO DA PRESENTE LEI, CONSIDERAM-SE CRIADOUROS TODOS OS OBJETOS, RECIPIENTES, EQUIPAMENTOS, UTENSÍLIOS, DISPOSITIVOS, VASILHAMES, PNEUMÁTICOS, ARTEFATOS, ACESSÓRIOS SUCATAS, ITENS ARQUITETÔNICOS OU CONSTRUTIVOS INCLUSIVE OS HIDRÁULICOS, PLANTAS E OUTROS QUE CONSTITUÍDOS POR QUAISQUER TIPOS DE MATÉRIAS E DEVIDO A SUA NATUREZA SIRVAM PARA O ACÚMULO DE ÁGUA.
ART. 5º FICA CONFERIDO O PODER AOS AGENTES DE CONTROLE DE COMBATE DE ENDEMIAS, QUE DEVERÃO DEIXAR UMA NOTIFICAÇÃO PARA O PROPRIETÁRIO DO ESTABELECIMENTO OU TERRENO QUANTO A POSSÍVEL CONTAMINAÇÃO, PARA QUE NO PRAZO DE 10 (DEZ) A 45 (QUARENTA E CINCO) DIAS, DE ACORDO COM A SUA COMPLEXIDADE, TOME AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS, CASO CONTRÁRIO O ÓRGÃO COMPETENTE DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL TOMARÁ PROVIDÊNCIAS.
ART. 6° ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DA PUBLICAÇÃO.
CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 25 DE AGOSTO DE 2023.
MIGUEL FORNACIARI ALENCAR
PRESIDENTE