LEI - 3722/2023

Informações da lei municipal
Data: 16/06/2023
Número: 3722
Exercício: 2023
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Array

Descrição

CRIA O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Texto completo

LEI Nº 3.722, DE 16 DE JUNHO DE 2023.

(AUTOR: VEREADOR ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO)

CRIA O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU, EM CONFORMIDADE COM O § 7º DO ARTIGO 46, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, PROMULGO A SEGUINTE LEI:

ART.1º FICA CRIADO O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO PARA IMPLANTAR, JUNTO À SECRETARIA DE SAÚDE, O PLANO DE TRABALHO MUNICIPAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE.

ART.2º O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA EFEITO DESTA LEI É A APRENDIZAGEM NO TRABALHO, EM QUE O APRENDER E O ENSINAR SE INCORPORAM NO COTIDIANO DOS SERVIÇOS E NO TRABALHO EM SAÚDE. A EDUCAÇÃO PERMANENTE SE BASEIA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E NA POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAR AS PRÁTICAS PROFISSIONAIS, ATUANDO COMO "MULTIPLICADOR" DO CONHECIMENTO. TAL AÇÃO TEM COMO BENEFICIÁRIO O ENTE PUBLICO E, PRINCIPALMENTE, A POPULAÇÃO.

ART.3º O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE TEM POR FINALIDADE ATUAR COMO ESPAÇO DO SABER INTERINSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO, CAPACITAÇÃO, HABILITAÇÃO E EDUCAÇÃO PERMANENTE DE RECURSOS HUMANOS PARA A PREPARAÇÃO DESTES PARA O TRABALHO EM TODA A REDE MUNICIPAL HOSPITALAR.

PARÁGRAFO ÚNICO. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE É A APRENDIZAGEM NO TRABALHO, ONDE O APRENDER E O ENSINAR SE INCORPORAM NO COTIDIANO DOS SERVIÇOS E NO TRABALHO EM SAÚDE. A EDUCAÇÃO PERMANENTE SE BASEIA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E NA POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAR AS PRÁTICAS PROFISSIONAIS. ESTA PRÁTICA É ATRIBUIÇÃO NATA DE TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, CONFORME PREVISTO NA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA.

ART.4º O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE REALIZARÁ FÓRUNS PARA DISCUSSÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIO E SERÁ CONSTITUÍDO DE PROFISSIONAIS ATUANTES NAS MAIS DIVERSAS CATEGORIAS NA ÁREA DA SAÚDE TENDO A COMPOSIÇÃO MÍNIMA:

I - 01 CHEFE DE SEÇÃO DE FORMAÇÃO SUPERIOR COM FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE E EDUCAÇÃO;

II - 02 FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS DE NÍVEL MÉDIO;

III - 01 MÉDICO COM EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM EDUCAÇÃO CONTINUADA;

IV - 01 ENFERMEIRO COM EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM EDUCAÇÃO CONTINUADA;

V - 02 TÉCNICOS DE ENFERMAGEM COM EXPERIÊNCIA COMPROVADA EM EDUCAÇÃO CONTINUADA.

ART. 5º O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE TEM POR FUNÇÃO:

I - INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, TENDO EM VISTA A CORRESPONSABILIDADE PELA QUALIDADE NO ATENDIMENTO;

II - ESTIMULAR E AMPLIAR OS ESPAÇOS DE DIÁLOGO COM A POPULAÇÃO COM O INTUITO DE AUMENTAR A INFORMAÇÃO POR MEIO DE RODAS DE CONVERSA, PALESTRAS E CAMPANHAS; NO INTUITO DE UTILIZAR RACIONALMENTE OS EQUIPAMENTOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO;

III - BUSCAR PARCERIAS COM A INICIATIVA PRIVADA VISANDO A CAPACITAÇÃO DE SEUS TRABALHADORES E A DOAÇÃO DE MATERIAIS PERMANENTES PARA ATINGIR SUA SUSTENTABILIDADE;

IV - PUBLICAR AS AÇÕES POR MEIO DOS DIVERSOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, TAIS COMO INTERNET, PANFLETOS, RÁDIOS, ETC;

V - MANIFESTAR-SE SOBRE TODOS OS ASSUNTOS DE SUA COMPETÊNCIA;

VI - DEFINIR DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS AO DESENVOLVIMENTO E AO ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, NO ÂMBITO MUNICIPAL;

VII - PROPICIAR ESPAÇOS DE ESCUTA, ACOLHIMENTO E ANÁLISE DE DEMANDAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE;

VIII - PACTUAR VIABILIDADES TÉCNICAS, POLÍTICAS E ADMINISTRATIVAS PARA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, INCLUÍDAS AS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE;

IX - VIABILIZAR ARTICULAÇÕES MUNICIPAIS E REGIONAIS COM OS ÓRGÃOS FORMADORES, COORDENANDO A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, A EXTENSÃO EDUCATIVA E A AÇÃO SOCIAL DIRETA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM ARTICULAÇÃO COM O NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (NURESC) E COM AS DEMAIS INSTÂNCIAS DA REDE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE;

X - REALIZAR ARTICULAÇÃO COM INSTÂNCIAS E AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DO SUS E PRÁTICAS CORRELATAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS.

ART. 6º OS PROCESSOS DE QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES EM SAÚDE DEVEM TER COMO REFERÊNCIA AS NECESSIDADES DE SAÚDE DAS PESSOAS E POPULAÇÕES, DA GESTÃO E DO CONTROLE SOCIAL.

ART. 7º O NÚCLEO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE TEM AUTONOMIA PARA ORGANIZAR E COORDENAR AS ATIVIDADES JUNTO AOS PROFISSIONAIS DO MUNICÍPIO.

ART. 8º A DINÂMICA DE TRABALHO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE JUNTO ÀS EQUIPES SE DARÁ COM BASE NAS SEGUINTES ATIVIDADES: RODAS DE CONVERSA, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, DINÂMICAS DE GRUPO, PESQUISA/QUESTIONAMENTOS, ESTUDOS DE CASO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ATIVIDADES DE CAMPO, ATIVIDADES COM CONVIDADOS.

ART. 9º A PRESENTE LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 16 DE JUNHO DE 2023.

MIGUEL FORNACIARI ALENCAR

PRESIDENTE

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0060/2021 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON