LEI - 3511/2022

Informações da lei municipal
Data: 17/05/2022
Número: 3511
Exercício: 2022
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Array

Descrição

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROJETO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.


Texto completo

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO

REGIÃO DOS LAGOS - ESTADO DO RIO DE JANEIRO

GABINETE DO PREFEITO

LEI Nº 3.511, DE 17 DE MAIO DE 2022.

PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO

EDIÇÃO Nº 449 CADERNO 1 ANO II

DATA 19/5/2022

(AUTOR: VEREADOR DOUGLAS SERAFIM FELIZARDO) DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROJETO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

ART. 1º FICA CRIADO O PROJETO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL PARA PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM CONTATO DIRETO COM A POPULAÇÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, FISCALIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

ART. 2º TODOS OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM CONTATO DIRETO COM OS BENEFICIÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, PODERÃO RECEBER ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DURANTE E APÓS O ENFRENTAMENTO DE CRISES E SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS OU EXTREMAS.

§ 1º PARA EFEITOS DESTA LEI SÃO PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA LINHA DE FRENTE, AQUELES QUE TRABALHAM NA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS EM CONTATO DIRETO COM A POPULAÇÃO, QUAIS SEJAM:

I - PROFISSIONAIS DA SAÚDE: MÉDICOS, ENFERMEIROS, TÉCNICOS E AUXILIARES QUE TRABALHAM NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO E HOSPITAIS;

II - PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: PROFESSORES, DIRETORES, COORDENADORES E ORIENTADORES EDUCACIONAIS;

III - PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA: POLICIAIS CIVIS, POLICIAIS MILITARES, BOMBEIROS, POLICIAIS PENAIS, POLICIAIS FEDERAIS, POLICIAIS RODOVIÁRIOS FEDERAIS, AGENTES SOCIOEDUCATIVOS E GUARDAS MUNICIPAIS;

IV - PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: ASSISTENTES SOCIAIS, CUIDADOR, EDUCADORES SOCIAIS, PROFISSIONAIS MONITORES DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE ABRIGAMENTO; E

V - PROFISSIONAIS ATUANTES NA FISCALIZAÇÃO.

§ 2º PARA EFEITOS DESTA LEI, ENQUADRAM-SE COMO SITUAÇÕES DE CRISE, TRAUMÁTICAS OU EXTREMAS, AQUELAS ATIVIDADES QUE COLOCAM O PROFISSIONAL EM CONDIÇÕES DE EXTREMO ESTRESSE E RISCOS DE VIDA IMINENTE, DE FORMA CONTÍNUA E DE LONGA DURAÇÃO OU PONTUAL E DE CURTA DURAÇÃO.

ART. 3º O PROJETO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL PODERÁ SER IMPLEMENTADO NOS EQUIPAMENTOS QUE COMPÕEM A REDE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA SAÚDE, PREFERENCIALMENTE NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - CAPS, POSTOS OU ESTRATÉGIAS SAÚDE DA FAMÍLIA - OU EM LOCAL DESIGNADO PELO PODER EXECUTIVO.

ART. 4º O PROJETO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL É COMPOSTO PELA PRESTAÇÃO DE ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS, GRUPAIS, COM REALIZAÇÃO DE PALESTRAS, ESPECIALMENTE EM TREINAMENTOS DE NOVOS PROFISSIONAIS, COMO MEDIDA DE PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS PSÍQUICAS, DE TRANSTORNOS MENTAIS E NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS.

§ 1º OS ATENDIMENTOS PODEM OCORRER NA MODALIDADE REMOTA OU PRESENCIAL, DESDE QUE RESPEITADAS AS CAPACIDADES DOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS E AS CONDIÇÕES DOS BENEFICIÁRIOS.

§ 2º CABERÁ AO PODER EXECUTIVO DEFINIR:

I - AS NORMAS PARA A ORGANIZAÇÃO E O FLUXO DO ATENDIMENTO DO PROGRAMA PREVISTO NO CAPUT; E

II - OS CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO DO INGRESSO NO PROGRAMA DE QUE TRATA O CAPUT, CONTEMPLARÃO, OBRIGATORIAMENTE, OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM DIRETAMENTE NOS SEGUINTES SETORES DE COMBATE À COVID-19:

A) SAÚDE;

B) SEGURANÇA: GUARDAS MUNICIPAIS, POLICIAIS CIVIS E MILITARES;

C) FISCAIS;

D) EDUCAÇÃO; E

E) ASSISTÊNCIA SOCIAL.

ART. 5º OS BENEFICIÁRIOS DO PROJETO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DEVERÃO CUMPRIR OS SEGUINTES CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE:

I - COMPROVAÇÃO DE VÍNCULO PROFISSIONAL COM O PODER EXECUTIVO OU COM O ESTADO, MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE CARTEIRA OU CONTRATO DE TRABALHO;

II - COMPROVAÇÃO DE ATUAÇÃO PREGRESSA OU CORRENTE EM SITUAÇÃO DE CRISE, SITUAÇÃO EXTREMA OU SITUAÇÃO TRAUMÁTICA, MEDIANTE AUTODECLARAÇÃO ESCRITA OU PARECER DE UM DE SEUS SUPERIORES; E

III - DOMICILIADO E ATUANTE NA LINHA DE FRENTE AO COMBATE DA PANDEMIA DE COVID-19 NESTE MUNICÍPIO.

ART. 6º A IMPLEMENTAÇÃO, MONITORAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL SÃO DE COMPETÊNCIA DOS ÓRGÃOS ENVOLVIDOS NO EIXO DE DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE E DO SOCIAL DO PODER EXECUTIVO DE CABO FRIO, PODENDO O EXECUTIVO MUNICIPAL CRIAR COMISSÕES QUE FISCALIZEM O TRABALHO REALIZADO NESTE PROJETO.

ART. 7º OS RECURSOS PARA IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA PODERÃO SER ORIUNDOS DAS MESMAS FONTES QUE FINANCIAM OS DEMAIS SERVIÇOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS.

ART. 8º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

CABO FRIO, 17 DE MAIO DE 2022.

JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO

PREFEITO

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0508/2021 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON