LEI - 3510/2022

Informações da lei municipal
Data: 17/05/2022
Número: 3510
Exercício: 2022
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Array

Descrição

ASSEGURA AOS GRUPOS RELIGIOSOS, ÀS ENTIDADES, ÀS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E À SOCIEDADE CIVIL QUE PRESTAM ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, O DIREITO DE UTILIZAR ÁREAS E ESPAÇOS PÚBLICOS PARA PROMOVEREM ASSISTÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS ÀS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE.


Texto completo

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO

REGIÃO DOS LAGOS - ESTADO DO RIO DE JANEIRO

GABINETE DO PREFEITO

LEI Nº 3.510, DE 17 DE MAIO DE 2022.

(AUTOR: VEREADOR LEONARDO MENDES DE ABRANTES) PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO

EDIÇÃO Nº 449 CADERNO 1 ANO II

DATA 19/5/2022

ASSEGURA AOS GRUPOS RELIGIOSOS, ÀS ENTIDADES, ÀS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E À SOCIEDADE CIVIL QUE PRESTAM ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, O DIREITO DE UTILIZAR ÁREAS E ESPAÇOS PÚBLICOS PARA PROMOVEREM ASSISTÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS ÀS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

ART. 1º ESTA LEI ASSEGURA AOS GRUPOS RELIGIOSOS, ÀS ENTIDADES, ÀS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E À SOCIEDADE CIVIL QUE PRESTAM ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, O DIREITO DE UTILIZAR ÁREAS E ESPAÇOS PÚBLICOS PARA PROMOVEREM ASSISTÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS ÀS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE.

PARÁGRAFO ÚNICO. CONSIDERA-SE POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA O GRUPO POPULACIONAL HETEROGÊNEO QUE POSSUI EM COMUM A POBREZA EXTREMA, OS VÍNCULOS FAMILIARES INTERROMPIDOS OU FRAGILIZADOS E A INEXISTÊNCIA DE MORADIA CONVENCIONAL REGULAR, E QUE UTILIZA OS LOGRADOUROS PÚBLICOS E AS ÁREAS DEGRADADAS COMO ESPAÇO DE MORADIA E DE SUSTENTO, DE FORMA TEMPORÁRIA OU PERMANENTE, BEM COMO AS UNIDADES DE ACOLHIMENTO PARA PERNOITE TEMPORÁRIO OU COMO MORADIA PROVISÓRIA.

ART. 2º O MUNICÍPIO DEVERÁ PERMITIR E ASSEGURAR, NAS ÁREAS E ESPAÇOS PÚBLICOS, QUE GRUPOS RELIGIOSOS, ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DA SOCIEDADE CIVIL POSSAM PROPORCIONAR ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, EM TEMPO INTEGRAL, O DIREITO DE RECEBEREM ALIMENTOS E ASSISTÊNCIA SOCIAL.

ART. 3º EM CASO DE ABSOLUTA IMPOSSIBILIDADE EM DECORRÊNCIA DE PERIGO À INTEGRIDADE FÍSICA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA E DEVIDAMENTE FUNDAMENTADA, PODERÁ O MUNICÍPIO VEDAR, TEMPORARIAMENTE, A UTILIZAÇÃO DAS ÁREAS E ESPAÇOS PÚBLICOS PARA A DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS E ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, DESDE QUE COMUNIQUE AOS GRUPOS RELIGIOSOS, ÀS ENTIDADES, ÀS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E À SOCIEDADE CIVIL NO PRAZO MÁXIMO DE QUARENTA E OITO HORAS.

PARÁGRAFO ÚNICO. NO CASO PREVISTO NO CAPUT, DEVERÁ O MUNICÍPIO INDICAR LOCAL PRÓXIMO E APROPRIADO PARA QUE A ASSISTÊNCIA E A DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS POSSAM SER PRESTADAS.

ART. 4º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

CABO FRIO, 17 DE MAIO DE 2022.

JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO

PREFEITO

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0465/2021 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON