LEI - 3404/2021

Informações da lei municipal
Data: 14/12/2021
Número: 3404
Exercício: 2021
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Array

Descrição

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA PATRULHA MARIA DA PENHA NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Texto completo

LEI Nº 3.404, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2021.

(AUTOR: VEREADOR JOÃO ROBERTO DE JESUS DA SILVA)

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA PATRULHA MARIA DA PENHA NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

ART. 1° FICA CRIADO O PROGRAMA PATRULHA MARIA DA PENHA, QUE ATUARÁ NO ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E SERÁ REGIDO PELAS DIRETRIZES DISPOSTAS NESTA LEI E NA LEI FEDERAL Nº 11.340/2006, (LEI MARIA DA PENHA).

§ 1º O PATRULHAMENTO VISA GARANTIR A FISCALIZAÇÃO NO CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA, DA LEI MARIA DA PENHA E A EFETIVIDADE ATUANDO NA PREVENÇÃO, MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, INTEGRANDO AÇÕES, ESTABELECENDO RELAÇÃO DIRETA COM A COMUNIDADE E ASSEGURANDO O ACOMPANHAMENTO E ATENDIMENTO DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR, NESTE MUNICÍPIO.

§ 2º FICA DEFINIDO QUE A GESTÃO DO PROGRAMA PATRULHA MARIA DA PENHA SERÁ EXERCIDA PELA SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA ATRAVÉS DA GUARDA MUNICIPAL. RESSALTANDO-SE QUE O PATRULHAMENTO E AS VISITAS DEVERÃO SER FEITOS PREFERENCIALMENTE POR DUPLA DE GUARDAS MUNICIPAIS NA QUAL HAJA PELO MENOS UMA SERVIDORA DO SEXO FEMININO.

§ 3º CABERÁ AO PODER EXECUTIVO DEFINIR OS ÓRGÃOS PÚBLICOS QUE TRABALHARÃO EM CONJUNTO COM A GUARDA MUNICIPAL.

ART. 2º SÃO DIRETRIZES DO PROGRAMA PATRULHA MARIA DA PENHA:

I - INSTRUMENTALIZAR O CORPO DA GUARDA MUNICIPAL SOBRE O CAMPO DE ATUAÇÃO ACERCA DA LEI FEDERAL Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006 - LEI MARIA DA PENHA;

II - NORTEAR OS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DO PROGRAMA E AOS DEMAIS AGENTES PÚBLICOS ENVOLVIDOS PARA ATUAREM COM MAIS SENSIBILIDADE E CONHECIMENTO SOBRE A REALIDADE DAS VÍTIMAS E EXECUTAR DE FORMA CORRETA E EFICAZ O ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR, VISANDO O ATENDIMENTO CÉLERE, HUMANIZADO E QUALIFICADO;

III - QUALIFICAR A ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO NO CONTROLE, ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, DE MODO A REDUZIR A INCIDÊNCIA DESSE TIPO DE OCORRÊNCIA;

IV- GARANTIR ATENDIMENTO HUMANIZADO E INTEGRAÇÃO À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA QUE POSSUA OU NÃO MEDIDA PROTETIVA DE URGÊNCIA, OBSERVADO O RESPEITO AOS PRINCÍPIOS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, DA NÃO DISCRIMINAÇÃO E DA NÃO REVITIMIZAÇÃO;

V - VIABILIZAR A INTEGRAÇÃO DOS SERVIÇOS OFERECIDOS ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA.

PARÁGRAFO ÚNICO. O PROGRAMA PATRULHA MARIA DA PENHA ATUARÁ NA FISCALIZAÇÃO, PROTEÇÃO, PREVENÇÃO, MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA OU FAMILIAR QUE POSSUAM MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA OU NÃO, EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

ART. 3º A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA PATRULHA MARIA DA PENHA SERÁ DE RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA, EM CONSONÂNCIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER.

PARÁGRAFO ÚNICO. AS AÇÕES, FORMA DE ATENDIMENTO E ORGANIZAÇÃO INTERNA DO PROGRAMA PATRULHA MARIA DA PENHA, SERÃO FIXADAS MEDIANTE A INSTITUIÇÃO DE PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO, DEFINIÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS E PADRONIZAÇÃO DE FLUXOS ENTRE OS ÓRGÃOS QUE COORDENARÃO A PATRULHA E DEMAIS PARCEIROS RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS, PAUTANDO-SE PELAS DIRETRIZES PREVISTAS NO ART. 2° DA PRESENTE LEI.

ART. 4º A SECRETARIA MUNICIPAL DE ORDEM PÚBLICA PODERÁ FIRMAR CONVÊNIOS, ACORDOS E TERMOS DE PARCERIAS COM OS ÓRGÃOS PÚBLICOS DO ESTADO, UNIÃO E PODER JUDICIÁRIO, PODERÃO DEFINIR ATOS COMPLEMENTARES QUE AUXILIEM E GARANTAM A EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO PROGRAMA PATRULHA MARIA DA PENHA NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, DE FORMA A NÃO ONERAR A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

ART. 5º A SECRETARIA MUNICIPAL DE ORDEM PÚBLICA PODE, MEDIANTE ARTICULAÇÃO COM ÓRGÃO PÚBLICO DO MUNICÍPIO, DEFINIR ATOS COMPLEMENTARES QUE GARANTAM A EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO PROGRAMA PATRULHA MARIA DA PENHA NA CIDADE DE CABO FRIO.

ART. 6º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO PRAZO DE 90 DIAS A CONTAR DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 7° ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

CABO FRIO, 14 DE DEZEMBRO DE 2021.

JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO

PREFEITO

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0191/2021 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON