GARANTE A DISPONIBILIZAÇÃO DE ALIMENTO E/OU ÁGUA AOS ANIMAIS QUE ESTÃO NA RUA, PELOS CIDADÃOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
LEI Nº 3.334, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2021.
(AUTORA: VEREADORA CAROLINE MIDORI DA COSTA SILVA)
GARANTE A DISPONIBILIZAÇÃO DE ALIMENTO E/OU ÁGUA AOS ANIMAIS QUE ESTÃO NA RUA, PELOS CIDADÃOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
ART. 1º FICA ASSEGURADO A QUALQUER PESSOA FÍSICA OU COLABORADOR DE PESSOA JURÍDICA A FORNECER ALIMENTAÇÃO E/OU ÁGUA AOS ANIMAIS QUE ESTEJAM NA RUA EM ESPAÇO PÚBLICO.
PARÁGRAFO ÚNICO. O FORNECIMENTO DE ALIMENTO E/OU ÁGUA DEVERÁ SEGUIR OS SEGUINTES CRITÉRIOS:
I - É RECOMENDÁVEL A UTILIZAÇÃO DE VASILHAS REUTILIZÁVEIS OU A INSTALAÇÃO DE COMEDOUROS E BEBEDOUROS EM TUBOS DE PVC NOS ESPAÇOS E DE PREFERÊNCIA ONDE HAJA UMA COBERTURA PARA NÃO ESTRAGAR A RAÇÃO;
II - É RECOMENDÁVEL FORNECER AOS ANIMAIS APENAS RAÇÃO ESPECÍFICA PARA CADA ESPÉCIE;
III - OFERECER PEQUENAS PORÇÕES DE RAÇÃO AO ANIMAL, EVITANDO O ACOMETIMENTO DE TORÇÃO GÁSTRICA OU MORTE PELA INGESTÃO RÁPIDA DE ALIMENTO E ÁGUA; E
IV - CASO O ANIMAL MOSTRE-SE RELUTANTE EM INGERIR O ALIMENTO OU ÁGUA, NÃO DEVE SER PRATICADO ATO QUE O FORCE A ALIMENTAR-SE.
ART. 2º FICA VEDADO O RECOLHIMENTO DOS RECIPIENTES DE ALIMENTO E/OU ÁGUA COLOCADOS EM ESPAÇO PÚBLICO PARA OS ANIMAIS QUE ESTÃO NA RUA, POR PESSOA FÍSICA, COLABORADOR DE PESSOA JURÍDICA E/OU POR QUALQUER AGENTE DO PODER PÚBLICO.
§ 1º FICA AUTORIZADO O RECOLHIMENTO DOS RECIPIENTES POR PESSOA FÍSICA, COLABORADOR DE PESSOA JURÍDICA E/OU POR QUALQUER AGENTE DO PODER PÚBLICO, APENAS NOS CASOS EM QUE OS RECIPIENTES ESTEJAM COLOCANDO EM PERIGO A SAÚDE E BEM-ESTAR DO ANIMAL E/ OU QUANDO OFERECER DEGRADAÇÃO AO MEIO AMBIENTE.
§ 2º AO INFRATOR SERÁ APLICADA MULTA NO VALOR DE R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS), DOBRADA EM CASO DE REINCIDÊNCIA.
§ 3º O VALOR RECOLHIDO DA MULTA DEVERÁ SER DEPOSITADO EM UM FUNDO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM-ESTAR ANIMAL, A SER CRIADO PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL.
ART. 3º O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI, A CONTAR DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
ART. 4º ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
CABO FRIO, 3 DE NOVEMBRO DE 2021.
JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
PREFEITO