LEI - 2992/2018

Informações da lei municipal
Data: 27/12/2018
Número: 2992
Exercício: 2018
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
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Descrição

ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Texto completo

PREFEITURA DA CIDADE DE CABO FRIO

REGIÃO DOS LAGOS - ESTADO DO RIO DE JANEIRO

GABINETE DO PREFEITO

LEI Nº 2.992, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018.

ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃODALEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ART. 1º SÃO ESTABELECIDAS, EM CUMPRIMENTO AO DISPOSTO NO ART. 124 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, E AS NORMAS CONTIDAS NA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000, AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DO MUNICÍPIO PARA 2019, COMPREENDENDO:

I - AS METAS FISCAIS E AS PRIORIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL; II - ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL;

III - DISPOSIÇÕES SOBRE A POLÍTICA DE PESSOAL E SERVIÇOS EXTRAORDINÁRIOS;

IV- DISPOSIÇÕES SOBRE A RECEITA E ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO MUNICÍPIO; V - EQUILÍBRIO ENTRE RECEITAS E DESPESAS;

VI- CRITÉRIOS E FORMAS DE LIMITAÇÃO DE EMPENHO;

VII- NORMAS RELATIVAS AO CONTROLE DE CUSTOS E A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS FINANCIADOS COM RECURSOS DOS ORÇAMENTOS;

VIII- CONDIÇÕES E EXIGÊNCIAS PARA TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS A ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS;

IX- AUTORIZAÇÃO PARA O MUNICÍPIO AUXILIAR O CUSTEIO DE DESPESAS ATRIBUÍDAS A OUTROS ENTES DA FEDERAÇÃO;

X- PARÂMETROS PARA A ELABORAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E DO CRONOGRAMA MENSAL DE DESEMBOLSO;

XI- DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA INÍCIO DE NOVOS PROJETOS; XII - DEFINIÇÃO DAS DESPESAS CONSIDERADAS IRRELEVANTES;

XIII - INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO POPULAR; XIV - AS DISPOSIÇÕES GERAIS.

CAPÍTULO I

DAS METAS E PRIORIDADES

DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

ART. 2º EM CONSONÂNCIA COM O DISPOSTO NO ART. 165, § 2º, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, ATENDIDAS AS DESPESAS QUE CONSTITUEM OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL OU LEGAL DO MUNICÍPIO, AS AÇÕES RELATIVAS À MANUTENÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E DAS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, AS METAS E AS PRIORIDADES PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2019 CORRESPONDEM ÀS AÇÕES ESPECIFICADAS NO ANEXO DE METAS E PRIORIDADES QUE INTEGRA ESTA LEI, DE ACORDO COM OS PROGRAMAS E AÇÕES ESTABELECIDOS NA LEI N° 2.913, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 - PLANO PLURIANUAL RELATIVO AO PERÍODO DE 2018/2021, AS QUAIS TERÃO PRECEDÊNCIA NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS NA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019 E NA SUA EXECUÇÃO, NÃO SE CONSTITUINDO, TODAVIA, EM LIMITE À PROGRAMAÇÃO DAS DESPESAS.

PARÁGRAFO ÚNICO. O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA PARA 2019 DEVERÁ SER ELABORADO EM CONSONÂNCIA COM AS METAS E PRIORIDADES ESTABELECIDAS NA FORMA DO CAPUT DESTE ARTIGO.

ART. 3º A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL PODERÁ CONTER DOTAÇÕES RELATIVAS A PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS POR MEIO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS, REGULADAS PELA LEI N° 2.905, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2017, CONSUBSTANCIADA NA LEI FEDERAL Nº 11.079, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2004.

CAPÍTULO II

DAS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL

SEÇÃO I

DAS DIRETRIZES GERAIS

ART. 4º AS CATEGORIAS DE PROGRAMAÇÃO DE QUE TRATA ESTA LEI SERÃO IDENTIFICADAS POR FUNÇÕES, SUBFUNÇÕES, PROGRAMAS, ATIVIDADES, PROJETOS, OPERAÇÕES ESPECIAIS, DE ACORDO COM AS CODIFICAÇÕES DA PORTARIA SOF Nº 42/1999, DA PORTARIA INTERMINISTERIAL STN/SOF Nº 163/2001 E DA LEI N° 2.913, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 - PLANO PLURIANUAL RELATIVO AO PERÍODO DE 2018/2021.

ART. 5º OS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL DISCRIMINARÃO A DESPESA, NO MÍNIMO, POR ELEMENTO DE DESPESA, CONFORME O ART. 15 DA LEI FEDERAL Nº 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964.

ART. 6º OS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL COMPREENDERÃO A PROGRAMAÇÃO DOS PODERES DO MUNICÍPIO, SEUS FUNDOS, ÓRGÃOS, AUTARQUIAS.

ART. 7º O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA QUE O PODER EXECUTIVO ENCAMINHARÁ À CÂMARA MUNICIPAL SERÁ CONSTITUÍDO DE:

I- TEXTO DA LEI;

II- DOCUMENTOS REFERENCIADOS NOS ARTS. 2º E 22 DA LEI FEDERAL Nº 4.320, DE 1964; III - QUADROS ORÇAMENTÁRIOS CONSOLIDADOS;

IV- ANEXOS DO ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL, DISCRIMINANDO A RECEITA E A DESPESA NA FORMA DEFINIDA NESTA LEI;

V- DEMONSTRATIVOS E DOCUMENTOS PREVISTOS NO ART. 5º DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000;

PARÁGRAFO ÚNICO. ACOMPANHARÃO A PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA, ALÉM DOS DEMONSTRATIVOS EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO EM VIGOR, DEFINIDOS NO CAPUT, OS SEGUINTES DEMONSTRATIVOS:

I- DEMONSTRATIVO DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA, DE ACORDO COM O ART. 2º, INCISO IV DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000;

II- DEMONSTRATIVO DOS RECURSOS A SEREM APLICADOS NA MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E NO ENSINO FUNDAMENTAL, PARA FINS DO ATENDIMENTO DO DISPOSTO NO ART. 212 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E NO ART. 60 DO ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS - ADCT;

III- DEMONSTRATIVO DOS RECURSOS A SEREM APLICADOS NO FUNDEB - FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, PARA FINS DO ATENDIMENTO AO ART. 60 DO ADCT, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 53/2006 E RESPECTIVA LEI FEDERAL Nº 11.494, DE 2007;

IV- DEMONSTRATIVO DOS RECURSOS A SEREM APLICADOS NAS AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE, PARA FINS DO ATENDIMENTO DISPOSTO NA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 29/2000;

V- DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL, PARA FINS DO ATENDIMENTO DO DISPOSTO NO ART. 169 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E NA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000.

VI- DEMONSTRATIVO DA DÍVIDA PÚBLICA MUNICIPAL.

VII- RELAÇÃO COM OS NOMES, CARGOS E SALÁRIOS DE TODOS AQUELES QUE, SOB QUALQUER FORMA, RECEBAM DO ERÁRIO MUNICIPAL, CONFORME DETERMINA O ARTIGO 124, PARÁGRAFO 6º, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.

ART. 8º A ESTIMATIVA DA RECEITA E A FIXAÇÃO DA DESPESA, CONSTANTES DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019, SERÃO ELABORADAS A VALORES CORRENTES DO EXERCÍCIO DE 2018, PROJETADOS AO EXERCÍCIO A QUE SE REFERE.

PARÁGRAFO ÚNICO. O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ATUALIZARÁ A ESTIMATIVA DA MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS, CONSIDERANDO OS ACRÉSCIMOS DE RECEITA RESULTANTES DO CRESCIMENTO DA ECONOMIA E DA EVOLUÇÃO DE OUTRAS VARIÁVEIS QUE IMPLICAM AUMENTO DA

BASE DE CÁLCULO, BEM COMO DE ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA, DEVENDO SER GARANTIDAS, NO MÍNIMO, AS METAS DE RESULTADO PRIMÁRIO E NOMINAL ESTABELECIDAS NESTA LEI.

ART. 9º O PODER EXECUTIVO COLOCARÁ À DISPOSIÇÃO DO PODER LEGISLATIVO, NO MÍNIMO, 30 (TRINTA) DIAS ANTES DO PRAZO FINAL PARA ENCAMINHAMENTO DE SUA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA, OS ESTUDOS E AS ESTIMATIVAS DAS RECEITAS PARA O EXERCÍCIO SUBSEQUENTE, INCLUSIVE DA CORRENTE LÍQUIDA, E AS RESPECTIVAS MEMÓRIAS DE CÁLCULO.

PARÁGRAFO ÚNICO. AS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA E O PODER LEGISLATIVO, SE FOR O CASO, ENCAMINHARÃO A SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA DO PODER EXECUTIVO, ATÉ 15 (QUINZE) DIAS ANTES DO PRAZO DEFINIDO NO CAPUT, OS ESTUDOS E AS ESTIMATIVAS DAS SUAS RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO SUBSEQUENTE E AS RESPECTIVAS MEMÓRIAS DE CÁLCULO, PARA FINS DE CONSOLIDAÇÃO DA RECEITA MUNICIPAL.

ART. 10. O PODER LEGISLATIVO E AS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA ENCAMINHARÃO A SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA DO PODER EXECUTIVO, ATÉ 31 DE JULHO DE 2018, SUAS RESPECTIVAS PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS, PARA FINS DE CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA.

ART. 11. NA PROGRAMAÇÃO DA DESPESA NÃO PODERÃO SER FIXADAS DESPESAS SEM QUE ESTEJAM DEFINIDAS AS RESPECTIVAS FONTES DE RECURSOS, DE FORMA A EVITAR O COMPROMETIMENTO DO EQUILÍBRIO ORÇAMENTÁRIO ENTRE A RECEITA E A DESPESA.

ART. 12. A LEI ORÇAMENTÁRIA DISCRIMINARÁ, NOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E NAS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA RESPONSÁVEIS PELO DÉBITO, AS DOTAÇÕES DESTINADAS AO PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS JUDICIAIS EM CUMPRIMENTO AO DISPOSTO NO ART. 100 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA.

'A7 1º PARA FINS DE ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E CENTRALIZAÇÃO, OS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E AS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA SUBMETERÃO OS PROCESSOS REFERENTES AO PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS À APRECIAÇÃO DA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO.

'A7 2º OS RECURSOS ALOCADOS PARA OS FINS PREVISTOS NO CAPUT DESTE ARTIGO NÃO PODERÃO SER CANCELADOS PARA ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS COM OUTRA FINALIDADE, EXCETO NO CASO DE SALDO ORÇAMENTÁRIO REMANESCENTE OCIOSO.

SEÇÃO II

DAS DISPOSIÇÕES RELATIVAS À DÍVIDA E AO ENDIVIDAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL

ART. 13. A ADMINISTRAÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA MUNICIPAL INTERNA TEM POR OBJETIVO PRINCIPAL MINIMIZAR CUSTOS, REDUZIR O MONTANTE DA DÍVIDA PÚBLICA E VIABILIZAR FONTES ALTERNATIVAS DE RECURSOS PARA O TESOURO MUNICIPAL.

'A7 1º DEVERÃO SER GARANTIDOS, NA LEI ORÇAMENTÁRIA, OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA PAGAMENTO DA DÍVIDA.

§ 2º O MUNICÍPIO, ATRAVÉS DE SEUS ÓRGÃOS E ENTIDADES, SUBORDINAR-SE-Á ÀS NORMAS ESTABELECIDAS NA RESOLUÇÃO Nº 40/2001 DO SENADO FEDERAL, QUE DISPÕE SOBRE OS LIMITES GLOBAIS PARA O MONTANTE DA DÍVIDA PÚBLICA CONSOLIDADA E DA DÍVIDA PÚBLICA MOBILIÁRIA, EM ATENDIMENTO AO DISPOSTO NO ART. 52, INCISOS VI E IX, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA.

ART. 14. NA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2019, AS DESPESAS COM AMORTIZAÇÃO, JUROS E DEMAIS ENCARGOS DA DÍVIDA SERÃO FIXADAS COM BASE NAS OPERAÇÕES CONTRATADAS.

ART. 15. A LEI ORÇAMENTÁRIA PODERÁ CONTER AUTORIZAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO PELO PODER EXECUTIVO, A QUAL FICARÁ CONDICIONADA AO ATENDIMENTO DAS NORMAS ESTABELECIDAS NA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000, NA RESOLUÇÃO Nº 43/2001 DO SENADO FEDERAL, E À ANUÊNCIA PRÉVIA DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL.

ART. 16. A LEI ORÇAMENTÁRIA PODERÁ CONTER AUTORIZAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO POR ANTECIPAÇÃO DE RECEITA ORÇAMENTÁRIA, DESDE QUE OBSERVADO O DISPOSTO NO ART. 38 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000 E ATENDIDAS ÀS EXIGÊNCIAS ESTABELECIDAS NA RESOLUÇÃO Nº 43/2001 DO SENADO FEDERAL, SUBSISTINDO AINDA COMO CONDIÇÃO A ANUÊNCIA PRÉVIA DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL.

SEÇÃO III

DA DEFINIÇÃO DE MONTANTE E FORMA DE UTILIZAÇÃO DA RESERVA DE CONTINGÊNCIA

ART. 17. A LEI ORÇAMENTÁRIA CONTERÁ RESERVA DE CONTINGÊNCIA CONSTITUÍDA EXCLUSIVAMENTE COM RECURSOS DO ORÇAMENTO FISCAL E SERÁ EQUIVALENTE A, NO MÁXIMO, ATÉ 2,0% (DOIS POR CENTO) DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA PREVISTA NA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DE 2019, DESTINADA AO ATENDIMENTO DE PASSIVOS CONTINGENTES, OUTROS RISCOS E EVENTOS FISCAIS IMPREVISTOS E REFORÇO DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS QUE SE TORNAREM INSUFICIENTES.

CAPÍTULO III

DA POLÍTICA DE PESSOAL E DOS SERVIÇOS EXTRAORDINÁRIOS

SEÇÃO I

DAS DISPOSIÇÕES SOBRE POLÍTICA DE PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS

ART. 18. PARA FINS DE ATENDIMENTO AO DISPOSTO NO ART. 169, § 1º, I E II, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, FICAM AUTORIZADAS AS CONCESSÕES DE QUAISQUER VANTAGENS, AUMENTOS DE REMUNERAÇÃO, CRIAÇÃO DE CARGOS, EMPREGOS E FUNÇÕES, ALTERAÇÕES DE ESTRUTURA DE CARREIRAS, BEM COMO ADMISSÕES OU CONTRATAÇÕES DE PESSOAL A QUALQUER TÍTULO, DESDE QUE OBSERVADO O DISPOSTO NOS ARTS. 15, 16 E 17 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000.

'A7 1º ALÉM DE OBSERVAR ÀS NORMAS DO CAPUT, NO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2019 AS DESPESAS COM PESSOAL DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DEVERÃO ATENDER AS DISPOSIÇÕES CONTIDAS NOS ARTS. 18, 19 E 20 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000.

§ 2º SE A DESPESA TOTAL COM PESSOAL ULTRAPASSAR OS LIMITES ESTABELECIDOS NO ART. 19 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101/2000, SERÃO ADOTADAS AS MEDIDAS DE QUE TRATAM OS

'A7§ 3º E 4º DO ART. 169 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, BEM COMO A AUDITORIA DA FOLHA DE PAGAMENTO, NA DIREÇÃO DO ENXUGAMENTO DA MÁQUINA PÚBLICA, COM AMPLA PUBLICIDADE, TENDO EM VISTA A MANUTENÇÃO E/OU RECUPERAÇÃO DOS DIREITOS PREVISTOS NO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL.

SEÇÃO II

DA PREVISÃO PARA CONTRATAÇÃO EXCEPCIONAL DE HORAS EXTRAS

ART. 19. SE DURANTE O EXERCÍCIO DE 2019 A DESPESA COM PESSOAL ATINGIR O LIMITE DE QUE TRATA O PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 22 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000, O PAGAMENTO DA REALIZAÇÃO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO SOMENTE PODERÁ OCORRER QUANDO DESTINADA AO ATENDIMENTO DE RELEVANTE INTERESSE PÚBLICO QUE ENSEJEM SITUAÇÕES EMERGENCIAIS DE RISCO OU DE PREJUÍZO PARA A SOCIEDADE.

PARÁGRAFO ÚNICO. A AUTORIZAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO PARA ATENDER AS SITUAÇÕES PREVISTAS NO CAPUT DESTE ARTIGO, NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO É DE EXCLUSIVA COMPETÊNCIA DO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL E NO ÂMBITO DO PODER LEGISLATIVO É DE EXCLUSIVA COMPETÊNCIA DO PRESIDENTE DA CÂMARA.

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES SOBRE A RECEITA E ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO MUNICÍPIO

ART. 20. A ESTIMATIVA DA RECEITA QUE CONSTARÁ DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2019, COM VISTAS À EXPANSÃO DA BASE TRIBUTÁRIA E CONSEQUENTE AUMENTO DAS RECEITAS PRÓPRIAS, CONTEMPLARÁ MEDIDAS DE APERFEIÇOAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DOS TRIBUTOS MUNICIPAIS, DENTRE AS QUAIS:

I- APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE FORMAÇÃO, TRAMITAÇÃO E JULGAMENTO DOS PROCESSOS TRIBUTÁRIO-ADMINISTRATIVOS, VISANDO À RACIONALIZAÇÃO, SIMPLIFICAÇÃO E AGILIZAÇÃO;

II- APERFEIÇOAMENTO DOS SISTEMAS DE FISCALIZAÇÃO, COBRANÇA E ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS, OBJETIVANDO A SUA MAIOR EXATIDÃO;

III- APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS TRIBUTÁRIO-ADMINISTRATIVOS, POR MEIO DA REVISÃO E RACIONALIZAÇÃO DAS ROTINAS E PROCESSOS, OBJETIVANDO A MODERNIZAÇÃO, A PADRONIZAÇÃO DE ATIVIDADES, A MELHORIA DOS CONTROLES INTERNOS E A EFICIÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS;

IV- APLICAÇÃO DAS PENALIDADES FISCAIS COMO INSTRUMENTO INIBITÓRIO DA PRÁTICA DE INFRAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA.

ART. 21. A ESTIMATIVA DA RECEITA DE QUE TRATA O ARTIGO ANTERIOR LEVARÁ EM CONSIDERAÇÃO, ADICIONALMENTE, O IMPACTO DE ALTERAÇÃO NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA, COM DESTAQUE PARA:

I- ATUALIZAÇÃO DA PLANTA GENÉRICA DE VALORES DO MUNICÍPIO;

II- REVISÃO, ATUALIZAÇÃO OU ADEQUAÇÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO, SUAS ALÍQUOTAS, FORMA DE CÁLCULO, CONDIÇÕES DE PAGAMENTOS, DESCONTOS E ISENÇÕES, INCLUSIVE COM RELAÇÃO À PROGRESSIVIDADE DESTE IMPOSTO;

III- REVISÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE O USO DO SOLO, COM REDEFINIÇÃO DOS LIMITES DA ZONA URBANA MUNICIPAL;

IV- REVISÃO DA LEGISLAÇÃO REFERENTE AO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA;

V- REVISÃO DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AO IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO INTERVIVOS DE BENS IMÓVEIS E DE DIREITOS REAIS SOBRE IMÓVEIS;

VI- INSTITUIÇÃO DE TAXAS PELA UTILIZAÇÃO EFETIVA OU POTENCIAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS ESPECÍFICOS E DIVISÍVEIS, PRESTADOS AO CONTRIBUINTE OU POSTOS A SUA DISPOSIÇÃO;

VII- REVISÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE AS TAXAS PELO EXERCÍCIO DO PODER DE POLÍCIA;

VIII- REVISÃO DAS ISENÇÕES DOS TRIBUTOS MUNICIPAIS, PARA MANTER O INTERESSE PÚBLICO E A JUSTIÇA FISCAL;

IX- A INSTITUIÇÃO DE NOVOS TRIBUTOS OU A MODIFICAÇÃO, EM DECORRÊNCIA DE ALTERAÇÕES LEGAIS, DAQUELES JÁ INSTITUÍDOS.

ART. 22. O PROJETO DE LEI QUE CONCEDA OU AMPLIE INCENTIVO OU BENEFÍCIO DE NATUREZA TRIBUTÁRIA SOMENTE SERÁ APROVADO SE ATENDIDAS ÀS EXIGÊNCIAS DO ART. 14 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000.

ART. 23. NA ESTIMATIVA DAS RECEITAS DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA PODERÃO SER CONSIDERADOS OS EFEITOS DE PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA QUE ESTEJAM EM TRAMITAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL.

§ 1º CASO AS ALTERAÇÕES PROPOSTAS NÃO SEJAM APROVADAS, OU O SEJAM PARCIALMENTE, DE FORMA A NÃO PERMITIR A INTEGRALIZAÇÃO DOS RECURSOS ESPERADOS, AS DOTAÇÕES À CONTA DAS REFERIDAS RECEITAS SERÃO CANCELADAS, MEDIANTE DECRETO, NOS 30 (TRINTA) DIAS SUBSEQUENTES À PUBLICAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019.

'A7 2º NO CASO DE NÃO APROVAÇÃO DAS PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO PREVISTAS NO CAPUT DESTE ARTIGO, PODERÁ SER EFETUADA A SUBSTITUIÇÃO DAS FONTES CONDICIONADAS POR EXCESSO DE ARRECADAÇÃO DE OUTRAS FONTES, INCLUSIVE DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO, OU POR SUPERÁVIT FINANCEIRO APURADO EM BALANÇO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO ANTERIOR, ANTES DO CANCELAMENTO PREVISTO NO § 1º DESTE ARTIGO.

CAPÍTULO V

DO EQUILÍBRIO ENTRE RECEITAS E DESPESAS

ART. 24. A ELABORAÇÃO DO PROJETO, A APROVAÇÃO E A EXECUÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DO EXERCÍCIO DE 2019 SERÃO ORIENTADAS NO SENTIDO DE ALCANÇAR O SUPERÁVIT PRIMÁRIO NECESSÁRIO PARA GARANTIR UMA TRAJETÓRIA DE SOLIDEZ FINANCEIRA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, CONFORME DISCRIMINADO NO ANEXO DE METAS FISCAIS, CONSTANTE DESTA LEI.

ART. 25. OS PROJETOS DE LEI QUE IMPLIQUEM EM DIMINUIÇÃO DE RECEITA OU AUMENTO DE DESPESA DO MUNICÍPIO NO EXERCÍCIO DE 2019 DEVERÃO ESTAR ACOMPANHADOS DE DEMONSTRATIVOS QUE DISCRIMINEM O MONTANTE ESTIMADO DA DIMINUIÇÃO DA RECEITA OU DO AUMENTO DA DESPESA, PARA CADA UM DOS EXERCÍCIOS COMPREENDIDOS NO PERÍODO DE 2019 A 2020, DEMONSTRANDO A MEMÓRIA DE CÁLCULO RESPECTIVA.

PARÁGRAFO ÚNICO. NÃO SERÁ APROVADO PROJETO DE LEI QUE IMPLIQUE EM AUMENTO DE DESPESA SEM QUE ESTEJAM ACOMPANHADOS DAS MEDIDAS DEFINIDAS NOS ARTS. 16 E 17 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000.

ART. 26. AS ESTRATÉGIAS PARA BUSCA OU MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO ENTRE AS RECEITAS E DESPESAS PODERÃO LEVAR EM CONTA AS SEGUINTES MEDIDAS:

I- PARA ELEVAÇÃO DAS RECEITAS:

A)A IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS PREVISTAS NOS ARTS. 20 E 21 DESTA LEI;

B)ATUALIZAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO DO CADASTRO IMOBILIÁRIO;

C)CHAMAMENTO GERAL DOS CONTRIBUINTES INSCRITOS NA DÍVIDA ATIVA.

II- PARA REDUÇÃO DAS DESPESAS:

A)UTILIZAÇÃO DA MODALIDADE DE LICITAÇÃO DENOMINADA PREGÃO E IMPLANTAÇÃO DE RIGOROSA PESQUISA DE PREÇOS, DE FORMA A REDUZIR CUSTOS DE TODA E QUALQUER COMPRA E EVITAR A CARTELIZAÇÃO DOS FORNECEDORES;

B)REVISÃO GERAL DAS GRATIFICAÇÕES CONCEDIDAS AOS SERVIDORES.

CAPÍTULO VI

DOS CRITÉRIOS E FORMAS DE LIMITAÇÃO DE EMPENHO

ART. 27. NA HIPÓTESE DE OCORRÊNCIA DAS CIRCUNSTÂNCIAS ESTABELECIDAS NO CAPUT DO ART. 9º, E NOS ARTS. 31, § 1º, II, DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000, O PODER EXECUTIVO E O PODER LEGISLATIVO PROCEDERÃO À RESPECTIVA LIMITAÇÃO DE EMPENHO E DE MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, CALCULADA DE FORMA PROPORCIONAL À PARTICIPAÇÃO DOS PODERES NO TOTAL DAS DOTAÇÕES INICIAIS CONSTANTES DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019, UTILIZANDO PARA TAL FIM AS COTAS ORÇAMENTÁRIAS E FINANCEIRAS.

§ 1º EXCLUEM-SE DA LIMITAÇÃO PREVISTA NO CAPUT DESTE ARTIGO: I - AS DESPESAS COM PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS;

II- AS DESPESAS COM BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS;

III- AS DESPESAS COM AMORTIZAÇÃO, JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA; IV - AS DESPESAS COM PASEP;

V - AS DESPESAS COM O PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS E SENTENÇAS JUDICIAIS; VI - AS DEMAIS DESPESAS QUE CONSTITUAM OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL E LEGAL.

'A7 2º O PODER EXECUTIVO COMUNICARÁ AO PODER LEGISLATIVO O MONTANTE QUE LHE CABERÁ TORNAR INDISPONÍVEL PARA EMPENHO E MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, CONFORME PROPORÇÃO ESTABELECIDA NO CAPUT DESTE ARTIGO.

§ 3º OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO, COM BASE NA COMUNICAÇÃO DE QUE TRATA O § 2º DESTE ARTIGO, EMITIRÃO E PUBLICARÃO ATO PRÓPRIO ESTABELECENDO OS MONTANTES QUE CABERÃO AOS RESPECTIVOS ÓRGÃOS E ENTIDADES NA LIMITAÇÃO DO EMPENHO E DA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA.

'A7 4º SE VERIFICADO, AO FINAL DE UM BIMESTRE, QUE A REALIZAÇÃO DA RECEITA NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA GARANTIR O EQUILÍBRIO DAS CONTAS PÚBLICAS, ADOTAR-SE-ÃO AS MESMAS MEDIDAS PREVISTAS NESTE ARTIGO.

CAPÍTULO VII

DAS NORMAS RELATIVAS AO CONTROLE DE CUSTOS E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS FINANCIADOS

COM RECURSOS DOS ORÇAMENTOS

ART. 28. O PODER EXECUTIVO REALIZARÁ ESTUDOS VISANDO À DEFINIÇÃO DE SISTEMA DE CONTROLE DE CUSTOS E A AVALIAÇÃO DO RESULTADO DOS PROGRAMAS DE GOVERNO.

ART. 29. ALÉM DE OBSERVAR AS DEMAIS DIRETRIZES ESTABELECIDAS NESTA LEI, À ALOCAÇÃO DOS RECURSOS NA LEI ORÇAMENTÁRIA E EM SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS, BEM COMO A RESPECTIVA EXECUÇÃO, SERÃO FEITAS DE FORMA A PROPICIAR O CONTROLE DE CUSTOS E A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE GOVERNO.

§ 1º A LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019 E SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS DEVERÃO AGREGAR TODAS AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS NECESSÁRIAS AO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DOS RESPECTIVOS PROGRAMAS, SENDO QUE AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE NÃO CONTRIBUÍREM PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROGRAMA ESPECÍFICO DEVERÃO SER AGREGADAS NUM PROGRAMA DENOMINADO APOIO ADMINISTRATIVO OU DE FINALIDADE SEMELHANTE.

'A7 2º MERECERÁ DESTAQUE O APRIMORAMENTO DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL, POR INTERMÉDIO DA MODERNIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE INTERNO.

'A7 3º O PODER EXECUTIVO PROMOVERÁ AMPLO ESFORÇO DE REDUÇÃO DE CUSTOS, OTIMIZAÇÃO DE GASTOS E REORDENAMENTO DE DESPESAS DO SETOR PÚBLICO MUNICIPAL, SOBRETUDO PELO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS E SOCIAIS.

§ 4º EM ATENDIMENTO A LEI COMPLEMENTAR Nº 30/2017, O PODER LEGISLATIVO DEVERÁ PROMOVER A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO, NOS MOLDES DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE.

CAPÍTULO VIII

DAS CONDIÇÕES E EXIGÊNCIAS PARA TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS A ENTIDADE PÚBLICAS E PRIVADAS

ART. 30. É VEDADA A INCLUSÃO, NA LEI ORÇAMENTÁRIA E EM SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS, DE DOTAÇÕES A TÍTULO DE SUBVENÇÕES SOCIAIS, RESSALVADAS AS AUTORIZADAS MEDIANTE LEI ESPECÍFICA QUE SEJAM DESTINADAS:

I- ÀS ENTIDADES QUE PRESTEM ATENDIMENTO DIRETO AO PÚBLICO, DE FORMA GRATUITA, NAS ÁREAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE, EDUCAÇÃO OU CULTURA;

II- ÀS ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS QUE REALIZEM ATIVIDADES DE NATUREZA CONTINUADA;

III- ÀS ENTIDADES QUE TENHAM SIDO DECLARADAS POR LEI COMO SENDO DE UTILIDADE

PÚBLICA.

PARÁGRAFO ÚNICO. PARA HABILITAR-SE AO RECEBIMENTO DE SUBVENÇÕES SOCIAIS, A ENTIDADE PRIVADA SEM FINS LUCRATIVOS DEVERÁ APRESENTAR DECLARAÇÃO DE REGULAR FUNCIONAMENTO, EMITIDA NO EXERCÍCIO DE 2019 POR, NO MÍNIMO, UMA AUTORIDADE LOCAL, E COMPROVANTE DA REGULARIDADE DO MANDATO DE SUA DIRETORIA.

ART. 31. É VEDADA A INCLUSÃO, NA LEI ORÇAMENTÁRIA E EM SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS, DE DOTAÇÕES A TÍTULO DE AUXÍLIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA ENTIDADES PÚBLICAS E/OU PRIVADAS, RESSALVADAS AS AUTORIZADAS MEDIANTE LEI ESPECÍFICA E DESDE QUE SEJAM:

I- DE ATENDIMENTO DIRETO E GRATUITO AO PÚBLICO, VOLTADAS PARA AS AÇÕES RELATIVAS AO ENSINO, SAÚDE, CULTURA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, AGROPECUÁRIA E DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE;

II- ASSOCIAÇÕES OU CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS, CONSTITUÍDOS EXCLUSIVAMENTE POR ENTES PÚBLICOS, LEGALMENTE INSTITUÍDOS E SIGNATÁRIOS DE CONTRATO DE GESTÃO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, E QUE PARTICIPEM DA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS MUNICIPAIS.

ART. 32. É VEDADA A INCLUSÃO, NA LEI ORÇAMENTÁRIA E EM SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS, DE DOTAÇÕES A TÍTULO DE CONTRIBUIÇÕES PARA ENTIDADES PRIVADAS DE FINS LUCRATIVOS, RESSALVADAS AS INSTITUÍDAS POR LEI ESPECÍFICA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO QUE SEJAM DESTINADAS AOS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL.

ART. 33. É VEDADA A INCLUSÃO, NA LEI ORÇAMENTÁRIA E EM SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS, DE DOTAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA FINANCEIRA A OUTRO ENTE DA FEDERAÇÃO, EXCETO PARA ATENDER AS SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM CLARAMENTE O ATENDIMENTO DE INTERESSES LOCAIS OBSERVADOS AS EXIGÊNCIAS DO ART. 25 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000.

ART. 34. AS ENTIDADES BENEFICIADAS COM OS RECURSOS PÚBLICOS PREVISTOS NESTE CAPÍTULO, A QUALQUER TÍTULO, SUBMETER-SE-ÃO À FISCALIZAÇÃO DO PODER EXECUTIVO COM A FINALIDADE DE VERIFICAR O CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS PARA OS QUAIS RECEBERAM OS RECURSOS.

ART. 35. AS TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS ÀS ENTIDADES PREVISTAS NOS ARTS. 29 A 32 DESTE CAPÍTULO DEVERÃO SER PRECEDIDAS DA APROVAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO E DA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO, DEVENDO SER OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DE TAIS INSTRUMENTOS AS EXIGÊNCIAS DO ART. 116 DA LEI FEDERAL Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993, OU DE OUTRA LEI QUE VIER A SUBSTITUÍ-LA OU ALTERÁ-LA.

§ 1º COMPETE AO ÓRGÃO OU ENTIDADE CONCEDENTE O ACOMPANHAMENTO DA REALIZAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO EXECUTADO COM RECURSOS TRANSFERIDOS PELO MUNICÍPIO.

'A7 2º É VEDADA A CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO COM ENTIDADE EM SITUAÇÃO IRREGULAR COM O MUNICÍPIO, EM DECORRÊNCIA DE TRANSFERÊNCIA FEITA ANTERIORMENTE.

§ 3º EXCETUAM-SE DO CUMPRIMENTO DOS DISPOSITIVOS LEGAIS A QUE SE REFERE O CAPUT DESTE ARTIGO AS CAIXAS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO QUE RECEBEREM RECURSOS DIRETAMENTE DO GOVERNO FEDERAL POR MEIO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA - PDDE.

ART. 36. É VEDADA A DESTINAÇÃO, NA LEI ORÇAMENTÁRIA E EM SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS, DE RECURSOS PARA DIRETAMENTE COBRIR NECESSIDADES DE PESSOAS FÍSICAS, RESSALVADAS AS QUE ATENDAM AS EXIGÊNCIAS DO ART. 26 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000 E SEJAM OBSERVADAS AS CONDIÇÕES DEFINIDAS NA LEI ESPECÍFICA.

PARÁGRAFO ÚNICO. AS NORMAS DO CAPUT DESTE ARTIGO NÃO SE APLICAM A AJUDA A PESSOAS FÍSICAS CUSTEADAS PELOS RECURSOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS E SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SUAS.

ART. 37. A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DE UMA ENTIDADE PARA OUTRA, INCLUSIVE DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA PARA AS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA E PARA A CÂMARA MUNICIPAL, FICA LIMITADA AO VALOR PREVISTO NA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL E EM SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS.

PARÁGRAFO ÚNICO. O AUMENTO DA TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS DE UMA ENTIDADE PARA OUTRA SOMENTE PODERÁ OCORRER MEDIANTE PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA, CONFORME DETERMINA O ART. 167, INCISO VI DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA.

CAPÍTULO IX

DA AUTORIZAÇÃO PARA O MUNICÍPIO AUXILIAR NO CUSTEIO DE DESPESAS DE COMPETÊNCIA DE OUTROS ENTES DA FEDERAÇÃO

ART. 38. É PERMITIDA A INCLUSÃO, NA LEI ORÇAMENTÁRIA E EM SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS, DE DOTAÇÕES PARA QUE O MUNICÍPIO CONTRIBUA PARA O CUSTEIO DE DESPESAS DE COMPETÊNCIA DE OUTRO ENTE DA FEDERAÇÃO, DESDE QUE AUTORIZADAS MEDIANTE LEI ESPECÍFICA E QUE SEJAM DESTINADAS AO ATENDIMENTO DAS SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM CLARAMENTE O INTERESSE LOCAL.

PARÁGRAFO ÚNICO. A REALIZAÇÃO DA DESPESA DEFINIDA NO CAPUT DESTE ARTIGO DEVERÁ SER PRECEDIDA DA APROVAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO E DA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO, DE ACORDO COM O ART. 116 DA LEI FEDERAL Nº 8.666, DE 1993.

CAPÍTULO X

DOS PARÂMETROS PARA A ELABORAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E DO CRONOGRAMA MENSAL DE DESEMBOLSO

ART. 39. O PODER EXECUTIVO ESTABELECERÁ POR ATO PRÓPRIO, ATÉ 30 (TRINTA) DIAS APÓS A PUBLICAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019, AS METAS BIMESTRAIS DE ARRECADAÇÃO, A PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E O CRONOGRAMA MENSAL DE DESEMBOLSO, RESPECTIVAMENTE, NOS TERMOS DOS ARTS. 8º E 13º DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000.

'A7 1º PARA ATENDER AO CAPUT DESTE ARTIGO, AS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA E O PODER LEGISLATIVO ENCAMINHARÃO AO ÓRGÃO CENTRAL DE CONTABILIDADE DO MUNICÍPIO, ATÉ

15 (QUINZE) DIAS APÓS A PUBLICAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019, OS SEGUINTES DEMONSTRATIVOS:

I- AS METAS MENSAIS DE ARRECADAÇÃO DE RECEITAS, DE FORMA A ATENDER O DISPOSTO NO ART. 13 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000;

II- A PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA DAS DESPESAS, NOS TERMOS DO ART. 8º DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000;

III- O CRONOGRAMA MENSAL DE DESEMBOLSO, INCLUÍDOS OS PAGAMENTOS DOS RESTOS A PAGAR, NOS TERMOS DO ART. 8º DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000.

'A7 2º O PODER EXECUTIVO DEVERÁ DAR PUBLICIDADE ÀS METAS BIMESTRAIS DE ARRECADAÇÃO, À PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E AO CRONOGRAMA MENSAL DE DESEMBOLSO, NO ÓRGÃO OFICIAL DE PUBLICAÇÃO DO MUNICÍPIO ATÉ 30 (TRINTA) DIAS APÓS A PUBLICAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019.

§ 3º A PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E O CRONOGRAMA MENSAL DE DESEMBOLSO DE QUE TRATA O CAPUT DESTE ARTIGO DEVERÃO SER ELABORADOS DE FORMA A GARANTIR O CUMPRIMENTO DA META DE RESULTADO PRIMÁRIO ESTABELECIDA NESTA LEI.

CAPÍTULO XI

DA DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA INÍCIO DE NOVOS PROJETOS

ART. 40. ALÉM DA OBSERVÂNCIA DAS METAS E PRIORIDADES DEFINIDAS NOS TERMOS DO ART. 2º DESTA LEI, A LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019 E SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS, OBSERVADO O DISPOSTO NO ART. 45 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000, SOMENTE INCLUIRÃO PROJETOS NOVOS SE:

I- ESTIVEREM COMPATÍVEIS COM O PLANO PLURIANUAL DE 2018/2021 E COM AS NORMAS DESTA LEI;

II- AS DOTAÇÕES CONSIGNADAS ÀS OBRAS JÁ INICIADAS FOREM SUFICIENTES PARA O ATENDIMENTO DE SEU CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO;

III- ESTIVEREM PRESERVADOS OS RECURSOS NECESSÁRIOS À CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

PÚBLICO;

IV- OS RECURSOS ALOCADOS DESTINAREM-SE A CONTRAPARTIDAS DE RECURSOS FEDERAIS, ESTADUAIS OU DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO.

PARÁGRAFO ÚNICO. CONSIDERA-SE PROJETO EM ANDAMENTO PARA OS EFEITOS DESTA LEI, AQUELE CUJA EXECUÇÃO INICIAR-SE ATÉ A DATA DE ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DE 2019, CUJO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ULTRAPASSE O TÉRMINO DO EXERCÍCIO DE 2019.

CAPÍTULO XII

DA DEFINIÇÃO DAS DESPESAS CONSIDERADAS IRRELEVANTES

ART. 41. PARA FINS DO DISPOSTO NO §3° DO ART. 16 DA LEI COMPLEMENTAR 101/2000, SÃO CONSIDERADAS COMO IRRELEVANTES AS DESPESAS DE VALOR INFERIOR À R$17.000,00(DEZESSETE MIL REAIS) PARA AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS E INFERIOR À R$33.000,00(TRINTA E TRÊS MIL REAIS) PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA.

CAPÍTULO XIII

DO INCENTIVO A PARTICIPAÇÃO POPULAR

ART. 42. O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO, RELATIVO AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2019, DEVERÁ ASSEGURAR A TRANSPARÊNCIA NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO.

PARÁGRAFO ÚNICO. O PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA IMPLICA, ALÉM DA OBSERVÂNCIA DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA PUBLICIDADE, NA UTILIZAÇÃO DOS MEIOS DISPONÍVEIS PARA GARANTIR O EFETIVO ACESSO DOS MUNÍCIPES ÀS INFORMAÇÕES RELATIVAS AO ORÇAMENTO.

ART. 43. SERÁ ASSEGURADA AO CIDADÃO A PARTICIPAÇÃO NAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS, CONFORME DEFINIDO NO ART. 9º, § 4º, DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000, OCASIÃO EM QUE O PODER EXECUTIVO DEMONSTRARÁ O COMPORTAMENTO DAS METAS PREVISTAS NESTA LEI.

CAPÍTULO XIV

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

ART. 44. O PODER EXECUTIVO PODERÁ, MEDIANTE DECRETO, TRANSPOR, REMANEJAR, TRANSFERIR OU UTILIZAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, AS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS APROVADAS NA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019 E EM SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS, EM DECORRÊNCIA DE EXTINÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, TRANSFERÊNCIA, INCORPORAÇÃO OU DESMEMBRAMENTO DE ÓRGÃOS E ENTIDADES, BEM COMO DE ALTERAÇÕES DE SUAS COMPETÊNCIAS OU ATRIBUIÇÕES, MANTIDA A ESTRUTURA PROGRAMÁTICA, EXPRESSA POR CATEGORIA DE PROGRAMAÇÃO, CONFORME DEFINIDA NO ART. 4º, DESTA LEI.

'A7 1º AS CATEGORIAS DE PROGRAMAÇÃO, APROVADAS NA LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019 E EM SEUS CRÉDITOS ADICIONAIS, PODERÃO SER MODIFICADAS, POR MEIO DE DECRETO, PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DE EXECUÇÃO, DESDE QUE VERIFICADA A INVIABILIDADE TÉCNICA, OPERACIONAL OU ECONÔMICA DA EXECUÇÃO DO CRÉDITO, CRIANDO, QUANDO NECESSÁRIO, NOVAS NATUREZAS DE DESPESA.

'A7 2º AS MODIFICAÇÕES A QUE SE REFERE ESTE ARTIGO TAMBÉM PODERÃO OCORRER QUANDO DA ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES AUTORIZADOS NA LEI ORÇAMENTÁRIA, OS QUAIS DEVERÃO SER ABERTOS MEDIANTE DECRETO DO PODER EXECUTIVO.

ART. 45. A ABERTURA DE CRÉDITOS SUPLEMENTARES E ESPECIAIS DEPENDERÁ DE PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA E DA EXISTÊNCIA DE RECURSOS DISPONÍVEIS PARA COBRIR A DESPESA, NOS TERMOS DA LEI FEDERAL Nº 4.320, DE 1964 E DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA.

§ 1º SUPRIMIDO.

'A7 2º ACOMPANHARÃO OS PROJETOS DE LEI RELATIVOS A CRÉDITOS ADICIONAIS EXPOSIÇÕES DE MOTIVOS CIRCUNSTANCIADAS QUE OS JUSTIFIQUEM E QUE INDIQUEM AS CONSEQUÊNCIAS DOS CANCELAMENTOS DE DOTAÇÕES PROPOSTOS.

ART. 46. A REABERTURA DOS CRÉDITOS ESPECIAIS E EXTRAORDINÁRIOS, CONFORME DISPOSTO NO ART. 167, § 2º, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, SERÁ EFETIVADA MEDIANTE DECRETO DO CHEFE

DO EXECUTIVO MUNICIPAL, UTILIZANDO OS RECURSOS PREVISTOS NO ART. 43 DA LEI FEDERAL Nº 4.320, DE 1964.

ART. 47. O PODER EXECUTIVO PODERÁ ENCAMINHAR MENSAGEM AO PODER LEGISLATIVO PARA PROPOR MODIFICAÇÕES NO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL ENQUANTO NÃO INICIADA A SUA VOTAÇÃO, NO TOCANTE AS PARTES CUJA ALTERAÇÃO É PROPOSTA.

ART. 48. SE O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019 NÃO FOR SANCIONADO PELO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2019, A PROGRAMAÇÃO DELE CONSTANTE PODERÁ SER EXECUTADA PARA O ATENDIMENTO DAS SEGUINTES DESPESAS:

I - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS; II - BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS;

III - AMORTIZAÇÃO, JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA; IV - FGTS - PASEP;

V- DEMAIS DESPESAS QUE CONSTITUEM OBRIGAÇÕES CONSTITUCIONAIS OU LEGAIS DO MUNICÍPIO;

VI- OUTRAS DESPESAS CORRENTES DE CARÁTER INADIÁVEL;

VII- E AS DESPESAS DE EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS EM CUMPRIMENTO AO PLANO DE TRABALHO.

'A7 1º AS DESPESAS DESCRITAS NO INCISO VI DESTE ARTIGO ESTÃO LIMITADAS À 1/12 (UNS DOZE AVOS) DO TOTAL DE CADA AÇÃO PREVISTA NO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019, MULTIPLICADO PELO NÚMERO DE MESES DECORRIDOS ATÉ A SANÇÃO DA RESPECTIVA LEI.

§ 2º NA EXECUÇÃO DE OUTRAS DESPESAS CORRENTES DE CARÁTER INADIÁVEL, A QUE SE REFERE O INCISO VI DO CAPUT DESTE ARTIGO, O ORDENADOR DE DESPESA PODERÁ CONSIDERAR OS VALORES CONSTANTES DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2019 PARA FINS DO CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NO ART. 16 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000.

ART. 49. A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL CONTERÁ AUTORIZAÇÃO PARA ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS E CONTRATAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITOS, AINDA QUE POR ANTECIPAÇÃO DE RECEITA EM CONFORMIDADE COM O ART. 209, § 8º, DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL.

ART. 50. VERIFICADO EVENTUAL SALDO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO QUE NÃO SERÁ UTILIZADO ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2019, PODERÃO SER OFERECIDOS TAIS RECURSOS, DEFINIDO ESPECIFICAMENTE A SUA DESTINAÇÃO PARA FONTE 0 APENAS PARA ÁREAS SOCIAIS, COMO FONTE PARA ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS PELO PODER EXECUTIVO.

ART. 51. AS EMENDAS AO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA APRESENTADAS PELO PODER LEGISLATIVO OBSERVARÃO O DISPOSTO NOS ARTS. 124, 125 E 126 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, OBEDECIDOS, EM QUALQUER CASO, OS LIMITES PREVISTOS NA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000, E DEVERÃO SER PROCESSADAS, PELA CÂMARA MUNICIPAL, NA FORMA E CONTEÚDO ESTABELECIDOS NESTA LEI.

ART. 52. NÃO PODERÃO SER FIXADAS DESPESAS EM DESACORDO COM OS DITAMES DESTA LEI E SEM QUE ESTEJAM DEFINIDAS AS FONTES DE RECURSOS DISPONÍVEIS.

ART. 53. CABE AO ORDENADOR DA DESPESA O CUMPRIMENTO DAS DISPOSIÇÕES CONTIDAS NOS ARTS. 16 E 17 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000.

ART. 54. O PODER EXECUTIVO IMPLEMENTARÁ MEDIDAS DESTINADAS A AGILIZAR, RACIONALIZAR, OPERACIONALIZAR E MANTER O EQUILÍBRIO NA EXECUÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA.

ART. 55. EM ATENDIMENTO AO DISPOSTO NO ART. 4º, §§ 1º, 2º E 3º DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 2000, INTEGRAM ESTA LEI OS SEGUINTES ANEXOS:

I - ANEXO I - METAS FISCAIS (DEMONSTRATIVOS 2019); II - ANEXO II - METAS E PRIORIDADES 2019;

III - ANEXO III - RISCOS FISCAIS 2019.

ART. 56. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

CABO FRIO, 27 DE DEZEMBRO DE 2018.

ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENO

PREFEITO

MUNICÍPIO: CABO FRIO - RJ

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2019 ANEXO I METAS FISCAIS

METAS ANUAIS

AMF - TABELA 1 (LRF, ART. 4º, § 1º) DEMONSTRATIVO IR$ 1,00

ESPECIFICAÇÃO201920202021VALORVALOR% PIBVALORVALOR% PIBVALORVALOR% PIB (C / PIB) X 100CORRENTE (A)CONSTANTE(A / PIB) X 100CORRENTE (B)CONSTANTE(B / PIB) X 100CORRENTE (C)CONSTANTERECEITA TOTAL885.014.146,06836.338.368,030,134917.724.995,26867.250.120,520,131954.033.995,07901.562.125,340,132RECEITAS PRIMÁRIAS (I)880.065.744,72831.662.128,760,133912.578.657,86862.386.831,680,130948.681.804,18896.504.304,950,132DESPESA TOTAL885.014.146,06836.338.368,030,134912.578.657,86867.250.120,520,130953.319.706,43901.562.125,340,132DESPESAS PRIMÁRIAS (II)873.649.146,06825.598.443,030,132905.905.395,26856.080.598,520,129941.741.611,07889.945.822,460,131RESULTADO PRIMÁRIO (III) = (I - II)6.416.598,666.063.685,730,0016.673.262,616.306.233,160,0016.940.193,116.558.482,490,001RESULTADO NOMINAL(10.730.000,00)(10.139.850,00)(0,002)(11.159.200,00)(10.545.444,00)(0,002)(11.605.568,00)(10.967.261,76)(0,002)DÍVIDA PÚBLICA CONSOLIDADA502.381.454,01474.750.474,040,076491.651.454,01464.610.624,040,070480.045.886,01453.643.362,280,067DÍVIDA CONSOLIDADA LÍQUIDA448.381.454,01423.720.474,040,068437.651.454,01413.580.624,040,063426.045.886,01402.613.362,280,059FONTE: RRO 6º BIMESTRE 2017

PARÂMETROS MACROECONÔMICOS 2017-2021ESPECIFICAÇÃO20172018201920202021PIB NACIONAL (VARIAÇÃO %)0,81,13,003,003,00TAXA DE CAMBIO (R$/U$$ )1,731,813,413,413,41IGP-DI (VARIAÇÃO % ANUAL)5,15,004,254,254,25IPCA (VARIAÇÃO % ANUAL)5,25,503,703,703,70TAXA SELIC98,756,258,008,00PIB (VALOR ABSOLUTO EM R$ MILHÕES)6.600.000.000,006.600.000.0006.798.000.000,0007.001.940.000,0007.211.998.200FONTE: BOLETIM FOCUS / BANCO CENTRAL DO BRASIL - 06/04/2018 E PROJEÇÃO DO PIB FMI EM U$ EM 05/04/2018 = R$ 3,41

ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENOANTÔNIO CARLOS NASCIMENTO VIEIRA

PREFEITO MUNICIPALSECRETÁRIO DE FAZENDA

MUNICÍPIO: CABO FRIO - RJ

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2019

ANEXO I METAS FISCAIS

METAS FISCAIS ATUAIS COMPARADAS COM AS FIXADAS NOS TRÊS EXERCÍCIOS ANTERIORES

AMF - TABELA 3 (LRF, ART.4º, §2º, INCISO II) DEMONSTRATIVO III

R$ 1,00

ESPECIFICAÇÃOVALORES A PREÇOS CORRENTES20162017%2018%2019 %2020%2021%RECEITA TOTAL599.091.486,10774.078.090,409%845.321.745,695%885.014.146,064%917.724.995,264%954.033.995,075%RECEITAS PRIMÁRIAS (I)590.669.772,80765.949.969,009%838.274.071,535%880.065.744,724%912.578.657,864%948.681.804,185%DESPESA TOTAL544.739.135,80831.489.111,502%845.321.745,695%885.014.146,064%917.724.995,264%954.033.995,075%DESPESAS PRIMÁRIAS (II)544.739.135,80831.489.111,500%832.000.280,695%873.649.146,064%905.905.395,264%941.741.611,075%RESULTADO PRIMÁRIO (III) = (I - II)45.930.637,00(65.539.142,50)-110%6.273.790,842%6.416.598,664%6.673.262,614%6.940.193,115%RESULTADO NOMINAL(10.897.049,42)131.078.285,00-109%(12.159.325,00)-12%(10.730.000,00)4%(11.159.200,00)4%(11.605.568,00)5%DÍVIDA PÚBLICA CONSOLIDADA141.860.853,42488.346.542,260%488.346.542,263%502.381.454,01-2%491.651.454,01-2%480.045.886,015%DÍVIDA CONSOLIDADA LÍQUIDA67.863.636,98391.242.690,8016%453.346.542,26-1%448.381.454,01-2%437.651.454,01-3%426.045.886,015%

ESPECIFICAÇÃOVALORES A PREÇOS CONSTANTES20162017%2018%2019%2020%2021%RECEITA TOTAL569.136.911,80735.374.185,889%803.055.658,414%836.338.368,034%867.250.120,524%901.562.125,345%RECEITAS PRIMÁRIAS (I)561.136.284,16727.652.470,559%796.360.367,954%831.662.128,764%862.386.831,684%896.504.304,955%DESPESA TOTAL517.502.179,01789.914.655,932%803.055.658,414%836.338.368,034%867.250.120,524%901.562.125,345%DESPESAS PRIMÁRIAS (II)517.502.179,01789.914.655,930%790.400.266,664%825.598.443,034%856.080.598,524%889.945.822,465%RESULTADO PRIMÁRIO (III) = (I - II)43.634.105,15(62.262.185,38)-110%5.960.101,302%6.063.685,734%6.306.233,164%6.558.482,495%RESULTADO NOMINAL(10.352.196,95)124.524.370,75-109%(11.551.358,75)-12%(10.139.850,00)4%(10.545.444,00)4%(10.967.261,76)5%DÍVIDA PÚBLICA CONSOLIDADA134.767.810,75463.929.215,150%463.929.215,152%474.750.474,04-2%464.610.624,04-2%453.643.362,285%DÍVIDA CONSOLIDADA LÍQUIDA64.470.455,13371.680.556,2616%430.679.215,15-2%423.720.474,04-2%413.580.624,04-3%402.613.362,285%FONTE: PROJEÇÃO DE RECEITA 2019/2021 E RRO 6º BIMESTRE 2017

ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENOANTÔNIO CARLOS NASCIMENTO VIEIRA

PREFEITO MUNICIPALSECRETÁRIO DE FAZENDA

MUNICÍPIO: CABO FRIO - RJ

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2019 ANEXO I METAS FISCAIS

AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO ANTERIOR

AMF - TABELA 2 (LRF, ART. 4º, §2º, INCISO I) DEMONSTRATIVO IIR$ 1,00

ESPECIFICAÇÃO METAS PREVISTAS EM 2017 (A) % PIB METAS REALIZADAS EM 2017 (B) % PIBVARIAÇÃOVALOR (C) = (B-A)% (C/A) X 100RECEITA TOTAL889.014.542,860,135774.078.090,400,117(114.936.452,46)-13%RECEITAS PRIMÁRIAS (I)876.295.415,260,133765.949.969,000,116(110.345.446,26)-13%DESPESA TOTAL889.014.542,860,135831.489.111,500,126(57.525.431,36)-6%DESPESAS PRIMÁRIAS (II)875.800.842,860,133831.489.111,500,126(44.311.731,36)-5%RESULTADO PRIMÁRIO (III) = (I-II)494.572,400,000(65.539.142,50)(0,010)(66.033.714,90)-13352%RESULTADO NOMINAL(16.387.416,70)-131.078.285,000,020147.465.701,70-900%DÍVIDA PÚBLICA CONSOLIDADA128.803.311,510,020499.243.591,680,076370.440.280,17288%DÍVIDA CONSOLIDADA LÍQUIDA51.476.220,340,008391.242.690,800,059339.766.470,46660%FONTE: LDO 2018 E RRO 6º BIMESTRE 2017

ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENO PREFEITO MUNICIPAL

ANTÔNIO CARLOS NASCIMENTO VIEIRA SECRETÁRIO DE FAZENDA

MUNICÍPIO:CABO FRIO - RJ

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2019 ANEXO I DE METAS FISCAIS

ESTIMATIVA E COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA

AMF - TABELA 8 (LRF, ART. 4°, § 2°, INCISO V) DEMONSTRATIVO VII

R$ 1,00

TRIBUTO MODALIDADESETORES/ PROGRAMAS/ BENEFICIÁRIORENÚNCIA DE RECEITA PREVISTA COMPENSAÇÃO201920202021TOTAL-FONTE: SECRETARIA DE FAZENDA

NÃO HÁ PREVISÃO DE RENÚNCIA DE RECEITA PARA O PRÓXIMO TRIÊNIO NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO

ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENO PREFEITO MUNICIPAL

ANTÔNIO CARLOS NASCIMENTO VIEIRA SECRETÁRIO DE FAZENDA

EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

AMF - TABELA 4 (LRF, ART.4º, §2º, INCISO III) DEMONSTRATIVO IVR$ 1,00

PATRIMÔNIO LÍQUIDO2017%2016%2015%PATRIMÔNIO/CAPITAL0,000%0,000%0,000%RESERVAS0,000%0,000%0,000%RESULTADO ACUMULADO462.236.198,78-23%568.771.249,37-15%651.895.518,600%TOTAL462.236.198,78-23%568.771.249,37-15%651.895.518,600%

REGIME PREVIDENCIÁRIO - IBASCAFPATRIMÔNIO LÍQUIDO2017%2016%2015%PATRIMÔNIO0,000%0,000%0,000%RESERVAS LUCROS OU PREJUÍZOS0,000%0,000%0,000%ACUMULADOS-2.962.064,29-54%-4.574.969,78-76%-8.033.852,270%TOTAL-2.962.064,29-54%-4.574.969,78-76%-8.033.852,270%FONTE: ANEXO 14 CONSOLIDADO E ANEXO 14 RPPS

ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENO PREFEITO MUNICIPAL

ANTÔNIO CARLOS NASCIMENTO VIEIRA SECRETÁRIO DE FAZENDA

MARGEM DE EXPANSÃO DAS DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO

AMF - TABELA 9 (LRF, ART. 4°, § 2°, INCISO V) DEMONSTRATIVO VIII

EVENTOSVALOR PREVISTO PARA 2019AUMENTO PERMANENTE DA RECEITA (-) TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS (-) TRANSFERÊNCIAS AO FUNDEB240.000.000,00 -223.375.772,49 -115.175.588,51SALDO FINAL DO AUMENTO PERMANENTE DE RECEITA (I)-98.551.361,00REDUÇÃO PERMANENTE DE DESPESA (II)125.000.000,00MARGEM BRUTA (III) = (I+II)26.448.639,00SALDO UTILIZADO DA MARGEM BRUTA (IV) IMPACTO DO AUMENTO SALARIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL (SALARIOS PROVISIONADOS) NOVAS DOCC GERADAS POR PPP23.050.000,00 23.050.000,000,00MARGEM LÍQUIDA DE EXPANSÃO DE DOCC (V) = (III-IV3.398.639,00FONTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA

ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENO PREFEITO MUNICIPAL

ANTÔNIO CARLOS NASCIMENTO VIEIRA SECRETÁRIO DE FAZENDA

MUNICÍPIO:CABO FRIO - RJ

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO I METAS FISCAIS

ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS COM A ALIENAÇÃO DE ATIVOS

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2019

AMF - TABELA 5 (LRF, ART.4º, §2º, INCISO III) DEMONSTRATIVO VR$ 1,00

RECEITAS REALIZADAS201720162015RECEITAS DE CAPITAL ALIENAÇÃO DE ATIVOS ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS ALIENAÇÃO DE BENS IMÓVEIS R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00TOTALR$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

DESPESAS LIQUIDADAS201720162015APLICAÇÃO DOS RECURSOS DA ALIENAÇÃO DE ATIVOSDESPESAS DE CAPITAL0,000,000,00INVESTIMENTOS0,000,000,00INVERSÕES FINANCEIRAS0,000,000,00AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDADESPESAS CORRENTES DOS REGIMES DE PREVID.0,000,000,00REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL0,000,000,00REGIMES PRÓPRIOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS0,000,000,00TOTALR$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00SALDO FINANCEIRO(C) = (A-B)+(F)(F)=(D-E)+(G)(G)R$ 0,00R$ 0,00R$ 0,00

FONTE: SECRETARIA DE FAZENDA

NOTA : NÃO HOUVE ALIENAÇÃO DE ATIVOS NO PERÍODO.

ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENO PREFEITO MUNICIPAL

ANTÔNIO CARLOS NASCIMENTO VIEIRA SECRETÁRIO DE FAZENDA

TABELA 6 - DEMONSTRATIVO VI - AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA E ATUARIAL DO RPPS LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2019 ANEXO DE METAS FISCAIS RECEITAS E DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS DO RPPS AMF - TABELA 6 (LRF, ART.4º, §2º, INCISO IV, ALÍNEA "A") DEMONSTRATIVO VI R$ 1,00RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS201720162015RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS - RPPS (EXCETO INTRA-ORÇAMENTÁRIAS) RECEITAS CORRENTES RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES DE SEGURADOS PESSOAL CIVIL CONTRIBUIÇÃO DO ATIVO CIVIL CONTRIBUIÇÃO DO INTIVO CIVIL CONTRIBUIÇÃO DE PENSIONISTA CIVIL OUTRAS RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES PESSOAL MILITAR RECEITA PATRIMONIAL RECEITA DE SERVIÇOS OUTRAS RECEITAS CORRENTES COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA DO RGPS PARA O RPPS OUTRAS RECEITAS CORRENTES RECEITAS DE CAPITAL ALIENAÇÃO DE BENS AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS - RPPS (INTRA-ORÇAMENTÁRIAS) RECEITAS CORRENTES RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES PESSOAL CIVIL PESSOAL MILITAR CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA COBERTURA DE DÉFICIT ATUARIAL CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA EM REGIME DE DÉBITOS E PARCELAMENTOS RECEITA PATRIMONIAL OUTRAS RECEITAS CORRENTES RECEITAS DE CAPITAL ALIENAÇÃO DE BENS AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL(6.825.788,37)5.967.053,409.659.115,3024.329.257,0219.990.606,4026.552.188,4024.329.257,0216.007.700,3015.968.198,7024.329.257,0216.007.700,3015.968.198,7020.095.422,7215.612.670,9015.476.333,60358.248,62373.331,50457.499,8028.435,6821.697,9034.365,302.551.800,102.551.800,107.946.550,500,000,000,001.061.728,171.324.184,401.205.301,500,000,000,00106.921,60106.921,601.432.137,700,000,000,00126.700,130,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,0031.155.045,3914.023.553,0016.893.073,1031.155.045,390,000,000,000,000,002.437.765,330,000,0016.946.623,570,000,0011.770.656,490,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,00REPASSES PREVIDENCIÁRIOS PARA COBERTURA DE DÉFICIT ATUARIAL -0,000,000,00REPASSES PREVIDENCIÁRIOS PARA COBERTURA DE DÉFICIT FINANCEIRO -0,000,000,00OUTROS APORTES AO RPPS0,000,000,00TOTAL DAS RECEITAS PREVIDENCIÁRIAS (I)55.484.302,4134.014.159,4043.445.261,50DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS201720162015DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS - RPPS (EXCETO INTRA-ORÇAMENTÁRIAS) ADMINISTRAÇÃO DESPESAS CORRENTES DESPESAS DE CAPITAL PREVIDÊNCIA SOCIAL PESSOAL CIVIL PESSOAL MILITAR OUTRAS DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA DO RPPS PARA O RGPS DEMAIS DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS - RPPS (INTRA-ORÇAMENTÁRIAS) ADMINISTRAÇÃO DESPESAS CORRENTES DESPESAS DE CAPITAL67.598.875,0154.440.237,2047.230.450,006.096.241,013.578.522,203.424.698,005.381.309,293.576.297,003.424.698,00714.931,722.225,200,0061.502.634,0050.861.715,0043.805.752,0061.502.634,0050.861.715,0043.805.752,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,00RESERVA DO RPPS67.598.875,0154.440.237,2047.230.450,00TOTAL DAS DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS (II)0,000,000,00RESULTADO PREVIDENCIÁRIO (III) - (I - II)(12.114.572,60)(20.426.077,80)(3.785.188,50)SALDO DISPONIBILIDADES FINANCEIRAS E INVESTIMENTOS DO RPPS(41.514.387,06)7.260.059,0412.033.129,87FONTE: SIGFIS E INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

TABELA 7 - PROJEÇÃO ATUARIAL DO RPPS

MUNICÍPIO: CABO FRIO - RJ

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2019 FUNDO FINANCEIRO PREVIDENCIÁRIO (FFP) - IBASCAF

PROJEÇÃO ATUARIAL DO RPPS

AMF - TABELA 7 (LRF, ART.4º, § 2º, INCISO IV, ALÍNEA A) DEMONSTRATIVO VIR$ 1,00

EXERCÍCIO RECEITAS PREVIDENCIÁRIASDESPESAS PREVIDENCIÁRIAS RESULTADO PREVIDENCIÁRIOSALDO DO EXERCÍCIO (D) = (D EXERCÍCIO(A)(B)(C) = (A-B)ANTERIOR) + (C)201539.216.948,2539.147.553,8169.394,441.243.291,16201637.731.540,6748.948.823,21(11.217.282,54)(9.973.991,38)201732.306.559,4565.650.327,38(33.343.767,93)(43.317.759,31)201830.982.181,8969.257.979,59(38.275.797,70)(81.593.557,01)201930.060.145,1571.550.413,15(41.490.268,00)(123.083.825,01)202028.781.451,5175.172.702,27(46.391.250,76)(169.475.075,77)202127.783.348,6977.627.670,80(49.844.322,11)(219.319.397,88)202226.296.546,3181.920.016,42(55.623.470,11)(274.942.867,99)202325.087.201,4485.045.951,09(59.958.749,65)(334.901.617,64)202423.920.159,1387.921.344,52(64.001.185,39)(398.902.803,03)202521.922.644,5893.961.307,38(72.038.662,80)(470.941.465,83)202620.195.401,6498.852.741,13(78.657.339,49)(549.598.805,32)202719.096.415,63101.193.508,67(82.097.093,04)(631.695.898,36)202817.732.909,01104.464.585,83(86.731.676,82)(718.427.575,18)202916.520.887,47107.037.855,58(90.516.968,11)(808.944.543,29)203015.261.029,31109.697.723,85(94.436.694,54)(903.381.237,83)203114.125.023,16111.762.724,26(97.637.701,10)(1.001.018.938,93)203211.921.344,80117.886.369,95(105.965.025,15)(1.106.983.964,08)10.454.530,43121.015.993,98(110.561.463,55)(1.217.545.427,63)20349.417.621,79122.350.097,82(112.932.476,03)(1.330.477.903,66)20358.623.564,84122.608.866,44(113.985.301,60)(1.444.463.205,26)20367.714.239,56123.197.860,00(115.483.620,44)(1.559.946.825,70)20376.942.772,52123.117.264,61(116.174.492,09)(1.676.121.317,79)20386.262.761,10122.556.210,11(116.293.449,01)(1.792.414.766,80)20395.547.018,21122.010.843,92(116.463.825,71)(1.908.878.592,51)20404.899.398,54121.075.502,66(116.176.104,12)(2.025.054.696,63)20414.406.566,36119.413.312,76(115.006.746,40)(2.140.061.443,03)20423.945.527,18117.508.177,80(113.562.650,62)(2.253.624.093,65)20433.476.642,32115.520.056,51(112.043.414,19)(2.365.667.507,84)20443.024.652,18113.357.901,21(110.333.249,03)(2.476.000.756,87)20452.706.266,49110.570.348,01(107.864.081,52)(2.583.864.838,39)20462.421.055,17107.558.429,41(105.137.374,24)(2.689.002.212,63)20472.165.940,21104.342.615,76(102.176.675,55)(2.791.178.888,18)20481.937.300,76100.946.915,79(99.009.615,03)(2.890.188.503,21)20491.757.308,0197.295.822,97(95.538.514,96)(2.985.727.018,17)20501.618.307,2093.432.343,54(91.814.036,34)(3.077.541.054,51)20511.499.865,0189.451.011,21(87.951.146,20)(3.165.492.200,71)

TABELA 7 - PROJEÇÃO ATUARIAL DO RPPS

MUNICÍPIO: CABO FRIO

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2019 FUNDO FINANCEIRO CAPITALIZADO (FPC) - IBASCAF

PROJEÇÃO ATUARIAL DO RPPS

AMF - TABELA 7 (LRF, ART.4º, § 2º, INCISO IV, ALÍNEA A) DEMONSTRATIVO VIR$ 1,00

EXERCÍCIO RECEITAS PREVIDENCIÁRIASDESPESAS PREVIDENCIÁRIAS RESULTADO PREVIDENCIÁRIOSALDO DO EXERCÍCIO (D) = (D EXERCÍCIO(A)(B)(C) = (A-B)ANTERIOR) + (C)20154.634.957,60734.421,033.900.536,5710.789.838,7120167.675.363,391.231.151,686.444.211,7117.234.050,42201712.611.473,792.062.378,9910.549.094,8027.783.145,22201814.689.091,012.393.066,2812.296.024,7340.079.169,95201916.535.759,322.680.355,9713.855.403,3553.934.573,30202018.744.760,023.072.014,8415.672.745,1869.607.318,48202120.842.421,463.389.989,9817.452.431,4887.059.749,96202223.456.143,523.814.822,2619.641.321,26106.701.071,22202325.962.436,144.192.370,1421.770.066,00128.471.137,22202428.579.335,784.603.917,7023.975.418,08152.446.555,30202532.040.087,295.168.043,0126.872.044,28179.318.599,58202635.449.139,585.748.059,8729.701.079,71209.019.679,29202738.468.531,346.313.062,1732.155.469,17241.175.148,46202841.873.751,716.846.904,2835.026.847,43276.201.995,89202945.320.474,327.492.255,3237.828.219,00314.030.214,89203048.964.929,808.195.733,0740.769.196,73354.799.411,62203152.678.387,268.986.636,6543.691.750,61398.491.162,23203257.480.700,2910.142.616,3447.338.083,95445.829.246,18203361.794.640,6813.251.267,0948.543.373,59494.372.619,77203465.822.952,1115.464.759,0250.358.193,09544.730.812,86203569.760.897,0418.393.703,4951.367.193,55596.098.006,41203673.903.150,6621.807.853,6452.095.297,02648.193.303,43203777.938.219,4326.989.809,2050.948.410,23699.141.713,66203881.703.337,6930.141.696,7051.561.640,99750.703.354,65203985.610.871,2432.043.550,4753.567.320,77804.270.675,42204089.663.402,6434.587.775,0255.075.627,62859.346.303,04204193.651.122,9037.250.669,9556.400.452,95915.746.755,99204297.716.396,7341.651.586,2956.064.810,44971.811.566,432043101.649.097,2844.823.788,7356.825.308,551.028.636.874,982044105.707.596,2549.323.640,8156.383.955,441.085.020.830,422045109.593.030,5054.293.800,3355.299.230,171.140.320.060,592046113.366.356,8159.883.892,7353.482.464,081.193.802.524,672047116.958.359,8764.439.676,5752.518.683,301.246.321.207,972048120.535.376,0969.626.795,1750.908.580,921.297.229.788,892049123.967.623,9274.542.741,6649.424.882,261.346.654.671,152050127.288.769,6779.092.687,8448.196.081,831.394.850.752,982051130.541.853,5983.590.796,3846.951.057,211.441.801.810,19 AÇÃO DESCRIÇÃO DA AÇÃO PRODUTO UNIDADE META FÍSICA0002CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DO PASEPSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1000003AMORTIZAÇÃO DO DÉBITOS NÃO PREVIDENCIÁRIO - PGFNAMORTIZAÇÕES MANTIDASDIVIDA100004AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA- PASEPAMORTIZAÇÕES MANTIDASDIVIDA100005AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA CONSECESSIONÁRIASAMORTIZAÇÕES MANTIDASDIVIDA100006AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA- INSSAMORTIZAÇÕES MANTIDASDIVIDA100007AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA- IBASCAFAMORTIZAÇÕES MANTIDASDIVIDA100008AMORTIZAÇÃO DO DÉBITOS NÃO PREVIDENCIÁRIO - FGTSAMORTIZAÇÕES MANTIDASDIVIDA101011MANUTENÇÃO DOS CEMITÉRIOS MUNICIPAISSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001016AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS P/SAUDE PUBLICA EPSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001017AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS COORDENADOS - GCMSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001018REVITALIZACAO DE CICLOVIA / CICLORROTAS / CICLOFAIXASSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001025CONSTRUÇÃO, MANUTENÇÃO E REFORMA DE UNIDADES DE SAÚDESERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001033IMPLANTACAO DOS MOBILIARIOS URBANOSSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001035REFORMA E MODERNIZAÇÃO DE GINÁSIOS ESPORTIVOS E/OU OUTROS EQUIPAMENTOS PÚBLICOSSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001043CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE APOIO TURISTA DE CABO FRIOSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001044REFORMA E ADEQUAÇÃO DO TERMINAL DOS TRANSATLÂNTICOSSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001046EXECUÇÃO OBRAS REQUALIFICAÇÃO URBANISTICA FORTESERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001049OBRAS DE INTERVENÇÕES URBANAS MUNICIPAISSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001056CONSTRUÇÃO E REFORMA DE UNIDADES HABITACIONAISSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001060REVITALIZAÇÃO DO TEATRO MUNICIPALSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001061REVITALIZAÇÃO DO MERCADO SEBASTIÃO LANSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001063IMPLANTACAO DO PLANO DE MOBILIDADE URBANASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001064ACOES PARA PROMOCAO DA MOBILIDADESERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001099REFORMA E REVITALIZAÇÃO DA ORLA DE TAMOIOSSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001100REVITALIZAÇÃO DAS PRAÇAS MUNICIPAISSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001101REFORMA DO PARQUE FONTE ITAJURUSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001102CONSTRUÇÃO DO PIER DOS PESACADORES NA GAMBOASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001103REFORMA DO ESTADIO CORREAOSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO100

PÁGINA 1

AÇÃO DESCRIÇÃO DA AÇÃO PRODUTO UNIDADE META FÍSICA1104REVITALIZAÇÃO DO MERCADO DO PEIXE NO JARDIM ESPERANÇASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001108REVITALIZAÇÃO E OBRAS MELHORIAIS NOS CEMITÁRIOS MUNICIPAISSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001110CONSTRUÇÃO DO CRAS JARDIM ESPERANÇASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001112REFORMA E AMPLIAÇÃO DO GINASIO POLIESPORTIVO VIVALDO BARRETOSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001113REVITALIZAÇÃO URBANISTICA DA AV. ALMIRANTE BARROSOSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001114CONSTRUÇÃO DE CREASSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1001903OBRAS DE DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃOSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002020MANUTENÇÃO, RECAPEAMENTO E SINALIZAÇÃO VIÁRIASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002026MANUTENÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CMDCA-DIGNIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTEPESSOAL1002038MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE ILUMINA ÇÃO PÚBLICAILUMINAÇÃO PUBLICA MANTIDABAIRROS1002040MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES SEC DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTEDIGNIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTEPESSOAL1002050LOCAÇÃO E MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS COORDENADOS - GCMSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002074LIMPEZA, CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DE LOGRADOUROSSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002076MANUTENÇÃO DOS CONSELHOS TUTELARES MUNICIPAISDIGNIDADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTEPESSOAL1002107INSTLAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PUBLICA MUNICIPALSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002108MANUTENÇÃO, CONSERVAÇÃO DE PRAÇAS PARQUES E JARDINSSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002112IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRANSPORTE POR EMBARCAÇÃO MARITIMA NO TRAJET GAMBOA CENTRO (CANAL ITAJURU)OSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002122MANUTENÇÃO DA GUARDA MARÍTIMA E AMBIENTAL MUNICIPALSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002123MANUTENÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GMASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002124MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DA DEFESA CIVIL MUNICIPALSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002125MANUTENÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEFESA CIVILSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002126FOMENTO DA GESTÃO PARTICIPATIVASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002127DIALOGANDO COM AS ESCOLAS PÚBLICASSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002128IMPLANTAÇÃO DO PROEISSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002129VIG. EM SAÚDE - MANUTENÇÃO VIGILANCIA E PREVENÇÃO E CONTROLE DST/AIDS E HEPATITES VIRAISSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002130GESTÃO SUS - IMPLEMENTAÇÃO DA SEG.ALIMENTAR E NUTRICIONALSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO100

PÁGINA 2

AÇÃO DESCRIÇÃO DA AÇÃO PRODUTO UNIDADE META FÍSICA2132ESTRUTURAÇÃO DA REDE SERVIÇOS DA ATENÇÃO BÁSICASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002133ESTRUTURAÇÃO DA REDE SERVIÇOS DA ATENÇÃO ESPECIALIZADASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002134ESTRUTURAÇÃO DA REDE SERVIÇOS DA VIGILANCIA EM SAÚDESERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002135GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE NO SUSSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002136ESTRUTURAÇÃO DA REDE SERVIÇOS DA GESTÃO SUSSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002137ATENÇÃO BÁSICA - MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO PAB VARIÁVELSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002182MANUTENCAO E OPERACIONALIZACAO DO TOT - TERMINAL DE ONIBUS DE TURISMOSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002184MANUTENCAO DA FISCALIZACAO DE TRANSPORTESERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002233ATENÇÃO BÁSICA - MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO PAB FIXOSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002234ATENÇÃO BÁSICA - ASSISTENCIA FARMACEUTICA E INSUMOSSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002237VIG. EM SAÚDE - MANUTENÇÃO DA EXECUÇÃO VIGILANCIA SANITÁRIASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002238VIG. EM SAUDE - MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DE COMBATE A ENDEMIASSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002239VIG EM SAÚDE - MANUTENÇÃO DA EXECUÇÃO VIGILANCIA EM SAÚDESERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002288MANUTENÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMA ÇÃOSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002301MANUTENÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DA S EGURANÇA PUBLICASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002322MANUTENÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DA U NIDADESERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002361MANUTENÇÃO DO ESTACINAMENTO ROTATIVOSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002382MANUTENÇÃO DAS DESPESA DE PRÓPRIOS MUNICIPAISSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002388MANUTENÇÃO DAS DESPESAS FINANCEIRASSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1002424MANUTENÇÃO DE LOCAÇÃO DE VEICULOS E MAQUINASSERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO1009999RESERVA DE CONTINGÊNCIASERVIÇO PUBLICO MANTIDOMANUTENÇÃO100

ENTIDADES MUNICIPAIS PARA FINS DE CONSOLIDAÇÃO:CAMARA MUNICIPALCOMPANHIA DE SERVIÇOS DE CABO FRIOFCETFUNDO FINANCEIRO PREVIDENCIARIO - FFPFUNDO M. A. M. H. O. SERV. MUN. CABO FRIO - FAMESFUNDO MUN.DIREITOS CRIANCA E ADOLESCENTEFUNDO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL

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AÇÃO DESCRIÇÃO DA AÇÃO PRODUTO UNIDADE META FÍSICAFUNDO MUNICIPAL DE CULTURAFUNDO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO E INTERESSE SOCIALFUNDO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTEFUNDO MUNICIPAL DE SAÚDEFUNDO MUNICIPAL DE TRANSPORTESFUNDO PREVIDENCIARIO CAPITALIZADO - FPCIBASCAF - INST BENEF ASSIST SERV MUN DE CABO FRIOPREFEITURA MUNICIPALSECAF

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ARF (LRF, ART 4O, § 3O) MUNICÍPIO:CABO FRIO - RJ LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2019 ANEXO III RISCOS FISCAIS DEMONSTRATIVO DE RISCOS FISCAIS E PROVIDÊNCIAS R$ 1,00PASSIVOS CONTINGENTESPROVIDÊNCIASDESCRIÇÃOVALORDESCRIÇÃOVALORDEMANDAS JUDICIAIS (PRECATÓRIOS)R$ 19.222.932,33REDUÇÃO DA DESPESA CORRENTER$ 0,00DÍVIDAS EM PROCESSO DE RECONHECIMENTO - SRF (INSS)R$ 34.250.000,00REDUÇÃO DA RESERVA DE CONTINGÊNCIAR$ 54.354.693,97AVAIS E GARANTIAS CONCEDIDASASSUNÇÃO DE PASSIVOSR$ 881.761,64ASSISTÊNCIAS DIVERSASOUTROS PASSIVOS CONTINGENTESR$ 0,00SUBTOTALR$ 54.354.693,97SUBTOTALR$ 54.354.693,97DEMAIS RISCOS FISCAIS PASSIVOSPROVIDÊNCIASDESCRIÇÃOVALORDESCRIÇÃOVALORSENTENÇAS JUDICIAIS RPV REQUISIÇÃO DE PEQUENO VALORR$ 61.200,00REDUÇÃO DA DESPESA CORRENTER$ 61.200,00FRUSTRAÇÃO DE ARRECADAÇÃOR$ 0,00REDUÇÃO DA RESERVA DE CONTINGÊNCIAR$ 0,00RESTITUIÇÃO DE TRIBUTOS A MAIORR$ 0,00DISCREPÂNCIA DE PROJEÇÕES:R$ 0,00OUTROS RISCOS FISCAISR$ 0,00SUBTOTALR$ 61.200,00SUBTOTALR$ 61.200,00TOTALR$ 54.415.893,97TOTALR$ 54.415.893,97FONTE: PROGEM - PROCURADORIA GERAL

ADRIANO GUILHERME DE TEVES MORENO PREFEITO MUNICIPAL

ANTÔNIO CARLOS NASCIMENTO VIEIRA SECRETÁRIO DE FAZENDA

RECEITA TOTAL

METAS ANUAISVALOR NOMINALVARIAÇÃO%2016599.091.486,10-2017774.078.090,4029,212018845.321.745,699,202019885.014.146,064,702020917.724.995,263,702021954.033.995,073,96NOTAS:

A PROJEÇÃO DA RECEITA TOTAL CONSIDEROU O COMPORTAMENTO DA ARRECADAÇÃO NOS ÚLTIMOS 3 EXERCÍCIOS E UTILIZADO A TAXA DE INFLAÇÃO ESTABELECIDA PELO BANCO CENTRALSENDO: 4,50% 2019,4,25% 2020, 4% 2021 E 4% 2022.

FOI OBSERVANDO AINDA AS RECEITAS CORRENTES COM RECURSOS VINCULADOS AO FUNDEB, ENSINO 25%, SAÚDE 15%, SUS, SUAS, CONVÊNIOS EROYALTIES DO PETRÓLEO.

RECEITA PRIMÁRIAS(I)

METAS ANUAISVALOR NOMINALVARIAÇÃO%2016590.669.772,80-2017765.949.969,0029,672018838.274.071,539,442019880.065.744,724,992020912.578.657,863,692021948.681.804,183,96NOTAS:

TOTAL DA RECEITA FISCAL DEDUZIDOS OS VALORES CORRESPONDENTES AS RECEITAS FINANCEIRAS DA RUBRICA REMUNERAÇÃO DE DEPÓSITOS BANCÁRIOS VINCULADOS E NÃO VINCULADOS,

UTILIZANDO OS INDEXADORES INFLACIONÁRIOS.

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DESPESA TOTAL

METAS ANUAISVALOR NOMINALVARIAÇÃO%2016544.739.135,80-2017831.489.111,5052,642018845.321.745,691,662019885.014.146,064,702020917.724.995,263,702021954.033.995,073,96NOTAS:

A PROJEÇÃO DA DESPESATOTAL CONSIDEROU O COMPORTAMENTO DA ARRECADAÇÃO NOS ÚLTIMOS 3 EXERCÍCIOS E UTILIZADO A TAXA DE INFLAÇÃO ESTABELECIDA PELO BANCO CENTRALSENDO: 4,50% 2019,4,25% 2020, 4% 2021 E 4% 2022.

FOI OBSERVANDO AINDA AS DESPESAS CORRENTES COM RECURSOS VINCULADOS AO FUNDEB, ENSINO 25%, SAÚDE 15%, SUS, SUAS, CONVÊNIOS E ROYALTIES DO PETRÓLEO.

DESPESAS PRIMÁRIAS(II)

METAS ANUAISVALOR NOMINALVARIAÇÃO%2016544.739.135,80-2017831.489.111,5052,642018832.000.280,690,062019873.649.146,065,012020905.905.395,263,692021941.741.611,073,96NOTAS:

TOTAL DA DESPESA FISCAL DEDUZIDOS OSS VALORES CORRESPONDENTES AS DESPESAS FINANCEIRAS DO GRUPO DE DESPESA AMORTIZAÇÕES UTILIZANDO OS INDEXADORES INFLACIONÁRIOS.

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RESULTADO PRIMÁRIO(III)=(I-II)

METAS ANUAISVALOR NOMINALVARIAÇÃO%201645.930.637,00-2017-65.539.142,50-242,6920186.273.790,84-109,5720196.416.598,662,2820206.673.262,614,0020216.940.193,114,00NOTAS:

EM CONFIRMDADE COM OS DISPOSITIVOS DA LRF E MANUAL DE INSTRUÇÃO DA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL SENDO RECEITA FISCAL DEDUZIDOS A DESPESA FISCAL.

RESULTADO NOMINAL

METAS ANUAISVALOR NOMINALVARIAÇÃO%2016-10.897.049,42-2017131.078.285,00-1.302,882018-12.159.325,00-109,282019-10.730.000,00-11,752020-11.159.200,004,002021-11.605.568,004,00NOTAS:

EM CONFIRMDADE COM OS DISPOSITIVOS DA LRF E MANUAL DE INSTRUÇÃO DA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL SENDO RESULTADO NOMINAL, EQUIVALE O SALDO DA DIVIDA CONSOLIDADA LIQUIDA DO EXERCÍCIO ATUAL DEDUZIDAS DO SALDO DO EXERCÍCIO ANTERIOR (ESSE VALOR SERÁ NEGATIVO) REPRESENTA A META FISCAL DA REDUÇÃO DÍVIDA CONSOLIDADA LÍQUIDA.

PÁGINA3

DIVIDA PÚBLICA CONSOLIDADA

METAS ANUAISVALOR NOMINALVARIAÇÃO%2016141.860.853,42-2017499.243.591,68251,922018499.243.591,680,002019502.381.454,010,632020491.651.454,01-2,142021480.045.886,01-2,36NOTAS:

EM CONFIRMDADE COM OS DISPOSITIVOS DA LRF E MANUAL DE INSTRUÇÃO DA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL SENDO RESULTADO NOMINAL, EQUIVALE A SOMA DA DÍVIDA FUNDADA INTTERNA CONSOLIDADA DO MUNICÍPIO, INCLUINDO O SALDO DOS RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS EOS PRECATÓRIOS JUDICIAIS DE NATUREZA DE PESSOAL E DEMAIS CUSTEIO.

DIVIDA PÚBLICA CONSOLIDADA LIQUIDA

METAS ANUAISVALOR NOMINALVARIAÇÃO%201667.863.636,98-2017391.242.690,80476,512018464.243.591,6818,662019448.381.454,01-3,422020437.651.454,01-2,392021426.045.886,01-2,65NOTAS:

EM CONFIRMDADE COM OS DISPOSITIVOS DA LRF E MANUAL DE INSTRUÇÃO DA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL SENDO RESULTADO NOMINAL, EQUIVALE O SALDO DA DIVIDA CONSOLIDADA LIQUIDA DO EXERCÍCIO ATUAL DEDUZIDAS DO SALDO DO EXERCÍCIO ANTERIOR (ESSE VALOR SERÁ NEGATIVO) REPRESENTA A META FISCAL DA REDUÇÃO DÍVIDA CONSOLIDADA LÍQUIDA EXCLUINDO O SALDO DAS DISPONIBILIDADES EXISTENTES (CAIXA, BANCOS E APLICAÇÕES).

PÁGINA4

IMPACTO DO SALDO DAS PPP (VI) = (IV-V)

METAS ANUAISVALOR NOMINALVARIAÇÃO%20160,00-20170,000,0020180,000,0020190,000,0020200,000,0020210,000,00NOTAS:

O MUNICÍPIO NÃO POSSUI PPP.

DESPESAS PRIMÁRIAS GERADAS POR PPP (V)

METAS ANUAISVALOR NOMINALVARIAÇÃO%20160,00-20170,000,0020180,000,0020190,000,0020200,000,0020210,000,00NOTAS:

O MUNICÍPIO NÃO POSSUI PPP

PÁGINA5

RECEITAS PRIMÁRIAS ADVINDAS DE PPP (IV)

METAS ANUAISVALOR NOMINALVARIAÇÃO%20160,00-20170,000,0020180,000,0020190,000,0020200,000,0020210,000,00NOTAS:

O MUNICÍPIO NÃO POSSUI PPP

PÁGINA6

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