LEI - 2775/2016

Informações da lei municipal
Data: 17/02/2016
Número: 2775
Exercício: 2016
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Vereador(a): TAYLOR DA COSTA JASMIM JUNIOR
Array

Descrição

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DAS UNIDADES HOSPITALARES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE REALIZAREM OS EXAMES PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DA ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA DA INFÂNCIA.


Texto completo

LEI Nº 2.775 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2016.
(AUTOR: VEREADOR TAYLOR DA COSTA JASMIM JÚNIOR)

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DAS UNIDADES HOSPITALARES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE REALIZAREM OS EXAMES PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DA ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA DA INFÂNCIA.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU, EM CONFORMIDADE COM O § 7º DO ARTIGO 42 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, PROMULGO A SEGUINTE LEI:

ART.1º FICA INSTITUÍDA NAS UNIDADES HOSPITALARES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA A OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO DE EXAMES PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DA ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA DA INFÂNCIA (PC - PARALISIA CEREBRAL).

ART. 2º OS EXAMES ORA CRIADOS DEVEM SER REALIZADOS NO MOMENTO DO NASCIMENTO E REPETIDOS APÓS 24 HORAS, SALVO QUANDO, POR DETERMINAÇÃO MÉDICA, OUTRA DATA FOR JULGADA NECESSÁRIA.

ART. 3º OS EXAMES OBRIGATÓRIOS ORA CRIADOS CONSISTEM EM:

I- COLOCAR A CRIANÇA RECÉM-NASCIDA DE BARRIGA PARA BAIXO (POSIÇÃO PRONA), CASO O BEBÊ NÃO VIRE A CABEÇA PARA RESPIRAR FICA CONSTATADA UMA LESÃO CEREBRAL SEVERA;

II- O "REFLEXO DE MORO", QUE CONSISTE EM COLOCAR O BEBÊ DEITADO SUSPENDENDO-O LEVEMENTE PELA CABEÇA, ELE ABRIRÁ OS BRAÇOS E AS MÃOS FAZENDO UMA GRANDE ABDUÇÃO (SUSTO) E RETORNANDO À POSIÇÃO ANTERIOR DE FLEXÃO DOS BRAÇOS E MÃOS;

III- O "REFLEXO DE MARCHA", QUE CONSISTE EM COLOCAR O BEBÊ EM PÉ SOBRE UMA MESA, SEGURANDO-O PELO TRONCO, AS PERNAS SE ESTICARÃO E O BEBÊ SE ENDIREITA PARA FICAR EM PÉ, INCLINANDO LEVEMENTE O TRONCO PARA FRENTE, O BEBÊ TROCA PASSOS COM RITMO.

ART. 4º FICA ESTIPULADO O PRAZO DE 180 (CENTO E OITENTA) DIAS PARA AS UNIDADES HOSPITALARES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA SE ADAPTAR E SE EQUIPAREM PARA REALIZAR OS EXAMES PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DA ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA DA INFÂNCIA (PC - PARALISIA CEREBRAL).

ART. 5º EM CASO DE DESCUMPRIMENTO DESTA LEI SERÃO APLICADAS AS SEGUINTES PENALIDADES:

I- MULTA DE R$ 2.500,00 (DOIS QUINHENTOS REAIS) NA LAVRATURA DO AUTO DA PRIMEIRA INFRAÇÃO;

II- MULTA DE R$ 5.000,00 (CINCO MIL REAIS) NA REINCIDÊNCIA;

III- NO CASO DE NOVA REINCIDÊNCIA A UNIDADE HOSPITALAR TERÁ OS SERVIÇOS DE MATERNIDADE SUSPENSOS ATÉ QUE OS PROCEDIMENTOS SEJAM REGULARIZADOS;

ART. 6º - O EXECUTIVO REGULAMENTARÁ A PRESENTE LEI NO PRAZO DE 60 (SESSENTA) DIAS, CONTADOS DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 7º- AS DESPESAS DECORRENTES COM A EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.

ART. 8º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 12 DE FEVEREIRO DE 2016.


MARCELLO TRINDADE CORRÊA
PRESIDENTE

Arquivos


Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON