DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, REVOGA A LEI MUNICIPAL Nº 3.307, DE 17 DE AGOSTO DE 2021, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (MENSAGEM EXECUTIVA 01/2025)
PROJETO DE LEI Nº 01/2025.
DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, REVOGA A LEI MUNICIPAL Nº 3.307, DE 17 DE AGOSTO DE 2021, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
TÍTULO I
DA ADMINISTRAÇÃO DO PODER EXECUTIVO
CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 1º. ESTA LEI DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, DEFINE COMPETÊNCIAS E PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM AS ATIVIDADES DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES MUNICIPAIS, BEM COMO DIRETRIZES PARA O APRIMORAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA.
ART. 2º. À ORGANIZAÇÃO E AO FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL APLICAM-SE NORMAS PREVISTAS EM DECRETOS DE REGULAMENTAÇÃO QUE DISCIPLINEM A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E REGIMENTAL DOS ÓRGÃOS DO PODER EXECUTIVO, DESDE QUE EDITADOS EM CONFORMIDADE COM AS DISPOSIÇÕES DESTA LEI.
CAPÍTULO II
DOS OBJETIVOS E PRINCÍPIOS
ART. 3º. A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL PAUTARÁ SUA ATUAÇÃO PELAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS APLICÁVEIS, BEM COMO PELOS SEGUINTES PRINCÍPIOS E OBJETIVOS FUNDAMENTAIS:
I.LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA;
II.SUSTENTABILIDADE, TRANSPARÊNCIA, SEGURANÇA JURÍDICA, DURAÇÃO RAZOÁVEL DO PROCESSO ADMINISTRATIVO, CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA;
III.UNIVERSALIDADE, IGUALDADE, MODICIDADE E ADEQUAÇÃO NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS;
IV.PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, COM FOCO NO EQUILÍBRIO ENTRE CRESCIMENTO ECONÔMICO, PROTEÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO SOCIAL;
V.FOMENTO À ECONOMIA LOCAL, COM ÊNFASE NA ECONOMIA DO MAR, INCLUINDO A PESCA E A VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS MARÍTIMOS E COSTEIROS;
VI.APOIO A ATIVIDADES ECONÔMICAS QUE ESTIMULEM O EMPREENDEDORISMO, A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA, E A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
VII.VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DO TURISMO SUSTENTÁVEL, RECONHECENDO A VOCAÇÃO NATURAL DO MUNICÍPIO COMO DESTINO TURÍSTICO NACIONAL E INTERNACIONAL;
VIII.PROTEÇÃO E ESTÍMULO À CULTURA LOCAL, COM AÇÕES VOLTADAS PARA PRESERVAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO;
IX.DESENVOLVIMENTO DE INFRAESTRUTURA TURÍSTICA DE QUALIDADE, RESPEITANDO AS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS E CULTURAIS DE CABO FRIO;
X.DEMOCRATIZAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO DAS AÇÕES ADMINISTRATIVAS, ASSEGURANDO EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS;
XI.APERFEIÇOAMENTO DA CAPACIDADE INSTITUCIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PROMOVENDO A PROFISSIONALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO CONTÍNUA DOS SERVIDORES;
XII.INTEGRAÇÃO COM A UNIÃO, O ESTADO E OUTROS MUNICÍPIOS, BUSCANDO MAXIMIZAR RESULTADOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E NO ATENDIMENTO DE DEMANDAS DE COMPETÊNCIAS CONCORRENTES;
XIII.AMPLIAÇÃO DOS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR, PROMOVENDO A ESCUTA ATIVA DA SOCIEDADE E A GESTÃO COMPARTILHADA;
IXX. PROMOÇÃO DA IGUALDADE E INCLUSÃO SOCIAL, COM FOCO EM POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA REDUZIR DESIGUALDADES E ATENDER GRUPOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE;
XX.MELHORIA DA QUALIDADE E AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, PRIORIZANDO O ACESSO UNIVERSAL;
XXI.PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS, PRAIAS, LAGOAS E ECOSSISTEMAS COSTEIROS;
XXII.INCENTIVO A PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO USO DOS RECURSOS NATURAIS, ESPECIALMENTE NA EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL MARÍTIMO E TURÍSTICO;
XXIII.IMPLEMENTAÇÃO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA MODERNIZAR A GESTÃO PÚBLICA, PROMOVENDO A DIGITALIZAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO;
XXIV.ESTÍMULO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, POR MEIO DA CRIAÇÃO DE POLOS DE DESENVOLVIMENTO, INCUBADORAS DE EMPRESAS E PARCERIAS COM UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES DE PESQUISA;
XXV.AMPLIAÇÃO DO ACESSO À TECNOLOGIA PARA A POPULAÇÃO, COM PROGRAMAS DE INCLUSÃO DIGITAL E CONECTIVIDADE, ESPECIALMENTE EM ÁREAS RURAIS E COMUNIDADES COM MENOR INFRAESTRUTURA;
XXVI.UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS QUE PROMOVAM A EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS PÚBLICOS E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, COMO SISTEMAS INTELIGENTES DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO DE RESÍDUOS; E
XXV. DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMAS DIGITAIS QUE FACILITEM A INTERAÇÃO ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A SOCIEDADE, ASSEGURANDO TRANSPARÊNCIA E AGILIDADE NOS SERVIÇOS MUNICIPAIS.
CAPÍTULO III
DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS
ART. 4º. AS AÇÕES DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL OBEDECERÃO A PROCESSO CONTÍNUO E INTEGRADO DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL, FUNDAMENTADO NAS DIRETRIZES DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO
MUNICÍPIO, CONFORME ESTABELECIDO NO PLANO PLURIANUAL (PPA), NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO) E NA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA), GARANTINDO A CONVERGÊNCIA ENTRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA.
ART. 5º. OS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, NO EXERCÍCIO DE SUAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES, ADOTARÃO AS TÉCNICAS DE COORDENAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO, DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA E CONTROLE.
CAPÍTULO IV
DO SISTEMA MUNICIPAL DE CONTROLE INTERNO
ART. 6º. A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO, MANTERÁ UM SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE INTERNO, INDEPENDENTE DO CONTROLE EXTERNO, COM A FINALIDADE DE REALIZAR AUDITORIAS INTERNAS E PROMOVER O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA.
'A71º. O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO OBSERVARÁ AS DIRETRIZES ESTABELECIDAS NO ART. 31 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NO ART. 59 DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000, E NOS ARTS. 77, §1º, 78 E 79 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.
'A72º. AO SISTEMA MUNICIPAL DE CONTROLE INTERNO COMPETE, ENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES REGULAMENTARES:
I.AVALIAR O CUMPRIMENTO DAS METAS PREVISTAS NO PLANO PLURIANUAL (PPA), BEM COMO A EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS DE GOVERNO E DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO;
II.COMPROVAR A LEGALIDADE E AVALIAR OS RESULTADOS DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA;
III.MONITORAR A INTEGRIDADE DAS OPERAÇÕES FINANCEIRAS, DOS DIREITOS E HAVERES DO MUNICÍPIO, E DOS ATOS DE GESTÃO FISCAL DOS ADMINISTRADORES E ORDENADORES DE DESPESA, ADOTANDO MÉTRICAS E INDICADORES DE DESEMPENHO;
IV.GARANTIR O ACOMPANHAMENTO CONTÍNUO DA APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS POR ENTIDADES PRIVADAS BENEFICIÁRIAS DE CONVÊNIOS, CONTRATOS DE GESTÃO, TERMOS DE COLABORAÇÃO OU OUTRAS FORMAS DE AJUSTE;
V.AVALIAR A CONFORMIDADE DOS ATOS ADMINISTRATIVOS COM OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS, PROMOVENDO EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS;
VI.ELABORAR RELATÓRIOS PERIÓDICOS COM RECOMENDAÇÕES PARA A MELHORIA DA GESTÃO PÚBLICA E PREVENÇÃO DE IRREGULARIDADES; E
VII.PROMOVER CAPACITAÇÃO CONTÍNUA DOS SERVIDORES EM PRÁTICAS DE CONTROLE INTERNO E AUDITORIA, ASSEGURANDO A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS MODERNAS E ALINHADAS ÀS MELHORES PRÁTICAS DE GOVERNANÇA.
'A73º SUBMETEM-SE AO CONTROLE E FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA, OPERACIONAL E PATRIMONIAL TODAS AS ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA, COM FOCO NA LEGALIDADE, LEGITIMIDADE, ECONOMICIDADE, APLICAÇÃO EFICIENTE DE SUBVENÇÕES E NA PREVENÇÃO DE RENÚNCIA FISCAL INDEVIDA, RESPEITADA A COMPETÊNCIA DO CONTROLE EXTERNO EXERCIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL.
'A74º OS INTEGRANTES DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO, NO EXERCÍCIO DE SUAS ATRIBUIÇÕES INSTITUCIONAIS, TERÃO AUTONOMIA FUNCIONAL E ACESSO IRRESTRITO A INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO DE SUAS ATIVIDADES, DEVENDO ATUAR COM INDEPENDÊNCIA TÉCNICA E PROFISSIONAL, NÃO PODENDO LHES SEREM OPOSTAS SITUAÇÕES DE HIERARQUIA OU SUBORDINAÇÃO FUNCIONAL.
'A75º OS OCUPANTES DE CARGOS DE DIREÇÃO E CHEFIA DEVERÃO DISPONIBILIZAR TODOS OS RECURSOS E FACILIDADES AOS INTEGRANTES DO CONTROLE INTERNO, PROMOVENDO UM AMBIENTE DE COLABORAÇÃO E PRIORIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE FISCALIZAÇÃO E AUDITORIA, GARANTINDO ACESSO IRRESTRITO A INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS PERTINENTES.
§6º CONSTITUI INFRAÇÃO DISCIPLINAR GRAVE, SUJEITA ÀS SANÇÕES LEGAIS:
I.O DESCUMPRIMENTO DE REQUISIÇÕES OU DETERMINAÇÕES FEITAS PELO ÓRGÃO DE CONTROLE INTERNO;
II.A OMISSÃO OU RETARDO INJUSTIFICADO NO ATENDIMENTO DE DILIGÊNCIAS RECOMENDADAS; E
III.A TENTATIVA DE OBSTRUÇÃO DAS ATIVIDADES DE FISCALIZAÇÃO, AUDITORIA OU MONITORAMENTO.
TÍTULO II
DA ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ART. 7º. O PODER EXECUTIVO É EXERCIDO PELO PREFEITO MUNICIPAL, AUXILIADO PELO VICE-PREFEITO, NOS CASOS DE SUBSTITUIÇÕES E IMPEDIMENTOS, BEM COMO PELO PROCURADOR-GERAL, PELO CHEFE DE GABINETE, PELO CONTROLADOR-GERAL, PELOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E ADJUNTOS, PELA ASSESSORIA ESPECIAL I E PELOS PRESIDENTES DAS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, NO CUMPRIMENTO DE SUAS ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGULAMENTARES.
'A71º OS CARGOS DE CHEFE DE GABINETE, PROCURADOR-GERAL, CONTROLADOR-GERAL, SECRETÁRIO MUNICIPAL E ASSESSOR ESPECIAL I POSSUEM O MESMO NÍVEL HIERÁRQUICO-FUNCIONAL, COM ISONOMIA DE VENCIMENTOS E IGUAIS DIREITOS, DEVERES E RESPONSABILIDADES ADMINISTRATIVAS, RESPEITADAS AS ATRIBUIÇÕES LEGAIS ESPECÍFICAS DE CADA CARGO E ÓRGÃO PERTINENTE DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA.
§2º O PREFEITO E OS TITULARES DOS ÓRGÃOS DE PRIMEIRO NÍVEL HIERÁRQUICO DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA, EXERCEM SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS E REGULAMENTARES COM O SUPORTE DOS ÓRGÃOS SUBORDINADOS E ENTIDADES VINCULADAS QUE INTEGRAM A ESTRUTURA DO PODER EXECUTIVO.
'A73º OS TITULARES DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA SÃO RESPONSÁVEIS, PERANTE O PREFEITO, PELO DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E PELA GESTÃO ADEQUADA DAS ESTRUTURAS SOB SUA DIREÇÃO, OBSERVADOS OS PRINCÍPIOS DA LEGALIDADE, MORALIDADE E TRANSPARÊNCIA.
'A74º O PREFEITO, NO EXERCÍCIO DA COMPETÊNCIA PRIVATIVA ATRIBUÍDA PELA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, PODERÁ DESIGNAR O VICE-PREFEITO PARA O CUMPRIMENTO DE MISSÕES ESPECIAIS, MEDIANTE ATO FORMAL QUE ESPECIFICARÁ AS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES A SEREM DESEMPENHADAS.
CAPÍTULO I
DOS NÍVEIS OPERATIVOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA
ART. 8º. A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO, É DISPOSTA EM 06 (SEIS) NÍVEIS, QUE ESTABELECEM VINCULAÇÕES FUNCIONAIS E HIERÁRQUICAS DAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS E OPERACIONAIS:
I.NÍVEL ESTRATÉGICO SUPERIOR: COMPREENDE AS COMPETÊNCIAS DE COMANDO, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, COORDENAÇÃO, CONTROLE E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL, EXERCIDAS PELAS PRINCIPAIS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELA DEFINIÇÃO E CONDUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS, REPRESENTADAS PELOS CARGOS DE:
A)CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO;
B)SECRETÁRIO MUNICIPAL;
C)PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO; E
D)CONTROLADOR-GERAL DO MUNICÍPIO.
II.NÍVEL GERENCIAL SUPERIOR: ENGLOBA AS ATRIBUIÇÕES DE DIREÇÃO, PLANEJAMENTO TÁTICO, SUPERVISÃO, COORDENAÇÃO E CONTROLE ADMINISTRATIVO, RESPONSÁVEIS POR IMPLEMENTAR POLÍTICAS PÚBLICAS E DIRETRIZES ESTRATÉGICAS DEFINIDAS PELO NÍVEL ESTRATÉGICO SUPERIOR, REPRESENTADAS PELOS CARGOS DE:
A)SECRETÁRIO-ADJUNTO;
B)SUBPROCURADORES;
C)COORDENADOR-GERAL;
D)TESOUREIRO MUNICIPAL; E
E)CONTADOR-GERAL.
III.NÍVEL OPERACIONAL INTERMEDIÁRIO: INCLUI AS RESPONSABILIDADES DE GESTÃO INTERMEDIÁRIA, ORIENTAÇÃO, SUPERVISÃO, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E OPERACIONAIS, ASSEGURANDO O FUNCIONAMENTO ADEQUADO DAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS, REPRESENTADAS PELOS CARGOS DE:
A)DIRETOR-GERAL DE UNIDADE HOSPITALAR;
B)SUPERINTENDENTE;
C)SUPERVISOR;
D)SUPERVISOR DE OUVIDORIA;
E)SUPERVISOR DE AUDITORIA;
F)SUPERVISOR ADMINISTRATIVO;
G)COORDENADOR;
H)DIRETOR ADMINISTRATIVO DE UNIDADE DE SAÚDE;
I)DIRETOR DE DEPARTAMENTO; E
I.L) SUBCOORDENADOR-GERAL.
IV.NÍVEL DE ASSESSORAMENTO ESPECIALIZADO: ABRANGE AS COMPETÊNCIAS DE APOIO TÉCNICO, CONSULTORIA E ASSESSORAMENTO ESPECIALIZADO DIRETAMENTE ÀS AUTORIDADES DOS NÍVEIS SUPERIORES, VISANDO GARANTIR A EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA E A EXECUÇÃO ADEQUADA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, REPRESENTADAS PELOS CARGOS DE:
A)PROCURADOR ASSISTENTE;
B)ASSESSOR ESPECIAL II;
C)ASSESSOR ESPECIAL III;
D)ASSESSOR ESPECIAL IV;
E)ASSESSOR ESPECIAL V;
F)ASSESSOR ESPECIAL VI; E
G)ASSESSOR ESPECIAL DA PROCURADORIA.
V.NÍVEL DE APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO: DESTINA-SE ÀS ATRIBUIÇÕES DE SUPORTE TÉCNICO E OPERACIONAL, ATUANDO DE FORMA COMPLEMENTAR PARA GARANTIR O FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E TÉCNICAS DOS NÍVEIS SUPERIORES, REPRESENTADAS PELOS CARGOS DE:
A)CHEFE DE DIVISÃO; E
B)CHEFE DE SERVIÇO.
VI.NÍVEL DELIBERATIVO E CONSULTIVO: REFERE-SE ÀS COMPETÊNCIAS DE DELIBERAÇÃO, ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA OU CONSULTIVA, COM ATUAÇÃO COLEGIADA, CORRESPONDENTE A ÓRGÃOS PREVISTOS EM LEI OU ATO INFRALEGAL, COMO CONSELHOS, JUNTAS, COMITÊS E COMISSÕES, DE ACORDO COM AS RESPECTIVAS NORMATIVAS INSTITUIDORAS.
PARÁGRAFO ÚNICO. OS ÓRGÃOS A QUE SE VINCULAM OS CARGOS ATINENTES AO NÍVEL ESTRATÉGICO SUPERIOR TERÃO REGIMENTO INTERNO APROVADO PELO PREFEITO, APÓS ANÁLISE DA PROCURADORIA-GERAL, QUE DEFINIRÁ AS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS E AS SUBORDINAÇÕES OPERACIONAIS DE CADA UNIDADE ADMINISTRATIVA QUE O COMPÕEM.
CAPÍTULO II
DA ESTRUTURA BÁSICA
ART. 9º. O PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO COMPREENDE A SEGUINTE ESTRUTURA BÁSICA:
I.ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA;
II.ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA;
III.ÓRGÃOS COLEGIADOS; E
IV.ÓRGÃOS SISTÊMICOS ESPECIAIS.
SEÇÃO I
DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA
ART. 10º. A ADMINISTRAÇÃO DIRETA É CONSTITUÍDA PELAS SECRETARIAS MUNICIPAIS, PROCURADORIA- GERAL DO MUNICÍPIO, CHEFIA DE GABINETE E CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO, ÓRGÃOS DE DIREÇÃO GERAL, DO NÍVEL ESTRATÉGICO SUPERIOR, RESPONSÁVEIS PELO PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS, CONFORME SUAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS.
PARÁGRAFO ÚNICO. OS ÓRGÃOS MENCIONADOS NO CAPUT POSSUEM UNIDADES ESPECÍFICAS DE DIREÇÃO SETORIAL E ASSESSORAMENTO INTERMEDIÁRIO, PERTENCENTES AOS NÍVEIS PREVISTOS NO ART. 9º DESTA LEI, ORGANIZADAS POR MEIO DE REGIMENTOS INTERNOS APROVADOS POR DECRETO.
ART. 11. COMPETE AOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E AOS TITULARES DE ÓRGÃOS EQUIVALENTES, DENTRE OUTRAS ATIVIDADES, NO ÂMBITO DE SUAS ATRIBUIÇÕES:
I.EXERCER A ADMINISTRAÇÃO DO ÓRGÃO SOB SUA RESPONSABILIDADE, ORIENTANDO, COORDENANDO E SUPERVISIONANDO AS ATIVIDADES DAS UNIDADES SUBORDINADAS;
II.PRATICAR ATOS DELEGADOS OU OUTORGADOS PELO PREFEITO;
III.EXPEDIR INSTRUÇÕES, PORTARIAS E ATOS NORMATIVOS NECESSÁRIOS PARA A BOA EXECUÇÃO DAS LEIS, DECRETOS E REGULAMENTOS;
IV.SUBSCRITAR ATOS REFERENTES AO SEU ÓRGÃO;
V.ORDENAR DESPESAS, ASSINAR NOTAS DE EMPENHO, REALIZAR ATOS DE LIQUIDAÇÃO DE DESPESA E AUTORIZAR PAGAMENTOS;
VI.ASSINAR CONTRATOS E AJUSTES EM QUE O ÓRGÃO FIGURE COMO PARTE OU INTERVENIENTE, EXCETO CONVÊNIOS;
VII.APLICAR PENALIDADES POR DESCUMPRIMENTO CONTRATUAL, RATIFICAR DISPENSAS E INEXIGIBILIDADES DE LICITAÇÃO, NAS HIPÓTESES PREVISTAS EM LEI;
VIII.APRESENTAR AO PREFEITO RELATÓRIO PERIÓDICO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ÓRGÃO;
IX.IMPLEMENTAR POLÍTICAS PÚBLICAS ALINHADAS ÀS DIRETRIZES ESTRATÉGICAS DO GOVERNO MUNICIPAL, COM FOCO NA EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE;
X.PROMOVER A DIGITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, VISANDO MAIOR TRANSPARÊNCIA E ACESSIBILIDADE AOS CIDADÃOS;
XI.GARANTIR A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE COMPLIANCE PÚBLICO E INTEGRIDADE ADMINISTRATIVA;
XII.ADOTAR MEDIDAS EFETIVAS PARA COMBATER A CORRUPÇÃO E PROMOVER UMA CULTURA ORGANIZACIONAL ÉTICA NO ÂMBITO DE SUAS PASTAS;
XIII.FORTALECER A PARTICIPAÇÃO SOCIAL POR MEIO DE CONSELHOS, AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E CONSULTAS POPULARES RELACIONADAS ÀS SUAS ÁREAS DE COMPETÊNCIA;
XIV.MONITORAR INDICADORES DE DESEMPENHO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOB SUA RESPONSABILIDADE, ELABORANDO RELATÓRIOS PERIÓDICOS PARA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS;
XV.PROMOVER AÇÕES DE CAPACITAÇÃO CONTÍNUA DOS SERVIDORES VINCULADOS AO SEU ÓRGÃO, COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS;
XVI.INCENTIVAR BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS;
XVII.GARANTIR A PROTEÇÃO E GESTÃO ADEQUADA DAS INFORMAÇÕES E DADOS SOB RESPONSABILIDADE DO ÓRGÃO, EM CONFORMIDADE COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD);
XVIII.FOMENTAR O USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS; E
XIX.ZELAR PELO ATENDIMENTO EFICIENTE DAS DEMANDAS DE ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO E EXTERNO, GARANTINDO A TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS.
'A71º. PARA FINS DO DISPOSTO NO CAPUT, SÃO TITULARES DE ÓRGÃOS EQUIVALENTES ÀS SECRETARIAS MUNICIPAIS, O CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO, PROCURADOR-GERAL E O CONTROLADOR-GERAL DO MUNICÍPIO.
'A72º. AS COMPETÊNCIAS DELINEADAS NOS INCISOS DO CAPUT DEVEM SER EXERCIDAS COM OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E ADMINISTRATIVOS, BEM COMO DAS DISPOSIÇÕES DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL E DEMAIS NORMATIVAS PERTINENTES.
'A73º. OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS, O PROCURADOR-GERAL E O CONTROLADOR-GERAL, NO EXERCÍCIO DE SUAS COMPETÊNCIAS, PODERÃO EXPEDIR ATOS ADMINISTRATIVOS PRÓPRIOS, TAIS COMO PORTARIAS, INSTRUÇÕES NORMATIVAS E ORDENS DE SERVIÇO, VISANDO À ADEQUADA ORGANIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS SOB SUA RESPONSABILIDADE.
ART. 12. OS ORDENADORES DE DESPESAS POSSUEM IGUAL NÍVEL DE RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, RESPONDENDO POR ATOS COMISSIVOS OU OMISSIVOS, NO ÂMBITO DE SUAS COMPETÊNCIAS, DEVENDO ZELAR PELA LEGALIDADE, PROBIDADE, EFICIÊNCIA, LISURA E RESOLUTIVIDADE NO EXERCÍCIO DE SUAS ATRIBUIÇÕES.
ART. 13. O DESDOBRAMENTO FUNCIONAL DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS, DA PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO E DA CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO, INCLUINDO OS ÓRGÃOS SETORIAIS E UNIDADES DE EXECUÇÃO ESPECÍFICA, SERÁ REGULAMENTADO POR ESTA LEI E PELO DECRETO QUE APROVAR O RESPECTIVO REGIMENTO INTERNO.
SEÇÃO II
DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA
ART. 14. A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA COMPREENDE OS SERVIÇOS PÚBLICOS OU DE INTERESSE PÚBLICO ATRIBUÍDOS A PESSOAS JURÍDICAS DISTINTAS DO MUNICÍPIO, DOTADAS DE PERSONALIDADE JURÍDICA PRÓPRIA, COM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA, PATRIMONIAL E FINANCEIRA.
PARÁGRAFO ÚNICO. AS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA INCLUEM, ENTRE OUTRAS INSTITUÍDAS POR LEI ESPECÍFICA, AS SEGUINTES AUTARQUIAS:
I.INSTITUTO DE BENEFÍCIOS E ASSISTÊNCIA AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CABO FRIO (IBASCAF); E
II.COMPANHIA DE SERVIÇOS DE CABO FRIO (COMSERCAF).
ART. 15. AS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA SERÃO VINCULADAS À SECRETARIA MUNICIPAL CORRESPONDENTE A SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA, SEM PREJUÍZO DE SUA AUTONOMIA ADMINISTRATIVA, PATRIMONIAL E FINANCEIRA.
ART. 16. AS COMPETÊNCIAS E AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DAS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA DO PODER EXECUTIVO SERÃO ESTABELECIDAS EM SUAS RESPECTIVAS LEIS DE CRIAÇÃO E NOS ATOS DE ORGANIZAÇÃO, EM CONSONÂNCIA COM AS DIRETRIZES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL.
SEÇÃO III
DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS
ART. 17. SÃO ÓRGÃOS COLEGIADOS:
I.OS CONSELHOS INSTITUÍDOS:
A)NOS TERMOS DOS ARTIGOS 93 E 94 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, COMO ORGANISMOS DE COLABORAÇÃO COM O PODER EXECUTIVO, COM A FINALIDADE DE AUXILIAR E ASSESSORAR A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA ANÁLISE, PLANEJAMENTO E DECISÕES EM MATÉRIAS DE SUA COMPETÊNCIA INSTITUCIONAL;
B)NA FORMA DA LEGISLAÇÃO FEDERAL, NOS CASOS E SITUAÇÕES ESPECÍFICAS.
II.OS COMITÊS, JUNTAS ADMINISTRATIVAS E COMISSÕES PERMANENTES OU TEMPORÁRIAS, INSTITUÍDAS NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO, DESTINADAS À ANÁLISE DE MATÉRIAS E ASSUNTOS ESPECÍFICOS, CONFORME PREVISTO EM LEI OU ATO NORMATIVO PRÓPRIO.
ART. 18. OS CONSELHOS SERÃO VINCULADOS ÀS SECRETARIAS MUNICIPAIS, SECRETARIAS-ADJUNTAS OU COORDENADORIAS-GERAIS, CONFORME SUAS ATRIBUIÇÕES INSTITUCIONAIS, RESPEITADA SUA AUTONOMIA FUNCIONAL QUANDO PREVISTA EM LEI ESPECÍFICA.
ART. 19. O FUNCIONAMENTO, ORGANIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS SERÃO DEFINIDOS EM SUAS RESPECTIVAS LEIS DE CRIAÇÃO, PODENDO SER COMPLEMENTADOS POR REGIMENTOS INTERNOS APROVADOS NA FORMA PREVISTA EM LEI.
ART. 20. OS CONSELHOS MUNICIPAIS LISTADOS NESTA LEI, SEM PREJUÍZO DE OUTROS ESTABELECIDOS OU QUE VENHAM A SER CRIADOS POR LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, SÃO OS SEGUINTES:
I.CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (CACSFUNDEB);
II.CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (CONSAD/IBASCAF);
III.CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (CAE);
IV.CONSELHO DE CONTRIBUINTES;
V.CONSELHO FISCAL (CONFIS/IBASCAF);
VI.CONSELHO GESTOR DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO MICO-LEÃO-DOURADO;
VII.CONSELHO GESTOR DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DORMITÓRIO DAS GARÇAS;
VIII.CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE (CONCID);
IX.CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE (COMJUV);
X.CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR E ODONTOLÓGICA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CABO FRIO (CASME);
XI.CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CMAS);
XII.CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA (CMC);
XIII.CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CONDECON);
XIV.CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE (CONDEMA);
XV.CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL (CMDRS);
XVI.CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (CME);
XVII.CONSELHO MUNICIPAL DE EMPREGO E RENDA (CMER);
XVIII.CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE AMADOR (CONESP);
XIX.CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO (COMHAB);
XX.CONSELHO MUNICIPAL DE PESCA E AQUICULTURA (COMPESCA);
XXI.CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO E REMUNERAÇÃO DE PESSOAL (COMPARP);
XXII.CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS (COMAD);
XXIII.CONSELHO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL (COMPIR);
XXIV.CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE (CMS);
XXV.CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (CONSAN);
XXVI.CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTES (COMUT);
XXVII.CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO (COMTUR);
XXVIII.CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL (CMUPAC);
XIX.CONSELHO MUNICIPAL DO PLANO DIRETOR (CONSEPLA);
XX.CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (CMDCA);
XXI.CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER (COMDIM);
XXII.CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (COMUD/PCD);
XXIII.CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA (COMUDI);
XXIV.CONSELHO TUTELAR DO 1° DISTRITO;
XXV.CONSELHO TUTELAR DO 2° DISTRITO; E
XXVI.CONSELHOS ESCOLARES.
SEÇÃO IV
DOS ÓRGÃOS SISTÊMICOS ESPECIAIS
ART. 21. OS ÓRGÃOS SISTÊMICOS ESPECIAIS SÃO REPRESENTADOS PELOS FUNDOS ESPECIAIS COMO UNIDADES DE NATUREZA ORÇAMENTÁRIA E CONTÁBIL.
'A71º. OS FUNDOS ESPECIAIS MUNICIPAIS, INSTITUÍDOS CONFORME A LEI FEDERAL Nº 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964, SÃO VINCULADOS À RESPECTIVA SECRETARIA MUNICIPAL, SECRETARIA-ADJUNTA OU COORDENADORIA-GERAL, NOS TERMOS DESTA LEI. SUA FINALIDADE É VIABILIZAR PROGRAMAS DE INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, COM RECEITAS ESPECÍFICAS APLICADAS EM CONFORMIDADE COM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (LDO), LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) OU OUTRAS NORMAS APLICÁVEIS. ESSES FUNDOS ESTÃO SUJEITOS À CONTABILIDADE ESPECÍFICA E AO CONTROLE EXERCIDO PELO ÓRGÃO CENTRAL DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO.
'A72º. OS FUNDOS ESPECIAIS NÃO POSSUEM PERSONALIDADE JURÍDICA PRÓPRIA NEM SE CONSTITUEM COMO ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, INTEGRANDO A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA APENAS COMO UNIDADES DE NATUREZA ORÇAMENTÁRIA E CONTÁBIL.
'A73º. AS FUNÇÕES DE GESTOR E ORDENADOR DE DESPESAS DOS FUNDOS ESPECIAIS SERÃO EXERCIDAS PELOS TITULARES DAS RESPECTIVAS SECRETARIAS MUNICIPAIS, SECRETARIAS-ADJUNTAS OU COORDENADORIAS- GERAIS A QUE ESTIVEREM VINCULADOS, OU, QUANDO FOR O CASO, PELO DIRIGENTE MÁXIMO DA ENTIDADE DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA.
ART. 22. OS ÓRGÃOS SISTÊMICOS ESPECIAIS LISTADOS NESTA LEI, SEM PREJUÍZO DE OUTROS ESTABELECIDOS OU QUE VENHAM A SER CRIADOS POR LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, SÃO OS SEGUINTES:
I.FUNDO ESPECIAL DA DÍVIDA ATIVA (FEDA);
II.FUNDO MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA (FUMPI);
III.FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-HOSPITALAR E ODONTOLÓGICA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CABO FRIO (FAMES);
IV.FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA MÉDICO–HOSPITALAR E ODONTOLÓGICA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CABO FRIO (FAMES);
V.FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (FMAS);
VI.FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA (FMC);
VII.FUNDO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DIFUSOS CONSUMERISTAS (FMDDC);
VIII.FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTES (FME);
IX.FUNDO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL (FUNHABIS);
X.FUNDO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (FMA);
XI.FUNDO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS (FUMPAD);
XII.FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE (FMS);
XIII.FUNDO MUNICIPAL DE TRANSPORTES (FUMTRANS);
IX.FUNDO MUNICIPAL DO TRABALHO, EMPREGO E RENDA (FUMTER);
X.FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (FUMCRIA);
XI.FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER (FMDM);
XII.FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (FMDPD); E
XIII.FUNDO MUNICIPAL DE LIQUIDAÇÃO DE RESTOS A PAGAR (FMLRP).
ART. 23. FICA CRIADO O FUNDO ESPECIAL DE HONORÁRIOS DA PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO.
ART. 24. OS HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA, PREVISTOS NO ART. 23 E SEGUINTES DA LEI FEDERAL Nº 8.906/1994 E NO ART. 85, §19, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, DEVIDOS AO PROCURADOR-GERAL E AO SUBPROCURADOR-GERAL, AOS SUBPROCURADORES, AOS PROCURADORES JURÍDICOS E AOS PROCURADORES- ASSISTENTES, TODOS EM EFETIVO EXERCÍCIO, DECORRENTES DE AÇÕES JUDICIAIS OU EXTRAJUDICIAIS DO MUNICÍPIO, SERÃO DEPOSITADOS NA CONTA BANCÁRIA DO FUNDO ESPECIAL DE HONORÁRIOS DA PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
'A71º A CONTA BANCÁRIA SERÁ MOVIMENTADA PELO(A) PROCURADOR(A)-GERAL DO MUNICÍPIO.
'A72º 80% (OITENTA POR CENTO) DOS VALORES DEPOSITADOS NO FUNDO SERÃO PAGOS MENSALMENTE, A TÍTULO DE PARTICIPAÇÃO NOS HONORÁRIOS, EM QUOTAS IGUAIS AOS SERVIDORES MENCIONADOS NO CAPUT, DESDE QUE EM EFETIVO EXERCÍCIO, SENDO DEVIDOS APENAS ENQUANTO EMPOSSADOS OU NOMEADOS NOS RESPECTIVOS CARGOS.
'A73º 20% (VINTE POR CENTO) DOS VALORES DEPOSITADOS NO FUNDO SERÃO DESTINADOS ÀS SEGUINTES FINALIDADES:
I.AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSUMOS, BEM COMO A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DESTINADOS À PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO;
II.CUSTEIO DE CONGRESSOS, CURSOS E SEMINÁRIOS, E ANUIDADES DO ÓRGÃO DE CLASSE, PARA OS SERVIDORES MENCIONADOS NO CAPUT.
'A7 4º O PAGAMENTO AOS SERVIDORES SERÁ FEITO POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA OU OUTRO MEIO HÁBIL, APÓS O DEVIDO TRÂMITE ADMINISTRATIVO, CONTENDO O MAPA DE RECEITAS, O DEMONSTRATIVO DE RATEIO E O DESPACHO AUTORIZADOR.
ART. 25. SÃO RECEITAS DO FUNDO ESPECIAL DE HONORÁRIOS DA PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO:
I.OS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS SUCUMBENCIAIS DEVIDOS NOS FEITOS PATROCINADOS PELA PROCURADORIA- GERAL DO MUNICÍPIO;
II.LEVANTAMENTO DE ALVARÁS JUDICIAIS REFERENTES A HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS;
III.DOAÇÕES EM ESPÉCIE DESTINADAS AO FUNDO;
IV.OUTRAS RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS E EXTRAORÇAMENTÁRIAS.
'A71º. AS RECEITAS DO FUNDO NÃO PODERÃO SER REVERTIDAS AO TESOURO MUNICIPAL, MESMO APÓS FINDO O EXERCÍCIO FINANCEIRO.
'A72º. VALORES DO FUNDO TRANSFERIDOS AO TESOURO MUNICIPAL DEVEM SER DEVOLVIDOS À CONTA DO FUNDO, NOS TERMOS DO ART. 10 DESTA LEI.
ART. 26. O FUNDO SERÁ VINCULADO ADMINISTRATIVAMENTE À PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO.
ART. 27. COMPETE AO PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO, ALÉM DE ACOMPANHAR A EXECUÇÃO FINANCEIRA DO FUNDO:
I.REALIZAR O RATEIO DAS RECEITAS DO FUNDO;
II.SOLICITAR OS CONTROLES NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO FINANCEIRA;
III.COORDENAR A APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDO.
ART. 28. COMPETE AO SETOR DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E CONTÁBIL DO MUNICÍPIO:
I.FORNECER INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE A EXECUÇÃO DO FUNDO;
II.PROCEDER ÀS RESERVAS ORÇAMENTÁRIAS E À EMISSÃO DE NOTAS DE EMPENHO, REFORÇOS E ANULAÇÕES.
ART. 29. OS VALORES RATEADOS NÃO CONSTITUEM ENCARGOS DO TESOURO MUNICIPAL, NÃO SÃO BASE DE CÁLCULO PARA VANTAGENS E NÃO SE INCORPORAM AOS VENCIMENTOS DOS SERVIDORES.
ART. 30. O SALDO REMANESCENTE AO FINAL DO EXERCÍCIO FINANCEIRO SERÁ RATEADO ENTRE OS SERVIDORES EM EFETIVO EXERCÍCIO.
ART. 31. CONSIDERAM-SE EM EFETIVO EXERCÍCIO OS SERVIDORES QUE NÃO ESTEJAM EM LICENÇAS OU AFASTAMENTOS PREVISTOS NO CAPUT DESTE ARTIGO, SALVO NAS HIPÓTESES PREVISTAS EM LEI.
ART. 32. O FUNDO SERÁ DOTADO DE AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA, SENDO O PROCURADOR- GERAL O REPRESENTANTE LEGAL E ORDENADOR DE DESPESAS.
CAPÍTULO III
DA ATUAÇÃO SISTÊMICA DOS ÓRGÃOS
ART. 33. AS ATIVIDADES ESSENCIAIS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, RELACIONADAS NOS INCISOS A SEGUIR, SERÃO ORGANIZADAS SOB A FORMA DE SISTEMA, COM O OBJETIVO DE ASSEGURAR A INTEGRAÇÃO, A UNIFORMIDADE DE PROCEDIMENTOS, A EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA E A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, VISANDO AO APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO DOS SERVIÇOS PRESTADOS À SOCIEDADE:
I.PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E FISCAL;
II.ORIENTAÇÕES JURÍDICAS E NORMATIVAS;
III.CONTROLE INTERNO;
IV.GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS;
V.GESTÃO DE COMPRAS, SUPRIMENTOS DE BENS E SERVIÇOS, LICITAÇÕES E CONTRATOS;
VI.GESTÃO PATRIMONIAL;
VII.COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E RELACIONAMENTO COM AS REDES SOCIAIS E IMPRENSA;
VIII.INFORMATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS;
IX.PLANEJAMENTO, CONTROLE E ORDENAMENTO URBANO; E
X.ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL ENTRE O EXECUTIVO MUNICIPAL, OS DEMAIS PODERES E INSTÂNCIAS GOVERNAMENTAIS.
ART. 34. PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA, A UNIFORMIDADE E A INTEGRAÇÃO DAS ATIVIDADES ORGANIZADAS SOB A FORMA DE SISTEMA, OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA DEVERÃO SEGUIR AS NORMAS, DIRETRIZES E ORIENTAÇÕES ESTABELECIDAS PELOS SEGUINTES ÓRGÃOS CENTRAIS:
I.SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA, QUANTO ÀS ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO E CONTROLE, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL.
II.SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, QUANTO ÀS ATIVIDADES PERTINENTES À GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO PATRIMONIAL E ELABORAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO;
III.SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO, QUANTO ÀS ATIVIDADES RELACIONADAS À COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E RELACIONAMENTO COM AS REDES SOCIAIS E IMPRENSA.
IV.PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO, QUANTO ÀS ORIENTAÇÕES JURÍDICAS E NORMATIVAS DOS DIVERSOS RAMOS DO DIREITO.
V.CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO, QUANTO ÀS ATIVIDADES RELACIONADAS AO CONTROLE INTERNO, PARA O EFETIVO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO VIGENTE.
VI.SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO TERRITORIAL E ECONOMIA AZUL, QUANTO ÀS ATIVIDADES RELACIONADAS AO PLANEJAMENTO E DIRETRIZES DO ORDENAMENTO E CONTROLE URBANO.
VII.SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO, QUANTO ÀS ATIVIDADES DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL ENTRE O EXECUTIVO MUNICIPAL, OS DEMAIS PODERES E INSTÂNCIAS GOVERNAMENTAIS, INCLUINDO A TRAMITAÇÃO E RESPOSTA DOS PEDIDOS DE INFORMAÇÃO RECEBIDOS, BEM COMO A GESTÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS DE BENS E SERVIÇOS, LICITAÇÕES E CONTRATOS; E
VIII.SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E INOVAÇÃO, QUANTO ÀS ATIVIDADES RELACIONADAS À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E IMPLEMENTAÇÃO DE SOLUÇÕES INOVADORAS PARA A MELHORIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.
PARÁGRAFO ÚNICO. OS TITULARES DOS ÓRGÃOS CENTRAIS DO SISTEMA SÃO RESPONSÁVEIS POR ASSEGURAR O FUNCIONAMENTO EFICIENTE, INTEGRADO E COORDENADO DAS ATIVIDADES SISTÊMICAS, GARANTINDO O CUMPRIMENTO DAS DIRETRIZES ESTABELECIDAS, A EFETIVIDADE DAS AÇÕES E A HARMONIZAÇÃO ENTRE OS ÓRGÃOS SETORIAIS E ENTIDADES ENVOLVIDAS.
ART. 35. AS UNIDADES QUE DESEMPENHEM ATIVIDADES RELACIONADAS NO ART. 24 INTEGRAM O RESPECTIVO SISTEMA E ESTÃO SUJEITAS A ORIENTAÇÕES E SUPERVISÕES TÉCNICAS DO ÓRGÃO CENTRAL, SEM PREJUÍZO DA SUBORDINAÇÃO ADMINISTRATIVA AO ÓRGÃO AO QUAL ESTÃO VINCULADOS.
CAPÍTULO IV
DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS SECRETARIAS, SECRETARIAS- ADJUNTAS E COORDENADORIAS-GERAIS
ART. 36. ALÉM DAS DEMAIS UNIDADES E SUBUNIDADES PREVISTAS NESTA LEI E EM REGULAMENTO PRÓPRIO, A ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO MUNICÍPIO SERÁ ORGANIZADA EM SECRETARIAS MUNICIPAIS, SECRETARIAS- ADJUNTAS E COORDENADORIAS-GERAIS, COM O OBJETIVO DE ASSEGURAR EFICIÊNCIA, DESCENTRALIZAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO NA FORMULAÇÃO, EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS.
ART. 37. AS SECRETARIAS MUNICIPAIS SÃO ÓRGÃOS DE DIREÇÃO SUPERIOR E ASSESSORAMENTO DIRETO AO PREFEITO MUNICIPAL, RESPONSÁVEIS PELA FORMULAÇÃO, PLANEJAMENTO, COORDENAÇÃO, EXECUÇÃO E MONITORAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SUAS ÁREAS ESPECÍFICAS DE COMPETÊNCIA.
'A71º. AS COMPETÊNCIAS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS ESTÃO DELIMITADAS POR ESTA LEI E PELOS RESPECTIVOS REGIMENTOS INTERNOS.
'A72º. OS TITULARES DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS EXERCERÃO A SUPERVISÃO HIERÁRQUICA, ADMINISTRATIVA E FUNCIONAL SOBRE SUAS UNIDADES SUBORDINADAS, COM RESPONSABILIDADE DIRETA PELOS RESULTADOS ALCANÇADOS.
ART. 38. AS SECRETARIAS-ADJUNTAS SÃO UNIDADES SUBORDINADAS ÀS SECRETARIAS MUNICIPAIS, DESTINADAS AO APOIO TÉCNICO, ADMINISTRATIVO E OPERACIONAL, COM FOCO NA EXECUÇÃO ESPECÍFICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS E NO SUPORTE DIRETO ÀS ATIVIDADES DAS SECRETARIAS ÀS QUAIS ESTÃO VINCULADAS.
'A71º. AS SECRETARIAS-ADJUNTAS NÃO POSSUEM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA OU FUNCIONAL, ATUANDO SOB A SUPERVISÃO DIRETA E ORIENTAÇÃO NORMATIVA DO TITULAR DA SECRETARIA CORRESPONDENTE.
'A72º. COMPETE ÀS SECRETARIAS-ADJUNTAS EXECUTAR ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DELEGADAS PELO TITULAR DA SECRETARIA MUNICIPAL, OBSERVANDO OS LIMITES E DIRETRIZES ESTABELECIDOS NO REGIMENTO INTERNO.
ART. 39. AS COORDENADORIAS-GERAIS SÃO UNIDADES EXECUTIVAS SUBORDINADAS ÀS SECRETARIAS MUNICIPAIS, COM ATRIBUIÇÃO DE ARTICULAR, COORDENAR E EXECUTAR PROGRAMAS E AÇÕES GOVERNAMENTAIS EM SUAS RESPECTIVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO.
'A71º. AS COORDENADORIAS-GERAIS DEVEM ATUAR DE FORMA INTEGRADA COM AS SECRETARIAS MUNICIPAIS, GARANTINDO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO, EFICIÊNCIA OPERACIONAL E CUMPRIMENTO DAS METAS INSTITUCIONAIS.
'A72º. AS COMPETÊNCIAS DAS COORDENADORIAS-GERAIS SERÃO DEFINIDAS NOS REGIMENTOS INTERNOS DAS RESPECTIVAS SECRETARIAS MUNICIPAIS, RESPEITANDO OS LIMITES ESTABELECIDOS NESTA LEI.
ART. 40. AS RELAÇÕES HIERÁRQUICAS E FUNCIONAIS ENTRE SECRETARIAS MUNICIPAIS, SECRETARIAS- ADJUNTAS E COORDENADORIAS-GERAIS DEVERÃO RESPEITAR OS PRINCÍPIOS DA UNIDADE DE COMANDO, HIERARQUIA ADMINISTRATIVA, EFICIÊNCIA E CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.
ART. 41. OS REGIMENTOS INTERNOS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DEVERÃO DETALHAR A ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E COMPETÊNCIAS DAS SECRETARIAS-ADJUNTAS E COORDENADORIAS-GERAIS, OBSERVANDO OS PARÂMETROS ESTABELECIDOS NESTA LEI.
TÍTULO III
DAS COMPETÊNCIAS E ESTRUTURAS DOS ÓRGÃOS
CAPÍTULO I
DO GABINETE DO PREFEITO
ART. 42. O GABINETE DO PREFEITO, CUJA SIGLA PARA FINS DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS É GAPRE, É O ÓRGÃO AO QUAL INCUMBE A ASSISTÊNCIA E O ASSESSORAMENTO DIRETO E IMEDIATO AO CHEFE DO EXECUTIVO NO TRATO DE QUESTÕES, PROVIDÊNCIAS E INICIATIVAS DO SEU EXPEDIENTE PESSOAL, DIRIGIDO PELO CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO, QUE POSSUI O MESMO NÍVEL HIERÁRQUICO E FUNCIONAL, ISONOMIA DE VENCIMENTO, E IGUAIS DIREITOS, DEVERES E RESPONSABILIDADES ADMINISTRATIVAS DE SECRETÁRIO MUNICIPAL, COMPETINDO–LHE, DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES REGIMENTAIS:
I.PROMOVER AS ATIVIDADES DE RECEPÇÃO, ATENDIMENTO E ENCAMINHAMENTO DOS MUNÍCIPES, AUTORIDADES E VISITANTES QUE DEMANDEM AO GABINETE;
II.ORGANIZAR E EXECUTAR AS ATIVIDADES DE CERIMONIAL PÚBLICO;
III.ORGANIZAR O PROTOCOLO DO CERIMONIAL DOS ATOS PÚBLICOS OU ADMINISTRATIVOS EM CONJUNTO COM A SUPERINTENDÊNCIA DE CERIMONIAL;
IV.REALIZAR A RECEPÇÃO, ESTUDO E TRIAGEM DO EXPEDIENTE ENCAMINHADO AO PREFEITO, MANTENDO SOB SUA GUARDA DOCUMENTOS DE NATUREZA SIGILOSA;
V.COORDENAR E FISCALIZAR A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE APOIO OPERACIONAL, DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DAS INSTALAÇÕES E LOCAIS DE TRABALHO;
VI.ASSESSORAR E SECRETARIAR O PREFEITO NAS REUNIÕES INTERNAS OU PÚBLICAS;
VII.MANTER CADASTRO ATUALIZADO DE AUTORIDADES, INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES;
VIII.ORGANIZAR E MANTER ATUALIZADOS OS REGISTROS RELATIVOS AO CONTROLE DE ATIVIDADES CUMPRIDAS PELO GABINETE;
IX.PROMOVER, EM ARTICULAÇÃO COM OS DEMAIS ÓRGÃOS COMPETENTES, O PLANEJAMENTO, A PREPARAÇÃO E A EXECUÇÃO DAS VIAGENS DO PREFEITO;
X.RECEBER OS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DIRIGIDOS AO PREFEITO, ENCAMINHAR PARA DESPACHO OU PROMOVER DESPACHOS DE MERO EXPEDIENTE;
XI.PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DAS ATRIBUIÇÕES DA DEFESA CIVIL MUNICIPAL, COM VISTAS À PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DE CALAMIDADES PÚBLICAS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO;
XII.FORMULAR, COORDENAR, EXECUTAR E MONITORAR POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO, AO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E AO FORTALECIMENTO DA AUTONOMIA FEMININA;
XIII.ELABORAR O CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO, INTEGRANDO DATAS COMEMORATIVAS, CULTURAIS, ESPORTIVAS, TURÍSTICAS E SOCIAIS;
XIV.PLANEJAR E COORDENAR A EXECUÇÃO DE EVENTOS PÚBLICOS, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE E O PODER PÚBLICO;
XV.ESTABELECER DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS ORGANIZADOS POR ÓRGÃOS MUNICIPAIS OU EM PARCERIA COM A INICIATIVA PRIVADA;
XVI.PLANEJAR E SUPERVISIONAR O CUMPRIMENTO DA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO, MEDIANTE A PUBLICIDADE DE ATOS OFICIAIS, PROGRAMAS, OBRAS, SERVIÇOS E CAMPANHAS DE DIVULGAÇÃO DO MUNICÍPIO; E
XVII.PROMOVER A GESTÃO DO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER.
ART. 43. O GABINETE DO PREFEITO (GAPRE) POSSUI A SEGUINTE ESTRUTURA:
I.CHEFIA DE GABINETE DO PREFEITO.
II.COORDENADORIA-GERAL DE CERIMONIAL.
III.COORDENADORIA-GERAL DE DEFESA CIVIL:
A)COORDENADORIA DE MAPEAMENTO E ANÁLISE ÁREA DE RISCO; E
B)DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO DE DESASTRES.
IV.SECRETARIA-ADJUNTA DE EVENTOS:
A)SUPERVISÃO DE GESTÃO DE EVENTOS, EDITAIS E CONVÊNIOS;
B)COORDENADORIA DE EVENTOS E PROMOÇÕES;
C)COORDENADORIA DE LOGÍSTICA E GESTÃO DE EVENTOS;
D)DEPARTAMENTO DE FEIRAS E CONGRESSOS; E
E)COORDENADORIA DE GESTÃO DE PROCESSOS E AUTORIZAÇÕES.
V.SECRETARIA-ADJUNTA DE SUBCHEFIA DO GABINETE DO PREFEITO:
A)SUPERVISÃO DE FISCALIZAÇÃO;
B)SUPERVISÃO ADMINISTRATIVA;
C)SUPERVISÃO DE MANUTENÇÃO DO PRÉDIO-SEDE DA PREFEITURA;
D)SUPERVISÃO DE RECEPÇÃO E ZELADORIA DO PRÉDIO-SEDE DA PREFEITURA;
E)SUPERVISÃO DE ASSESSORIA DO GABINETE; E
F)COORDENADORIA DE PROJETOS E PESQUISA DO GABINETE.
VI.SECRETARIA-ADJUNTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA MULHER:
A)SUPERINTENDÊNCIA DOS DIREITOS DA MULHER;
B)SUPERVISÃO OPERACIONAL;
C)COORDENADORIA DO CEAM - 1º DISTRITO;
D)DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER;
E)DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DE DIREITOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL;
D) DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO; E
F)COORDENADORIA DE ATENDIMENTO E ORIENTAÇÃO.
VII.COORDENADORIA-GERAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA MULHER EM TAMOIOS:
A)COORDENADORIA DO CEAM - 2º DISTRITO;
B)COORDENADORIA DE ATENDIMENTO E ORIENTAÇÃO;
C)DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM TAMOIOS; E
D)DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DE DIREITOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM TAMOIOS.
CAPÍTULO II
DA GOVERNADORIA MUNICIPAL
ART. 44. A GOVERNADORIA MUNICIPAL É COMPOSTA PELO CONJUNTO DE ÓRGÃOS DE PRIMEIRO NÍVEL HIERÁRQUICO E DE DIREÇÃO GERAL DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA, RESPONSÁVEIS PELO ASSESSORAMENTO SUPERIOR DIRETO E IMEDIATO AO PREFEITO, CONFORME AS ATRIBUIÇÕES PREVISTAS NESTA LEI E EM NORMAS ESPECÍFICAS DOS RESPECTIVOS REGIMENTOS INTERNOS, SENDO COMPOSTA PELOS SEGUINTES ÓRGÃOS:
I.CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO;
II.PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO;
III.SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO;
IV.SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA;
V.SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO; E
VI.SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E INOVAÇÃO.
SEÇÃO I
DA CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO
ART. 45. A CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO, CUJA SIGLA PARA FINS DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS É CGM, É O ÓRGÃO CENTRAL DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO, CHEFIADO PELO CONTROLADOR-GERAL DO MUNICÍPIO, QUE POSSUI, DENTRO DE SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA, AUTONOMIA E PRECEDÊNCIA SOBRE OS DEMAIS SETORES ADMINISTRATIVOS CABENDO-LHE, DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES REGULAMENTARES:
I.REALIZAR AS ATIVIDADES E ROTINAS DE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO PREVISTOS NA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL;
II.AVALIAR O CUMPRIMENTO DAS METAS PREVISTAS NO PLANO PLURIANUAL, A EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS DE GOVERNO E DOS ORÇAMENTOS RESPECTIVOS;
III.COMPROVAR A LEGALIDADE E AVALIAR OS RESULTADOS, QUANTO À EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E ECONOMICIDADE, DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, BEM COMO A APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS POR ENTIDADES DE DIREITO PRIVADO;
IV.EXERCER O CONTROLE DAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO, AVAIS E GARANTIAS, BEM COMO DOS DIREITOS E HAVERES DO MUNICÍPIO;
V.EXERCER, NO APOIO AO CONTROLE EXTERNO, DENTRE OUTRAS, AS SEGUINTES ATIVIDADES:
A)REALIZAR AUDITORIAS NAS CONTAS DOS RESPONSÁVEIS SOB SEU CONTROLE, EMITINDO RELATÓRIO E CERTIFICADO DE AUDITORIA; E
B)INSTAURAR TOMADA DE CONTAS;
VI.FISCALIZAR A OBSERVÂNCIA DAS LEIS, INSTRUÇÕES, REGULAMENTOS, RESOLUÇÕES E PORTARIAS, CUMPRINDO AS NORMAS DE AUDITORIA EXTERNA, OBSERVADAS AS ORIENTAÇÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO;
VII.PROCEDER A APURAÇÕES DE DENÚNCIAS RELATIVAS A IRREGULARIDADES OU ILEGALIDADES PRATICADAS, DANDO CIÊNCIA AO PREFEITO, À PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO, AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AO INTERESSADO, SOB PENA DE RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA;
VIII.EXAMINAR E CERTIFICAR A LEGALIDADE E VERACIDADE DOS ATOS RESULTANTES DAS ARRECADAÇÕES E REALIZAÇÕES DAS DESPESAS, VERIFICANDO A FIDELIDADE FUNCIONAL DOS AGENTES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E RESPONSÁVEIS POR BENS E VALORES PÚBLICOS;
IX.ATUAR COM INGERÊNCIA SOBRE OS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, EXERCENDO O ACOMPANHAMENTO, O CONTROLE E A FISCALIZAÇÃO, NO ÂMBITO DE SUA COMPETÊNCIA;
X.SUPERVISIONAR A GESTÃO DE FUNDOS, PROGRAMAS OU CONVÊNIOS;
XI.FISCALIZAR E REALIZAR A TOMADA DE CONTAS DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENCARREGADOS DE RECURSOS FINANCEIROS E VALORES;
XII.EXAMINAR AS FASES DE EXECUÇÃO DA DESPESA, INCLUSIVE VERIFICANDO A REGULARIDADE DAS LICITAÇÕES E CONTRATOS, SOB OS ASPECTOS DA LEGALIDADE, LEGITIMIDADE E ECONOMICIDADE;
XIII.ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DAS DESPESAS COM EDUCAÇÃO E SAÚDE, A FIM DE GARANTIR O ALCANCE AOS ÍNDICES MÍNIMOS DE APLICAÇÃO ESTABELECIDOS NA LEGISLAÇÃO EM VIGOR;
IX.ACOMPANHAR OS LIMITES, BEM COMO O RETORNO A ESTE EM CASOS DE EXTRAPOLAÇÃO, DAS DÍVIDAS CONSOLIDADA E MOBILIÁRIA;
X.ZELAR PELO EQUILÍBRIO FINANCEIRO DO ERÁRIO MUNICIPAL, POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS E PROPOSIÇÃO DE MEDIDAS COM VISTAS À RACIONALIZAÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS;
XI.ELABORAR NORMAS, ROTINAS E PROCEDIMENTOS VISANDO O APRIMORAMENTO DO CONTROLE INTERNO; E
XII.ATUAR NA ORIENTAÇÃO PREVENTIVA, CAPACITAÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS GESTORES E SERVIDORES MUNICIPAIS, OBJETIVANDO O MELHOR CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO, DAS NORMAS EM VIGOR E A OBSERVÂNCIA AOS PRINCÍPIOS DO CONTROLE INTERNO.
ART. 46. A CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO (CGM) POSSUI A SEGUINTE ESTRUTURA:
I.GABINETE DO CONTROLADOR-GERAL.
II.GABINETE SUBCONTROLADOR-GERAL.
III.COORDENADORIA-GERAL DE CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO:
A)SUPERINTENDÊNCIA DE CONTABILIDADE;
B)SUPERVISÃO DE CONTAS PÚBLICAS;
C)COORDENADORIA DE CONTAS E GESTÃO;
D)SUPERVISÃO DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS CONTÁBEIS;
E)SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE INTERNO;
F)SUPERVISÃO DE AUDITORIA E COMPLIANCE;
G)SUPERVISÃO DE AUDITORIA CONTÁBIL;
H)SUPERVISÃO DE AUDITORIA CONTAS;
I)SUPERVISÃO DE AUDITORIA DE PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS;
J)SUPERVISÃO DE AUDITORIA OPERACIONAL;
K)SUPERVISÃO DE AUDITORIA FINANCEIRA;
L)SUPERVISÃO DE AUDITORIA FISCAL;
M)SUPERVISÃO DE NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E CONSULTORIA EM CONTROLE; E
N)SUPERVISÃO DE MONITORAMENTO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS, DE CONTRATOS E CONVÊNIOS.
IV.COORDENADORIA-GERAL DE OUVIDORA-GERAL DO MUNICÍPIO OGM:
A)SUPERVISÃO DE PROMOÇÃO DA ÉTICA E INTEGRIDADE;
B)COORDENADORIA DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO;
C)SUPERVISÃO DE CORREGEDORIA;
D)COORDENADORIA DE TRANSPARÊNCIA E COMBATE À CORRUPÇÃO;
E)SUPERVISÃO DE OUVIDORIA DA SAÚDE; E
F)SUPERVISÃO DE OUVIDORIA RESIDUAL.
SEÇÃO II
DA PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO
ART. 47. A PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO, CUJA SIGLA PARA FINS DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS É PROGEM, É O ÓRGÃO QUE TEM POR FINALIDADE A REPRESENTAÇÃO DO MUNICÍPIO EM JUÍZO OU EXTRAJUDICIALMENTE, A CONSULTORIA E ASSESSORAMENTO JURÍDICO ÀS UNIDADES ADMINISTRATIVAS, CHEFIADA PELO PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO, QUE POSSUI O MESMO NÍVEL HIERÁRQUICO E FUNCIONAL, ISONOMIA DE VENCIMENTO E IGUAIS DIREITOS, DEVERES E RESPONSABILIDADES ADMINISTRATIVAS DE SECRETÁRIO MUNICIPAL, CABENDO-LHE, DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES REGULAMENTARES:
I.ASSISTIR DIRETA E IMEDIATAMENTE O PREFEITO NO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES;
II.ELABORAR E EXPEDIR A CORRESPONDÊNCIA OFICIAL DO PREFEITO;
III.REPRESENTAR O MUNICÍPIO NAS QUESTÕES DE ORDEM JURÍDICA E ADMINISTRATIVA, RECLAMADAS PELO INTERESSE PÚBLICO E PELA APLICAÇÃO DAS LEIS VIGENTES;
IV.PROMOVER A REPRESENTAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL DO MUNICÍPIO EM QUALQUER FORO OU JUÍZO E A REPRESENTAÇÃO DO MUNICÍPIO PERANTE O CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO;
V.REPRESENTAR O MUNICÍPIO PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OUTROS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DE QUAISQUER DAS ESFERAS DE GOVERNO;
VI.INTERPRETAR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, AS LEIS E DEMAIS ATOS NORMATIVOS, VISANDO UNIFORMIZAR A ORIENTAÇÃO A SER SEGUIDA PELOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;
VII.CONTROLAR A APRESENTAÇÃO DOS PRECATÓRIOS JUDICIAIS, NA FORMA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL;
VIII.PROPOR AO PREFEITO A AVOCAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO DE QUEM TENHA LEGITIMIDADE PARA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI OU ATO NORMATIVO FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL;
IX.ASSISTIR NOS ATOS DE DESAPROPRIAÇÃO IMOBILIÁRIA E PROPOSIÇÃO DE MEDIDAS DE CARÁTER JURÍDICO QUE VISEM O CONTROLE DAS ATIVIDADES RELACIONADAS COM AS DESAPROPRIAÇÕES PRATICADAS PELO MUNICÍPIO;
X.ORIENTAR AOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, VISANDO ASSEGURAR O CUMPRIMENTO DE DECISÕES JUDICIAIS;
XI.ELABORAR MINUTAS E A APRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES A SEREM PRESTADAS PELO PREFEITO, PELOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E OUTRAS AUTORIDADES APONTADAS COMO COATORAS, RELATIVAS ÀS MEDIDAS IMPUGNADAS DE ATOS OU OMISSÕES ADMINISTRATIVAS;
XII.AUXILIAR NA VERIFICAÇÃO PRÉVIA DA CONSTITUCIONALIDADE E LEGALIDADE DOS ATOS DE GOVERNO;
XIII.ELABORAR PROJETOS DE LEI DE INICIATIVA DO PODER EXECUTIVO, RAZÕES DE VETO E ATOS NORMATIVOS E ORDINATÓRIOS, POR DETERMINAÇÃO DO PREFEITO;
IX.ELABORAR INSTRUMENTOS DE CONTRATOS, CONVÊNIOS, AJUSTES, ACORDOS E TERMOS SIMILARES PARA SEREM FIRMADOS EM NOME DO MUNICÍPIO;
X.EMITIR PARECERES, DO PONTO DE VISTA JURÍDICO, EM PROCESSOS QUE LHE FOREM SUBMETIDOS;
XI.EXAMINAR, EMITIR PARECERES E ADAPTAR ÀS NORMAS JURÍDICAS E À TÉCNICA LEGISLATIVA OS ANTEPROJETOS DE LEI, AS MINUTAS DE DECRETOS E OUTROS ATOS ELABORADOS PELOS DEMAIS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;
XII.ORGANIZAR E MANTER ARQUIVO DE LEIS, ATOS NORMATIVOS E ORDINATÓRIOS, CONVÊNIOS, ACORDOS, EDITAIS, TERMOS E DOCUMENTOS SIMILARES;
XIII.PROVIDENCIAR SANÇÃO, PROMULGAÇÃO OU VETO DE PROJETOS DE LEI APROVADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL;
XIV.ORGANIZAR E MANTER ACERVO BIBLIOGRÁFICO DE OBRAS DOUTRINÁRIAS E JURISPRUDENCIAIS DE INTERESSE DO MUNICÍPIO;
XV.PROMOVER A RECUPERAÇÃO DOS CRÉDITOS DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL, TRIBUTÁRIOS OU NÃO, INSCRITOS OU NÃO NA DÍVIDA ATIVA, NA FORMA DO DISPOSTO NO CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO MUNICÍPIO;
XVI.APURAR A LIQUIDEZ E CERTEZA DA DÍVIDA ATIVA DO MUNICÍPIO, TRIBUTÁRIA OU DE QUALQUER OUTRA NATUREZA, INSCREVENDO-A PARA FINS DE COBRANÇA, AMIGÁVEL OU JUDICIAL;
XVII.REPRESENTAR O MUNICÍPIO, NA EXECUÇÃO DE SUA DÍVIDA ATIVA DE CARÁTER TRIBUTÁRIO;
XVIII.REPRESENTAR O MUNICÍPIO NAS CAUSAS DE NATUREZA FISCAL, ASSIM ENTENDIDAS AS RELATIVAS A TRIBUTOS DE COMPETÊNCIA MUNICIPAL, INCLUSIVE INFRAÇÕES À LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA, DECISÕES DO ÓRGÃO DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO FISCAL, BENEFÍCIOS E ISENÇÕES FISCAIS, E INCIDENTES PROCESSUAIS SUSCITADOS EM AÇÕES DE NATUREZA FISCAL;
XIX.REPRESENTAR E DEFENDER OS INTERESSES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL JUNTO AO CONSELHO DE CONTRIBUINTES, NOS ASSUNTOS DE SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA.
ART. 48. A PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO (PROGEM) POSSUI A SEGUINTE ESTRUTURA:
I.GABINETE DO PROCURADOR-GERAL.
A)SUPERINTENDÊNCIA DO GABINETE DA PROCURADORIA-GERAL.
II.PROCURADORIA-GERAL:
A)SUBPROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO:
1.SUPERVISÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO.
B)SUBPROCURADORIA DE LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS.
C)SUBPROCURADORIA FAZENDÁRIA.
D)SUBPROCURADORIA DE CONTENCIOSO.
E)SUBPROCURADORIA RESIDUAL E LEGISLATIVA:
1.SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA;
2.SUPERVISÃO DE INFORMÁTICA; E
3.COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS.
F)COORDENADORIA-GERAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR:
1.SUPERINTENDÊNCIA JURÍDICA E DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR;
2.DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO; E
3.DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR.
SEÇÃO III
DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
ART. 49. À SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, CUJA SIGLA PARA FINS DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS É SECAD, COMPETE, DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES REGULAMENTARES:
I.PROGRAMAR, EXECUTAR E CONTROLAR AS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS EM GERAL, EMITINDO OS NORMATIVOS NECESSÁRIOS PARA GARANTIR O PLENO CUMPRIMENTO DE SUAS ATRIBUIÇÕES;
II.ELABORAR E IMPLEMENTAR O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL, ALINHADO ÀS ESTRATÉGIAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO;
III.SUPERVISIONAR O PROCESSAMENTO DA FOLHA DE PAGAMENTO NO MUNICÍPIO, DEFININDO CRITÉRIOS E PADRÕES DE METODOLOGIA DE CÁLCULO, PAGAMENTO DE VERBAS E LANÇAMENTO DE DESCONTOS;
IV.IMPLEMENTAR SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, VISANDO CAPACITAÇÃO E PROGRESSÃO FUNCIONAL;
V.AUXILIAR NO CONTROLE DA DESPESA DE PESSOAL NO ÂMBITO MUNICIPAL, ALINHADO ÀS ESTRATÉGIAS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, COM INDICATIVOS E SUGESTÕES PERIÓDICAS AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO;
VI.IMPLEMENTAR A POLÍTICA UNIFICADA DE PESSOAL, VISANDO AO ATENDIMENTO CENTRALIZADO DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS E DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE, NO QUE COUBER;
VII.INCENTIVAR O USO DE TECNOLOGIA, VISANDO RACIONALIZAÇÃO DOS CUSTOS E OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS INTERNOS DE PESSOAL;
VIII.ELABORAR E PROCESSAR A FOLHA DE PAGAMENTO, EXCETO:
A)DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE;
B)DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO;
C)DOS SERVIDORES REMUNERADOS COM RECURSOS ORIUNDOS DE FUNDOS ESPECIAIS; E
D)DAS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA.
VIII.MANTER O CONTROLE FUNCIONAL ATRAVÉS DO REGISTRO DA MOVIMENTAÇÃO DO PESSOAL E DE CONTROLE DE PONTO;
IX.PROGRAMAR E DESENVOLVER METODOLOGIAS PARA O APRIMORAMENTO DAS INFORMAÇÕES SOBRE OS CUSTOS, VISANDO DAR SUPORTE AO PROCESSO DECISÓRIO;
X.PROPOR DIRETRIZES QUE VISEM À RACIONALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E À REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS;
XI.GERENCIAR O SISTEMA DE REGISTRO, CONTROLE DA MOVIMENTAÇÃO E DE ESTOQUE DE MATERIAIS PERMANENTES E DE CONSUMO, BEM COMO O LEVANTAMENTO, CONTROLE E GESTÃO DOS BENS MÓVEIS E IMÓVEIS DO PATRIMÔNIO MUNICIPAL;
XII.IMPLANTAR E COORDENAR O SISTEMA DE PROTOCOLO E ARQUIVO GERAL, MEDIANTE CONTROLE DE ABERTURA, TRAMITAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE PROCESSOS E POSTAGEM DE DOCUMENTOS;
XIII.PROGRAMAR E MANTER O SISTEMA DE CONTROLE DE SEGURANÇA DO TRABALHO E DOS PARÂMETROS NORMATIVOS E ORIENTATIVOS DA ATIVIDADE MÉDICO-PERICIAL NO ÂMBITO DO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO MUNICIPAL;
XIV.INSTAURAR PROCEDIMENTOS DE SINDICÂNCIA RELACIONADOS AOS SERVIDORES E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES;
XV.ESTRUTURAR E APOIAR, TÉCNICA E ADMINISTRATIVAMENTE, O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO E REMUNERAÇÃO DE PESSOAL, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA QUE O INSTITUIU;
XVI.SUPERVISIONAR E MONITORAR A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS PRESTADOS NAS LOCALIDADES ABRANGIDAS PELAS REGIÕES SETORIAIS, IDENTIFICANDO DEMANDAS, CARÊNCIAS E NECESSIDADES ESPECÍFICAS PARA GARANTIR A ADEQUADA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS;
XVII.REMETER AOS RESPECTIVOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS AS INFORMAÇÕES E DEMANDAS IDENTIFICADAS NAS REGIÕES SETORIAIS, PROPONDO SOLUÇÕES PARA AS PRINCIPAIS EXIGÊNCIAS E DESAFIOS OBSERVADOS EM CADA LOCALIDADE;
XVIII.ATUAR COMO ELO DE COMUNICAÇÃO ENTRE A ADMINISTRAÇÃO CENTRAL E AS LOCALIDADES SETORIAIS, GARANTINDO QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E DIRETRIZES MUNICIPAIS SEJAM EFETIVAMENTE IMPLEMENTADAS, ACOMPANHADAS E AJUSTADAS CONFORME A REALIDADE LOCAL.
ART. 50. A SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO (SECAD) POSSUI A SEGUINTE ESTRUTURA:
I.GABINETE DO SECRETÁRIO.
II.SECRETARIA-ADJUNTA DE ADMINISTRAÇÃO:
A)SUPERINTENDÊNCIA DE PROMOÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL;
B)SUPERVISÃO DE ARQUIVO GERAL E GESTÃO DE PROTOCOLOS;
C)COORDENADORIA DE PROCESSOS;
D)COORDENADORIA DE ARQUIVO;
E)COORDENADORIA DE PROTOCOLO;
F)DIVISÃO DE PROTOCOLO;
G)DIVISÃO DE ATENDIMENTO;
H)SUPERVISÃO DE SUPRIMENTO E CONTROLE DE CUSTOS;
I)SUPERVISÃO DE ATENDIMENTO AO TCE/RJ;
J)DEPARTAMENTO DE DIREITO DOS SERVIDORES;
K)SUPERVISÃO DE PROCESSOS DE SINDICÂNCIA;
L)COORDENADORIA DE SINDICÂNCIA;
M)SUPERVISÃO DE PROCESSOS DE INQUÉRITO;
N)COORDENADORIA DE PROCESSOS DE INQUÉRITO;
O)COORDENADORIA DE ESTÁGIOS; E
P)COORDENADORIA DE EDITAIS E PROCESSOS SELETIVOS.
III.COORDENADORIA-GERAL DE POLÍTICA DE PESSOAL:
A)SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS;
B)SUPERVISÃO DE TREINAMENTO E SEGURANÇA DO TRABALHO;
C)SUPERVISÃO DE RECURSOS HUMANOS;
D)COORDENADORIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL;
E)DEPARTAMENTO DE PESSOAL;
F)SUPERINTENDÊNCIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS;
G)SUPERVISÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO;
H)COORDENADORIA DE REGISTRO DE PESSOAL;
I)COORDENADORIA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA;
J)SUPERVISÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS;
K)SUPERVISÃO DE OBRIGAÇÕES ASSESSÓRIAS;
L)SUPERINTENDÊNCIA DE ALMOXARIFADO;
M)COORDENADORIA DO ALMOXARIFADO GERAL;
N)DEPARTAMENTO DE ALMOXARIFADO;
O)SUPERINTENDÊNCIA DE PATRIMÔNIO;
P)COORDENADORIA DE PATRIMÔNIO; E
Q)DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE PATRIMÔNIO.
IV.SECRETARIA-ADJUNTA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL SETORIAL:
A)SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL SETORIAL.
B)SUPERINTENDÊNCIA DE REGIÃO SETORIAL I:
1.SUPERVISÃO SETORIAL: FOGUETE E VILA DO SOL;
2.SUPERVISÃO SETORIAL: MANOEL CORRÊA E JARDIM NAUTILUS;
3.SUPERVISÃO SETORIAL: RECANTO DAS DUNAS E CÉLULA MATER; E
4.SUPERVISÃO SETORIAL: GUARANI.
C)SUPERINTENDÊNCIA DE REGIÃO SETORIAL II:
1.SUPERVISÃO SETORIAL: SÃO CRISTÓVÃO I;
2.SUPERVISÃO SETORIAL: SÃO CRISTÓVÃO II;
3.SUPERVISÃO SETORIAL: PARQUE BURLE;
4.SUPERVISÃO SETORIAL: JARDIM OLINDA;
5.SUPERVISÃO SETORIAL: PALMEIRAS, PRAIA DO SIQUEIRA (AMBOS LADOS);
6.SUPERVISÃO SETORIAL: JARDIM CAIÇARA;
7.SUPERVISÃO SETORIAL: JARDIM FLAMBOYANT E SÃO FRANCISCO; E
8.SUPERVISÃO SETORIAL: PORTINHO, NOVO PORTINHO E JARDIM EXCELSIOR.
D)SUPERINTENDÊNCIA DE REGIÃO SETORIAL IV:
1.SUPERVISÃO SETORIAL: CENTRO;
2.SUPERVISÃO SETORIAL: SÃO BENTO E MARLIN; E
3.SUPERVISÃO SETORIAL: PASSAGEM E CANTO DO FORTE.
E)SUPERINTENDÊNCIA DE REGIÃO SETORIAL V:
1.SUPERVISÃO SETORIAL: VILA NOVA, ALGODOAL;
2.SUPERVISÃO SETORIAL: BRAGA; E
3.SUPERVISÃO SETORIAL: PARQUE RIVIERA, ITAJURU.
F)SUPERINTENDÊNCIA DE REGIÃO SETORIAL VI:
1.SUPERVISÃO SETORIAL: TANGARÁ, ELDORADO 3 E EMAUS;
2.SUPERVISÃO SETORIAL: MINHA CASA MINHA VIDA;
3.SUPERVISÃO SETORIAL: COLINAS DO PERÓ E NOVA CABO FRIO;
4.SUPERVISÃO SETORIAL: CAMINHO DE BÚZIOS, RESERVA DO PERÓ; E
5.SUPERVISÃO SETORIAL: CHÁCARA DO GURIRI.
G)SUPERINTENDÊNCIA DE REGIÃO SETORIAL VII:
1.SUPERVISÃO SETORIAL: MORRO DO LIMÃO, JARDIM ESPERANÇA, VILA DO AR, VALÃO E ELDORADO 2.
H)SUPERINTENDÊNCIA DE REGIÃO SETORIAL VIII:
1.SUPERVISÃO SETORIAL: BOCA DO MATO E PORTO DO CARRO;
2.SUPERVISÃO SETORIAL: JARDIM PERÓ;
3.SUPERVISÃO SETORIAL: MONTE ALEGRE;
4.SUPERVISÃO SETORIAL: GAMBOA;
5.SUPERVISÃO SETORIAL: JACARÉ;
6.SUPERVISÃO SETORIAL: CAJUEIRO E PERÓ;
7.SUPERVISÃO SETORIAL: OGIVA E CAMINHO VERDE;
I)SUPERINTENDÊNCIA DE REGIÃO SETORIAL IX (2º DISTRITO);
1.SUPERVISÃO SETORIAL: MARIA JOAQUINA, FLORESTINHA;
2.SUPERVISÃO SETORIAL: UNAMAR I;
3.SUPERVISÃO SETORIAL: UNAMAR II;
4.SUPERVISÃO SETORIAL: RODOVIA AMARAL PEIXOTO I;
5.SUPERVISÃO SETORIAL: RODOVIA AMARAL PEIXOTO II;
6.SUPERVISÃO SETORIAL: SANTO ANTÔNIO, BOTAFOGO, SÃO JACINTO;
7.SUPERVISÃO SETORIAL: CENTRO HÍPICO, ESCORRE SANGUE; E
8.SUPERVISÃO SETORIAL: AQUÁRIOS.
J)SUPERINTENDÊNCIA SETORIAL DA PRAIA DO FORTE I.
K)SUPERINTENDÊNCIA SETORIAL DA PRAIA DO FORTE II.
L)SUPERINTENDÊNCIA SETORIAL DA PRAIA DO PERÓ.
M)SUPERINTENDÊNCIA SETORIAL DO PONTAL DO SANTO ANTÔNIO.
SEÇÃO IV
DA SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA
ART.51.ÀSECRETARIAMUNICIPALDEFAZENDA,CUJASIGLAPARAFINSDAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS É SECFA, COMPETE, DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES REGULAMENTARES:
I.FORMULAR, COORDENAR, ADMINISTRAR E EXECUTAR A POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA E FISCAL DO MUNICÍPIO;
II.PROMOVER A ARRECADAÇÃO, O LANÇAMENTO E A FISCALIZAÇÃO DOS TRIBUTOS E RECEITAS MUNICIPAIS;
III.ORGANIZAR E MANTER O CADASTRO ECONÔMICO DO MUNICÍPIO E ORIENTAR OS CONTRIBUINTES QUANTO À SUA ATUALIZAÇÃO;
IV.ORGANIZAR E MANTER O CADASTRO IMOBILIÁRIO;
V.PROMOVER ESTUDOS E FIXAR CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DE INCENTIVOS FISCAIS E FINANCEIROS, TENDO EM VISTA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO MUNICÍPIO, EM ARTICULAÇÃO COM OS DEMAIS ÓRGÃOS MUNICIPAIS;
VI.PROMOVER A EDUCAÇÃO FISCAL DA POPULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INTEGRADORA DE TODAS AS AÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA, VISANDO À REALIZAÇÃO DA RECEITA NECESSÁRIA AOS OBJETIVOS DO MUNICÍPIO;
VII.ASSESSORAR OS ÓRGÃOS MUNICIPAIS EM ASSUNTOS DE FINANÇAS;
VIII.PROMOVER O REGISTRO E CONTROLE CONTÁBEIS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL E O REGISTRO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA;
IX.CONTROLAR E EXECUTAR O ORÇAMENTO EM TODAS AS SUAS FASES, PROMOVENDO O EMPENHO PRÉVIO DAS DESPESAS;
X.PROMOVER O PLANEJAMENTO ECONÔMICO E A ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL, DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA, EM CONJUNTO COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E DEMAIS ÓRGÃOS COMPETENTES;
XI.ESTRUTURAR E APOIAR, TÉCNICA E ADMINISTRATIVAMENTE, O CONSELHO DE CONTRIBUINTES, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA QUE O INSTITUIU; E
XII.PROMOVER A GESTÃO DO FUNDO ESPECIAL DA DÍVIDA ATIVA E DO FUNDO MUNICIPAL DE LIQUIDAÇÃO DE RESTOS A PAGAR, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA QUE O INSTITUIU.
ART. 52. A SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA (SECFA) POSSUI A SEGUINTE ESTRUTURA:
I.GABINETE DO SECRETÁRIO.
II.SECRETARIA ADJUNTA DE ASSUNTOS FAZENDÁRIOS:
A)SUPERINTENDÊNCIA DE TECNOLOGIA;
B)SUPERVISÃO DE TI;
C)COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO;
D)COORDENADORIA DE SISTEMAS E BANCO DE DADOS;
E)SUPERVISÃO ADMINISTRATIVA;
F)SUPERVISÃO DE PATRIMÔNIO;
G)DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO;
H)DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS GERAIS;
I)COORDENADORIA DE PROTOCOLO;
J)COORDENADORIA DE ARQUIVO; E
K)DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO.
II.SECRETARIA ADJUNTA DE FAZENDA EM TAMOIOS:
A)COORDENADORIA FAZENDÁRIA EM TAMOIOS;
B)COORDENADORIA DE TRIBUTOS EM TAMOIOS; E
C)CHEFE DE SERVIÇO ADMINISTRATIVO EM TAMOIOS.
III.SECRETARIA ADJUNTA DE RECEITA:
A)SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE DE IPTU;
B)SUPERVISÃO DE CADASTRO MUTIFINALITÁRIO;
C)SUPERVISÃO DE CONTROLE DO ITBI;
D)COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA;
E)SUPERVISÃO DE FISCALIZAÇÃO;
F)COORDENADORIA DE FISCALIZAÇÃO;
G)DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO;
H)COORDENADORIA DE CONTROLE DE ISSQN;
I)DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ISSQN;
J)COORDENADORIA DE TAXAS;
K)SUPERINTENDÊNCIA DE DÍVIDA ATIVA;
L)COORDENADORIA DA DÍVIDA ATIVA;
M)DEPARTAMENTO DE PROTESTO; E
N)DEPARTAMENTO DE AJUIZAMENTO.
IV.COORDENADORIA-GERAL DE GESTÃO FISCAL:
A)SUPERINTENDÊNCIA ECONÔMICA E FINANCEIRA;
B)SUPERVISÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA;
C)DEPARTAMENTO DE ANÁLISE ECONÔMICA;
D)DEPARTAMENTO DE ANÁLISE FINANCEIRA;
E)CONTABILIDADE-GERAL;
F)SUPERVISÃO DE ANÁLISE CONTÁBIL;
G)COORDENADOR ADMINISTRATIVO;
H)TESOUREIRO MUNICIPAL; E
I)COORDENADORIA DA CASA DO EMPREENDEDOR.
SEÇÃO V
DA SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO
ART. 53. À SECRETARIAMUNICIPALDE GOVERNO, CUJASIGLAPARAFINS DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS É SEGOV, COMPETE, DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES REGULAMENTARES:
I.ASSISTIR DIRETA E IMEDIATAMENTE AO PREFEITO NO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES, ESPECIALMENTE NA COORDENAÇÃO GERAL DAS AÇÕES DE GOVERNO;
II.PROMOVER O RELACIONAMENTO INTERGOVERNAMENTAL E A ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL ENTRE O EXECUTIVO MUNICIPAL E O PODER LEGISLATIVO, AS ESFERAS ESTADUAL E FEDERAL DE GOVERNO, MUNICÍPIOS, ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL, E COLEGIADOS INSTITUÍDOS POR LEI;
III.MANTER AS INFORMAÇÕES E BANCOS DE DADOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS TÉCNICOS E ANÁLISES, A FIM DE EMBASAR O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS DE GOVERNO;
IV.COORDENAR A GESTÃO E INTEGRAR A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA COM AS SUBPREFEITURAS, VISANDO ASSEGURAR O ATENDIMENTO REGIONALIZADO E EFICIENTE ÀS DEMANDAS DOS CIDADÃOS;
V.RECEBER E TRAMITAR REQUERIMENTOS, AUTÓGRAFOS DE LEI, PEDIDOS DE INFORMAÇÃO E INDICAÇÕES ENCAMINHADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL, CONTROLANDO OS RESPECTIVOS PRAZOS, QUANDO FOR O CASO;
VI.ENVIAR À CÂMARA MUNICIPAL OS PROJETOS DE LEI, E NO SEU RETORNO ENCAMINHAR AO PREFEITO PARA SANÇÃO;
VII.ACOMPANHAR, PERANTE O LEGISLATIVO, O ANDAMENTO DOS PROJETOS DE LEI DE INICIATIVA DO EXECUTIVO;
VIII.ASSEGURAR A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E DE PESSOAL NECESSÁRIA PARA O ADEQUADO DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELA JUNTA DE SERVIÇO MILITAR;
IX.REALIZAR OS PROCESSOS LICITATÓRIOS, DISPENSAS OU DECLARAÇÕES DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO;
X.REDIGIR AS MINUTAS DE CONTRATOS E OS RESPECTIVOS TERMOS ADITIVOS;
XI.REGISTRAR OS PROCESSOS LICITATÓRIOS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS JUNTO AOS ÓRGÃOS DE CONTROLE; E
XII.CADASTRAR OS FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS.
ART. 54. A SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO (SEGOV) POSSUI A SEGUINTE ESTRUTURA:
I.GABINETE DO SECRETÁRIO.
II.COORDENADORIA-GERAL DE GOVERNO.
III.SUBPREFEITURA DE MARIA JOAQUINA:
A)COORDENADORIA ADMINISTRATIVA; E
B)DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO.
IV.SUBPREFEITURA DE TAMOIOS:
A)COORDENADORIA ADMINISTRATIVA; E
B)DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO.
V.SUBPREFEITURA DO PERÓ:
A)COORDENADORIA ADMINISTRATIVA; E
B)DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO.
VI.SUBPREFEITURA DO JARDIM ESPERANÇA:
A)COORDENADORIA ADMINISTRATIVA; E
B)DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO.
VII.SECRETARIA-ADJUNTA DE COMPRAS E LICITAÇÃO:
A)SUPERINTENDÊNCIA DE COMPRAS E CONTROLE DE CONTRATOS;
B)SUPERVISÃO DE COMPRAS;
C)COORDENADORIA DE COMPRAS;
D)SUPERVISÃO DE CONTRATOS;
F)COORDENADORIA DE CONTRATOS;
G)SUPERINTENDÊNCIA DE LICITAÇÃO;
H)SUPERVISÃO DE LICITAÇÕES;
I)COORDENADORIA DE LICITAÇÕES;
J)SUPERVISÃO DE EDITAIS;
K)COORDENADORIA DE EDITAIS;
L)SUPERVISÃO DE PLANEJAMENTO;
M)DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; E
N)SUPERVISÃO DA ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA.
SEÇÃO VI
DA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E INOVAÇÃO
ART. 55. À SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E INOVAÇÃO, CUJA SIGLA PARA FINS DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS É SGI, COMPETE, DENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES REGULAMENTARES:
I.FORMULAR E IMPLEMENTAR POLÍTICAS E DIRETRIZES VOLTADAS AO APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL, PROMOVENDO INOVAÇÃO, EFICIÊNCIA E MODERNIZAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS;
II.COORDENAR E APOIAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO, GARANTINDO A INTEGRAÇÃO ENTRE AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS E AS PRIORIDADES DEFINIDAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;
III.PROMOVER A GESTÃO POR RESULTADOS, UTILIZANDO FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO, INDICADORES DE DESEMPENHO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS;
IV.FOMENTAR A INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, INCENTIVANDO O USO DE TECNOLOGIAS, METODOLOGIAS ÁGEIS E PRÁTICAS MODERNAS DE GESTÃO;
PROMOVER A GESTÃO DO CONHECIMENTO, A COOPERAÇÃO, A UTILIZAÇÃO DE EVIDÊNCIAS E A INOVAÇÃO EM